Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Super NOvato - Yamadatori de Ficus

alissonzen21/06/2007 17:04
Super NOvato - Yamadatori de Ficus
Olá companheiros Bonsaístas!

Meu nome é Alisson Vitório, sou um iniciante, amigo do forista (também principiante) - Alle. Moro em Aracaju-SE, e sou louco para fazer alguns Bonsais e presenteá-los a amigos e parentes. Existem vários Ficus enormes ornamentando as calçadas da rua onde moro, como faço para conseguir algumas mudas deles? Não sei em que ponto retirar as mudas, pois a maioria das árvores são bastante desenvolvidas...

Se bem que há umas duas que estão em fase inicial... Gostaria de algumas sugestões.

PS.: Em breve pedirei auxílio para cuidar do meu primeiro Bonsai - uma Tuia Anã. Mandarei algumas fotos.

Abraços.

Alisson Vitório.
alissonzen21/06/2007 17:54
Ah! Outra coisa! Gostaria que meu Bonsai Ficus realmente ficasse com "cara" de Bonsai mesmo. Não quero criticar ninguém, mas para mim Bonsais devem ter folhas pequeninas e tamanho reduzido (30 a 40 centímetros no máximo para uma árvore já adulta). Como faço??
Ferreira21/06/2007 18:51
Bonsai de verdade
Caro Alisson

Seja bem vindo ao Fórum do Atelier.

Quanto a presentear com bonsai, é uma excelente opção quando o presenteado é também um entusiasta. Mas pode ser uma simples condenação da planta à morte, sendo ou não um bonsai já formado, se o presenteado não tiver gosto por plantas.

Para formar um ótimo bonsai, eu sugeriria que você vá até um viveiro e adquira um ficus com uma boa estrutura de tronco, preferencialmente com alguns galhos baixos. A partir dele você poderá trabalhar para obter um bonsai de boa qualidade. Todo o pessoal aqui do Fórum certamente lhe dará ótimas dicas para o cultivo e formação do bonsai.
alissonzen21/06/2007 22:03
Obrigado pelas boas-vindas Ferreira.

Sei que a melhor alternativa para obter um bom Bonsai é adquirir uma muda num viveiro, mas desejo retirar uma muda para fazer um Bonsai de um Ficus adulto, não sei como devo proceder (acho que chamam o processo de Yamadatori, não sei ao certo).
Franz Lopes21/06/2007 22:09
Como vai Alissonzen.

Também adoro fícus... São arvores bem apropriadas para nós iniciantes...

A dica do Ferreira é fundamental, é o que tenho feito.
Procuro muda de ficus já bem crescidas em viveiros e sementeiras, transplanto e vou trabalhando.
Priorize os que possuírem troncos já bem desenvolvidos e raízes bem formadas (nebari), dê preferência aos que tiverem raízes aéreas... Isso dá um toque bem característico aos fícus, ajudando a dar aparência mais envelhecida.

Seja bem vindo ao fórum.

Precisando...

Abraços.
alissonzen21/06/2007 23:19
Obrigado Franz!

Pessoal, eu gostaria de sugestões para retirada de mudas de vários Ficus adultos que estão plantados em minha rua. São árvores enormes, quero criar meus pré-bonsais a partir deles. Não sei como devo proceder.
Alcides Junior22/06/2007 07:42
Alissonzen, vc pode obter mudas atravéz da alporquia, no site na parte O BONSAI tem muitas dicas importantissimas para iniciantes, inclusive o BE-A-DA DA ALPORQUIA. 😉
Fabiana Ribeiro Costa22/06/2007 08:25
Alissonzen, fazendo uma alporquia conforme o Jr te indicou, vc vai conseguir obter as mudas que deseja. 😄
Abaixo segue um link a respeito de alporquia
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4580&highlight=alporquia

Pelo que entendi do que vc disse, vc quer fazer bonsais com mais ou menos 30cm, entao acho interessante vc dar uma olhada na materia escorredor e mamadeira, para que depois de terminado o seu alporque, se a estrutura de troncos e galhos e raizes ainda nao for satisfatorio, vc pode colocar sua muda la (escorredor depois associar a mamadeira)
link: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

As primeiras respostas que vc recebeu, vc deve ter imaginado que nao foi muito bem o que vc perguntou, na verdade os amigos bonsaistas te indicaram comprar uma muda ja com um bom desenvolvimento porque para nós iniciantes é muito dificil conseguir um belo bonsai atraves de alporquia porque nao sabemos muito bem como guiar a planta 🙄 e acabamos fazendo algo que parece muito facil e que depois vai dando um pouco de dor de cabeça. Eu mesmo tenho um ficus a 2 anos que nao faço a menos idéia do que vou fazer com os galhos porque nao estao armonicos, tampouco com o tronco que nao alarga na parte de baixo de geito nenhum.. 😈 e isso nao teria acontecido se eu tivesse comprado uma muda ou ate mesmo um pré bonsai, mas ja que vc vai fazer o alporque escolha um galho que vá te dar um tronco mais ou menos formado e galhos que estejam mais ou menos direcionados pra vc nao ter dor de cabeça depois 😉

Abraço e seja bem vindo ao forum do atelier do bonsai, o pessoal aqui é 10! são pessoas maravilhosas.
alissonzen22/06/2007 17:46
Ae Fabiana e Jr! Muito obrigado pelos conselhos! É isso mesmo, quero pegar uns galhos e transforma-los em Bonsais pequenos (o que falei de 30 centímetros é como os desejo daqui a anos!).

De qualquer modo, lerei como fazer a alporquia.
darkaso22/06/2007 19:33
Alisson,

xará, a resposta da galera foi de que comprasse a muda por ser a alporquia algo mais complicado. Ela é considerada técnica avançada até em cursos de agronomia. só é ensinado após alguma base fisiológica para que se obtenha sucesso. Mas não é nada impossível, se fizer e não der certo da primeira, faça de novo e daqui a pouco você fica fera. De qualquer modo, veja muitas fotos de bonsai, leia sobre os estilos e depois faça uma alporquia, pois ela te dá a possibildade de encurtar o tempo de formação do bonsai, mas só se você souber identificar o estilo no galho.

T+
Franz Lopes22/06/2007 22:37
Alisso,

Para trabalhar com esses exemplares de ficus presentes próximos à sua residência, além da alporquia, pode também tentar a estaquia.
Para nós principiantes é um bom começo...
Fica como sugestão o site do mestre/amigo e forista Sergivaldo, onde está tudo bem explicado:

www.nativosdonordeste.com.br

Abraços.
nickyfury24/06/2007 11:16
bonsai
Alissonzen,

Contrariamente ao que pensa, não somente os bonsai pequenos são bonitos e preferidos. Em se tratando de ficus, podemos trabalhar e cultivar a espécie, formando ótimos bonsai em tamanhos e estilos os mais variados, inclusive cascata ou semi-cascata e com raízes sobre pedra/rocha. 😄

Um atrativo muito mais valorizado no ficus que as folhas pequenas, são suas raízes, particularmente as chamadas raízes adventicias ou aereas, que "brotam" nos galhos superiores, caindo até o solo do bonsai, onde acabam por fixar-se e fundir-se às raízes principais ou ao caule, compondo uma estrutura complexa e robusta, tornando o tatchiagari (parte do tronco entre o solo e o primeiro galho), ainda mais lindo. 😄

Há um site na net que mostra, com exemplos fotograficos, o trabalho necessário para formar esse tipo de estruturação. Aliás, no mesmo site irá encontrar, tambem, a formação de galhos e ramas, visando adequar, via enxerto, galhos completamente refinados, que irão, com seu crescimento e com o uso dessa técnica, reforçar a beleza e a harmonia do bonsai como um todo. 😄

O site pode ser visitado por voce, que encontrará certamente muita informação, além das que citei acima, que o ajudarão a repensar suas concepções sobre o bonsai de ficus, além, é claro, de poder adequa-las ao correto cultivo e trabalho, visando obter, em pouco tempo, uma planta que possa realmente ser O BONSAI. 😄

http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_9.htm

Aqui, a homepage, a partir da qual pode-se ter acesso a outras paginas igualmente interessantes desse site:

http://sidiao.myweb.hinet.net/index_e.htm
Edmilson24/06/2007 19:44
Grande Nick
Nick não sei voce, mas eu não entendo nadinha destes ideogramas,.

Voce poderia, comentar o que esta sendo realizado neste ficus. Olgumas coisas apenas a figura já é o suficientes porem outras ficam no ar.

Atenciosamente.

Edmilson
nickyfury24/06/2007 21:42
bonsai
Edmilson,

Vou ficar devendo. Tambem não entendo esses kanji, vez que não são japoneses, que é um idioma que sei um pouco, por estudá-lo há algum tempo. Sei que alguns até poderia tentar obter seu significado, mas não creio que haja necessidade de sermos tão especificos, vez que as imagens são bem definidas, e possibilitam uma boa interpretação visual. 😲

Não creio que haja necessidade de estar explicando o passo-a-passo, ante cada foto, pois creio que são bem descritivas as imagens.
alissonzen24/06/2007 23:32
Valeu pessoal, vocês são muito prestativos!

Nick, sou super iniciante, mas notei uns ficus aqui na rua onde moro e gostaria de fazer um bonsai de algum galho deles (num tenho idéia de como fazer isso), sei lá... qualquer método de criar pré-bonsais pequeninos para presentear e cuidar (até pra ter meu próprio atelier).