Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Super NOvato - Yamadatori de Ficus

alissonzen21/06/2007 17:04
Super NOvato - Yamadatori de Ficus
Olá companheiros Bonsaístas!

Meu nome é Alisson Vitório, sou um iniciante, amigo do forista (também principiante) - Alle. Moro em Aracaju-SE, e sou louco para fazer alguns Bonsais e presenteá-los a amigos e parentes. Existem vários Ficus enormes ornamentando as calçadas da rua onde moro, como faço para conseguir algumas mudas deles? Não sei em que ponto retirar as mudas, pois a maioria das árvores são bastante desenvolvidas...

Se bem que há umas duas que estão em fase inicial... Gostaria de algumas sugestões.

PS.: Em breve pedirei auxílio para cuidar do meu primeiro Bonsai - uma Tuia Anã. Mandarei algumas fotos.

Abraços.

Alisson Vitório.
alissonzen21/06/2007 17:54
Ah! Outra coisa! Gostaria que meu Bonsai Ficus realmente ficasse com "cara" de Bonsai mesmo. Não quero criticar ninguém, mas para mim Bonsais devem ter folhas pequeninas e tamanho reduzido (30 a 40 centímetros no máximo para uma árvore já adulta). Como faço??
Ferreira21/06/2007 18:51
Bonsai de verdade
Caro Alisson

Seja bem vindo ao Fórum do Atelier.

Quanto a presentear com bonsai, é uma excelente opção quando o presenteado é também um entusiasta. Mas pode ser uma simples condenação da planta à morte, sendo ou não um bonsai já formado, se o presenteado não tiver gosto por plantas.

Para formar um ótimo bonsai, eu sugeriria que você vá até um viveiro e adquira um ficus com uma boa estrutura de tronco, preferencialmente com alguns galhos baixos. A partir dele você poderá trabalhar para obter um bonsai de boa qualidade. Todo o pessoal aqui do Fórum certamente lhe dará ótimas dicas para o cultivo e formação do bonsai.
alissonzen21/06/2007 22:03
Obrigado pelas boas-vindas Ferreira.