Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DO JAPÃO

12
Mário A G Leal21/06/2007 14:42
DO JAPÃO
Recebi o e-mail e fotos do Ricardo que está morando no Japão

Olá Sr. Mario, meu nome é Ricardo e atualmente moro no Japão, estou retornando ao Brasil em meados de julho de 2008. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo exelente site que o senhor vem mantendo para a alegria das pessoas que cultivam o bonsai aí no Brasil, e que com certeza é de grande ajuda para todos .

Eu sou um apreciador de bonsai e por felicidade minha tive o previlégio e a felicidade de conhecer um grande mestre da arte do bonsai aqui no Japão, do qual tive o convite para poder aprender um pouco dessa arte maravilhosa na qual ainda estou começando e, que eu desejo aprender mais e mais a cada dia, através de trocas de experiências com pessoas como o senhor.
O nome do meu mestre aqui no Japão é Fujimura, ele tem 81 anos e trabalha junto com a sua esposa que tem 79 anos, provávelmente seja o unico casal aqui no Japão que trabalha junto nessa arte maravilhosa ainda mais com a idade deles. O mestre Fujimura é um artista não somente com o bonsai mas em desenhos feitos com cinzas e ensina kanji tambem, ele é muito conhecido aqui no estado onde eu moro e está entre os maiores mestres aqui do Japão, tendo como clientes muitos compradores da europa que vem da Itália, Inglaterra, Holanda , Alemanha e alguns paises visinhos aqui da Ásia.

Gostaria Sr. Mario de conhecê-lo quando eu retornar ao Brasil para continuar meu aprendizado nessa arte maravilhosa, por isso estou mandando anexo e esse email algumas fotos para que o Sr possa ver alguns dos muitos exemplares que o mestre Fujimura possui e para que as pessoas que visitam o site do sr possam também apreciar os mesmos. O mestre Fujimura é uma pessoa muito boa e tem uma história de vida muito bonita da qual eu tive a oportunidade de conhecer, mas para se ter uma idéia da pessoa que ele é vou citar algumas curiosidades a respeito dele.

Ele teve o seu primeiro bonsai aos 7 anos de idade e foi paixão a primeira vista, para comprar esse primeiro exemplar ele teve que juntar dinheiro através de varios trabalhos que ele fazia como bico, durante um ano inteiro, devido o que sua pouca idade lhe permitia naquela epoca. E assim começou a sua historia com os bonsai, daí para frente foi uma vida inteira dedicada a essa arte. Mas o que mais me deixa chateado é que que ele não tem quem continue a cuidar desses exemplares quando ele não puder mais cuidar pois, por incrivel que pareça, aqui no Japão os jovens não se interessam nem um pouco com essa arte maravilhosa , é o que mais o preocupa atualmente, ele me fala que o estrangeiro tem mais amor a arte do Japão que o próprio Japones e isso futuramente vai se tornar uma situação muito complicada não somente quanto ao bonsai mas em relação a todas as artes aqui da Japão O mestre Fujimura foi um dos grandes responsaveis pela difusão do bonsai para o Ocidente através dos seus trabalhos e ensinamentos, foi a primeiro no estado de Aichi-kem a abrir um curso de bonsai, do qual ele teve até os tempos que ele manteve esses curso mais de 300 alunos que se formaram atravé dele e muitos atualmente tentam continuar esse trabalho.

Sr Mario fico por aqui e desejando que o sr. comtinue o seu maravilhoso trabalho para alegria de muito

Muito obrigado

EBREO21/06/2007 14:47
impacto visual
FANTASTICO!!!!!Att. Luciano.
Wilson Fracassi21/06/2007 14:50
Mario,

Obrigado por compartilhar essa jóia. Falar o que ? F A N T Á S T I C O.
murilo21/06/2007 14:56
Muito interessante. Dá vontade de passar um bom tempo no Japão... O Mestre Fujimura deve ser uma pessoa incrível.
EBREO21/06/2007 15:28
exemplo
Vendo de novo esta postagem, parece com o trabalho de um grande mestre nosso! Tradicional e compacto!!!! Genial!!!! Att. Luciano.
Mário A G Leal21/06/2007 15:30
Observem o local de trabalho. As ferramentas?!
Ele vem do tempo de simples
Angela Fernandes21/06/2007 15:33
Alô crianças!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Obrigada DOM MÁRIO por postar fotos tão interessantes....

Bom seria se o Ricardo fosse forista....faça o convite à ele, por favor

e
Alcides Junior21/06/2007 16:41
Simplismente F A N T Á S T I C O ❗ ❗ 😲 😄
ARQPATRIK21/06/2007 17:38
O QUE DIZER?

MARAVILHOSO!!!

PATRIK
bergson21/06/2007 17:39
Mário,

Simplesmente admirável.
😂 😂 😂
fabianoscosta21/06/2007 17:44
Impressionante, maravilhoso!

Luciano, vc notou alguma semelhança da 3a foto com alguma planta q vc tem?? 😉

Abraço
Fabiano
andre21/06/2007 18:10
alguem pegue meu queixo no chão por favor

😲 💡 😮
EBREO21/06/2007 19:03
plantas
Fabiano, Notaste a homogeinidade do trabalho?? Tem um Matsu , parecido com aquele, aqui no Brasil!!! Viu as semelhancas entre este mestre e o nosso mestre mor!!! Att. Luciano.
fabianoscosta21/06/2007 19:38
Sim, é realmente notável as características semelhantes de trabalho!
marçal lemos pereira21/06/2007 19:45
ola
Ricardo.

Nada como a simplicidade de quem sabe, incrível a sorte que teve voce Ricardo; de ter conhecido esta grande pessoa Sr. Fugimura.

E uma pena ouvir de voce que ele num tem a quem deixar seu legado, uma pena.

Obrigado por nos dar a chance de conhecer pessoas tão bonitas e com trabalhos admiráveis.

Obrigado mais uma vez.
fabianoscosta21/06/2007 20:00
Sr. Mário, será que o Ricardo não tem como participar do fórum??

Seria de grande valia os comentários dele...

Abraço
Fabiano
Kinashi22/06/2007 00:59
Olá Senhores Colegas, 😄

Muito bem-vindo este relato! Até que enfim…
Que este primeiro contato, junto a posteriores que, certamente, virão, seja o início de um novo caminho para iluminar o contexto da Arte neste país. Que os mais de 300 mil brasileiros, que encontram-se, atualmente, no Japão, deixem de lado parte do comodismo financeiro do arquipélago, e de cabeça erguida, retornem à sua terra natal, contribuindo para, da melhor maneira, desmistificar os tabus das informações viciosas do Bonsai verde-amarelo, beneficiando sem exceções, à todos aqueles que detiverem o devido interesse, sem receio de gastar esforços para a compreensão do verdadeiro caminho. Chegar-se-á o dia, em que qualquer um poderá ter livre acesso às informações provindas de sua origem-mãe, não se atendo à conveniência do conhecimento provindo dos “médicos de quintal” formados, deploravelmente, pela simples leitura de revistas e navegação pela internet, o qual, sem sombra de dúvidas, não se depreciam pelos mecanismos de origem de seu conhecimento, complementos indispensáveis para a aprimoração do conhecimento, mas sim, pela sôfrega necessidade de demonstração de capacitação excedente...
Para aqueles que desejarem manter erguida a, atual, bandeira do BRAsai (o bonsai com jeitinho brasileiro), que assim o façam com orgulho, mas todavia, que existam também, chances para aqueles que por opção, desejam erguer uma nova bandeira, o Bonsai tradicional, como é no Japão. Acredito ser este o significado de Democracia, onde quaisquer facções tenham seu devido espaço, e, primordialmente, convivam em harmonia.
Mantenho-me em prósperas espectativas, de que demais aficcionados pela Arte, em permanência, no Japão, motivem-se a explanar suas experiências in loco neste apreciativo canal de permuta de informações.

Abraços! 😄
Renan Campara Braido22/06/2007 08:34
Até desanima a gente hahehehehehahahaea 😄 😄

Brincadeira..... Mas que eles dão um SHOW, isso dão mesmo....
Charles22/06/2007 10:08
Oi pessoal...

Maravilhosa a experiência pela qual o Ricardo está passando. Estou certo de que, no seu retorno, ele estará conosco aqui no fórum!... 😉
Quanto ao Sr. Fujimura e esposa, que exemplos marcantes de amor e dedicação à arte bonsai!!!... As imagens do casal naquele espaço chegam a ser emocionantes, comoventes!
E Mário notou bem, a simplicidade do local de trabalho e ferramentas!... é a beleza do simples!!!
Esta simplicidade contrasta com a sofisticada parafernália e "piroctecnia" usada por algumas grandes competêncas do bonsai, inclusive do Japão, talvez até como "parte do show".... 🙄
Mesmo reconhecendo a praticidade da tecnologia e sofisticação da ferramentas hoje disponíveis, é de uma beleza bucólica ver imagens e exemplos com as do casal Fujimura!

Obrigado Ricardo, Mário, pelo texto e imagens ... obrigado casal Fujimura, pelo valioso exemplo!...

Abraço,
Charles
mziede22/06/2007 11:01
Pois as fezer queremos comprar aquela ferramenta tao cara ...e vemos ai nesse exemplo q com simplicidade e amor temos otimo resultados...
Parabens pela materia ...
Mário A G Leal22/06/2007 11:48
Gostaria de informar que, sempre peço aos meus amigos que dêem o máiomo de informações além de solicitar a presença neste Fórum. O convite foi feito mas, acredito que haja alguma dificuldade para o Ricardo estar participando a partir do Japão. Pedi inclusive mais informações e fotos sobre esta família fantástica. Estou aguardando!
Grande abraço.
JUSTO VERÍSSIMO22/06/2007 12:21
MARAVILHOSOS
PESSOAL!!!! QUE É ISSO TUDO!! COMO CABE TANTA BELEZA NUM LUGAR SÓ?
REALMENTE BEM IGUAL AO HIDAKA, SE ME MOSTRASSEM À PARTE PENSARIA SER DELE.!
GOSTO TAMBÉM DAS COPAS CHEINHAS, UMAS MINIATURAS PERFEITAS DA NATUREZA.
MAS É INCRIVEL O TRABALHO.
EU ME CANDIDATO A CUIDAR DE ALGUMAS SE ELE PERMITIR!!!!!
OBRIGADO MÁRIO E RICARDO.
IÊ BAISI22/06/2007 16:33
MARAVILHOSO
MARAVILHOSO...FANTASTICO
VOU FALAR PARA O LUCIANO AVISAR O FUJIMURA QUE O DIA QUE ELE NAO PUDER MAIS CUIDAR DOS BONSAI DELE EU CUIDO COM MAIOR PRAZER, E SO MANDAR..... BRICADERINHA
MAS O QUE DEU PARA PERCEBER E QUE AS FERRAMENTAS DELE SÃO BEM SIMPLES ,PELO MENOS ALGO EM COMUM ELE TEM COMIGO,MINHAS FEERAMENTAS SÃO TODAS IMPROVISADAS,JA ATE CATEI O ALICATINHO DE UNHA DA MILHA MULHER
ABRAÇOS EDUARDO DE MOCOCA
Antonio Castro22/06/2007 19:25
Olá a todos

Ricardo...muito obrigado pela excelente e generosa partilha 😉

Aproveite todos os momentos ao máximo, porque mesmo os que mais "subtis", serão importantes...até aqueles que nada terão a ver com Bonsai... saboreie o tempo e a convivência desse nobre casal de Anciões 😉
Acerca do seu espaço ( fotos) palavras para quê...seriam palavras e não estariam de modo algum à altura da sua (dele) realidade...

Quanto ao tema das ferramentas que os companheiros indagaram, mesmo que neste caso não sejam utilizadas pelo nobre Ancião, convem ter em linha de conta, que sendo elas de fabrico Japonês ( logo Nacional) como cá, existem em todos os graus de qualidade (das piores para melhores) e não estarão inflacionadas por intermediários, como acontece quando colocadas no mercado Internacional.

Eu tenho algumas tesouras adquiridas em lojas de Chineses, aqui mesmo ao lado da minha casa...que têm o formato das nossas de Bonsai, porque efectivamente esse é/será o seu formato da ferramenta para todos os fins...baratas e cortam tão bem ou melhor que as que comprei p/ Bonsai ( 10x mais caras ) da mesma origem...e de facto são estas, que eu uso com mais frequência....
Por isso será até natural ali podaram arvores com tesouras normais ( das de costura, etc. )...eu mesmo já o tenho feito com a tesoura que está mais à mão 😉...com os alicates pode acontecer o mesmo.
Afinal os alicates mais caros, são para fins especificos, não sendo portanto necessários para todo o ano.
O que me parece transparecer nas fotos, não será a ausência de ferramentas "topo de gama", mas sim uma enorme atmosfera de Humildade, proximo da linha do desapêgo e ensinamento...afinal o Homem e a árvore são mortais e mutáveis, apenas o sentido e a essência do Bonsai é Eterno....mas isso só o Caro Ricardo o pode testemunhar....

Voltando ao Ricardo....espero que continue a agraciar-nos com pormenores desse lindo refúgio, que ai encontrou...bem haja 😉

Cptos

Castro
Kinashi22/06/2007 21:41
Prezado Camarada Castro, 😄

"... afinal o Homem e a árvore são mortais e mutáveis, apenas o sentido e a essência do Bonsai é Eterno...."

Como sempre, plenamente, correto!
Muito agradável poder reler, novamente, tais contextos. De coração, que o futuro do Caminho seja agraciado, com uma maior atenção ao lado não material do Bonsai...

Abraços! 😄
12