Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ajuda pro meu herbario!

marcioportilho08/04/2005 15:20
ajuda pro meu herbario!
saudações a dodos!....

gostaria, se possível, que alguém me ajudasse a classificar duas espécies frutiferas, quanto a família, classe, ordem, e cotiledone.
trata-se da Punica granatum L. (romã) e da Psidium guajava L. (goiaba)
sendo que já encontrei os seguintes dados:

romã:
Família: Punicaceae
Genero: Punica
Classe Magnoliopsida
Ordem Myrtales

goiaba:
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae

mas não consegui encontrar o cotilédone, se é di ou mono, o genero da goiaba e tenho dúvias quanto aos dados da romã....
enfim ,
estou precisando da classe , ordem, e cotilédone,,,,
resolvi colocar esta minha dúvida no fórum pois já fui atenciosamente esclarecido pelos usuários do mesmo,,,,
agradeço desde já pela "simbiose" de informações...
bincaderinha...
muito obrigado.. ❓
doolombo08/04/2005 16:12
se eu entendi a sua dúvida, as 2 plantas sao dicotiledoneas.

do mais eu nao sei te falar...

abraços
Lando08/04/2005 21:52
Marcio,

Qual seu interesse, especificamente, em saber o cotilédone das sementes?

Fiquei curioso...

Não sei ao certo. Vou pesquisar pra você. Se eu não conseguir encontrar, plante umas sementes de cada e veja quando germinar... Você sabe identificar?

Numa mudinha, você presta atenção naquela parte carnosa que parece um par de "folhas modificadas" - servem para suprir as primeiras horas de vida da planta (tem o papel de reservar energia para a mudinha) - se aparecer esse par de cotilédones é dicotiledônea, lógico! Se não aparecer é monocotiledônea (aparece uma "folha modificada"; às vezes nem isso!).

Até mais,
marcioportilho09/04/2005 08:32
valeu Orlando mas o tempo de que disponho para identifica-las dentro das suas respectivas classificações pro meu HERBÁRIO é curto.
é um trabalho da minha facul (faço agronomia) já que não consegui nenhum livro disponível na biblioteca sobre morfologia resolvi pedir ajuda ao forum , mas valeu pela ajuda....
Fábio09/04/2005 11:20
Em livros de biologia de segundo grau você consegue encontrar algumas características que diferenciam as monocotiledôneas das dicotiledôneas. Por exemplo, as monocotiledôneas possuem folhas paralelinérveas e as dicotiledôneas folhas peninérveas.
Pelo que me lembro da folha da goiabeira, as folhas não são paralelinérveas. Então, acredito que se trata de uma dicotiledônea.
Já a romã não saberia informar.
Espero ter ajudado.

Abraço!

Fábio
doolombo09/04/2005 13:48
marcio, posso te ajudar, também faço agronomia, se quiser mande um email para fcolombo@esalq.usp.br

vc está no primeiro ano?

abraços
Mizuno10/04/2005 01:32
Márcio
A Ordem Magnoliopsida é o nome moderno das dicotiledôneas.
Assim como as monocot. são conhecidas botânicamente como Liliopsida.
Quanto às outras categorias taxonômicas, existem várias maneiras de classificar, dependendo do autor.
Me parece que o que vc postou se refere à classificação segundo Cronquist.