Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolha no chorão

fabianoscosta21/06/2007 18:42
Desfolha no chorão
Amigos, alguém tem experiência e sabe dos resultados da desfolha no salgueiro chorão (Salix babylonica)?

Tenho um grande e estou tentando fazer a experiência para educá-lo para bonsai, mas as folhas tem em torno de 10cm...

Espero contar com o conhecimento dos nobres colegas,
Grande abraço,
Fabiano.
EBREO21/06/2007 18:57
chorao
Fabiano , Ja tive varios e ainda possuo um! Nao tente fazer bonsai pequeno com ele, fica feio e nunca pendera! E nescessario ter uma vasilha dagua embaixo do vaso para que os galhos adquiram peso e pendencia caracteristica da especie! Tem uma especie dela mais facil de domar e que aceita arame. E a variedade : Daphynoide, que desce com os ramos em contorçao, igual a um parafuso. Ela e caduca ,nao precisa fazer a desfolha! Att. Luciano.
fabianoscosta21/06/2007 19:02
Que proporção para esta espécie vc acha adequada? altura X espessura de tronco???

por ser caduca não diminui tamanho de folhagem com desfolha?neste caso?

😲 😕

Abraço
Fabiano
EBREO21/06/2007 19:09
planta
Fabiano, A proporçao tem que ser alta, porque os ramos tem que ter uma boa altura para cairem! O que voce ve na Net. e em livros e o Salix Babilonica var. Tristis Glauca! So vi ele no Sul, na Argentina em em Campos do Jordao SP. , e Sao Lourenço, Araxa em Mg.. Ele cai sozinho, sem nescessidade de aramaçao! Att. Luciano.
fabianoscosta21/06/2007 19:28
Sei, o problema é q o tronco na base é retão, daí fica meio artificial, dá pra podar drástico agora, né? deixando alguns galhinhos...
Alcides Junior22/06/2007 07:51
Fabiano, acredito não haver problema algum com a desfolha do chorão, aqui na minha cidade estão todos sem folhas por causa do frio... se ai ainda não fez tanto frio acho q pode desfolhar simulando o inverno p/ ele.
fabianoscosta22/06/2007 18:52
Obrigado Jr, na verdade eu até já fiz, só q receioso, agora estou mais tranquilo.

Abraço
Fabiano
Elio22/06/2007 22:35
Olá Fabiano!

Além da técnica que o Ebreo falou vc pode tbem prender um grampo de roupa na ponta de cada galho.

Abraço
fabianoscosta23/06/2007 11:41
Hummm,
interessante, obrigado amigão

Grande abraço
Fabiano