Ficus - dor de cabeça
Fabiana Ribeiro Costa22/06/2007 17:35
Ficus - dor de cabeça
Tenho esse ficus a 2 anos, e sinceramente nao sei o que fazer com ele porque vejo 2 problemas dificeis nele: a parte inferior do tronco é fina demais e os galhos laterais se encontram (o do lado direito se encontra no tronco com o lado esquerdo). Ele nunca foi aramada e gostaria primeiro da ajuda dos amigos para depois dar uma geral nele. 😄
Como ele foi feito de uma estaquia, abaixo da raiz existe um pedaço grandinho de tronco sem raizes. Ele apenas possui 4 raizes de sustentação e nelas muitissimo poucas raizes de alimentação
P.S. o arame que tinha na parte de cima eu ja retirei.
Seguem as fotos:
Desculpe o excesso de fotos, mas dizem que o que abunda nao prejudica. 🙄 😄
Abraços
Charles22/06/2007 18:15
Re: Ficus - dor de cabeça
Oi Fabiana, tudo bem?
Plantas problemáticas podem ser um ótimo "laboratório" para nosso aprendizado, e talvez seu ficus seja um desses casos... 🙄 🙄
Assim, invista nêle e mão a obra!!!... 😉
Vou fazer alguns comentários e sugestões, só prá colocar algumas minhoquinhas na sua cabeça.... 🙄 😉 😂
Começo pelas 2 maiores difculdades que voce citou...
1) o tronco, sendo fino, deve aceitar uma aramação mais grossa, com a qual voce poderia dar uma certa sinuosidade a ele....
2) os 2 galhos mais baixos que quase se alinham no mesmo nível, talvez voce consiga minimizar este problema também com uma única aramação, que seria feita nos 2 galhos e ancorada no tronco
3) no galho da direita, mais baixo, eu faria uma curva acentuada para baixo logo junto ao tronco e, em seguida, o direcionaria perto da horizontal, mas sempre fazendo movimentos em todos os sentidos, evitando as linhas muito retas...
3) idem para o galho da esquerda, porém, ao contrário do anterior, o primeiro movimento acentuado seria uma curva para cima... Com isso, embora não se resolva, atenua-se a impressão dos galhos muito nivelados... 🙄 🙄
4) pela grossura do tronco, penso que a árvore deveria ser mais baixa... 🙄 .. Na terceira foto, eu consigo contar, de baixo para cima, 4 galhos, onde os 3o. e 4o. me parecem estar numa condiçao semelhante aos 2 primeiros... e talvez sirva prá eles também as mesmas sugestoes...
5) logo acima do 4o. galho, há um 5o, à esquerda da foto, mais grossinho que, na minha opinião poderia ser a continuação do tronco... 🙄 🙄 .. ou seja, naquele ponto o tronco principal poderia ser podado... A partir daí, este 5o. galho também seria aramado e seguiria com o movimento da aramação mais grossa feita no tronco... 🙄 🙄 🙄
Bem... e aqui acabou minha inspiração... mas se consegui colocar algumas pulguinhas atrás da sua orelha já me dou por satisfeito!!... 😈 🙄 😂 😂
De verdade, acho que como exercíco, voce tem um prato cheio... 🙄 😉
Boa sorte e um abraço,
Charles
darkaso22/06/2007 20:51
Fabiana,
como minhocas acho que o Charles deu minhocuçú, a das maiores que existe. Mas foi uma bela esplanação das possiblidades que ela te dá, que não são muitas. Além disso pode ser usado algum enxerto ou alporquia para resolver o pescoção que ela tem. Fícus benjamina é um problema, mas quando se consegue reslvê-los o brilho das folhas nos dão brilho nos olhos de satifação.
T+
Franz Lopes22/06/2007 23:08
Fabiana,
Na visão de principiante como você, quando vi as fotos (especialmente a primeira e terceira), a primeira imagem que me veio foi de sua arvore daqui a alguns anos, com um belo tronco mais grosso e sempre ereto, formando um belo exemplar no estilo chokkan (formal), com os galhos bem trabalhados e proporcionais alternando numa triangulação até o ápice...
Abraços.
Willian22/06/2007 23:55
Olá Fabiana,
Siga as sugestões do Charles!!! Ele já falou tudo!!! Plantas como a sua e vejo nelas um moyogi!!! Molinhas ainda, dão pra aramar numa boa. Tinha um fícus da variedade (boni, mas com as folhas grandes. Dizem ser o natacha, mas não sei ao certo). Deixei dois anos numa garrafa pet, e desenvolveu muito bem!!! Estava indo muito bem, até o momento que dei ele pra minha ex-namorada (na época era a atual), ela deixou ele morrer, infelizmente!!! A única coisa que diria, seria pra você colocá-la em uma garrafa pet...
Um abraço e até a próxima!!!
Alcides Junior23/06/2007 07:34
Fabiana, depois do procedimento do Charles, eu o colocaria em um escorredor para engrossar um pouco e se recuperar. Particularmente acho as garrafas pet um bom recurso para estacas e fazer raizes expostas... 😉
fabianoscosta23/06/2007 14:02
Oi Fabiana, eu fiz um bosque com Ficus Benjamina Variegata, como o seu, no transplante 2 morreram, fiz em início de outono, mas pensava q eram mais resistentes, já tinham me dito que eram complicados, mas como nunca tive más experiências com eles, acabei fazendo e agora perdi 2!!!
As variedades variegatas são mais fracas, mas eu consegui diminuir o tamanho de folhagem com desfolha seguidas. O meu tinha folhas enormes...
qquer dúvida, estamos aí para tentar passar pelo menos experiência, curtinha mas não se deve jogar fora! 😉
A idéia de fazê-la menor é muito válida!(sua planta)
Abração
Fabiano
Fabiana Ribeiro Costa23/06/2007 16:56
Charles, muito obrigado pelas suas minhocas...realmente esta sendo um exercicio e tanto. Obrigadão 😄 😄 😄
Darkaso, realmente ela esta com um pescoção muito feio e fino, nao sei como isso pode ser resolvido, talvez uma poda drastica, nao sei...ele esta muito alto, quase uma arvorezinha de jardim, com um tronco terrivelmente feio 😢 😈. Se vc tiver uma idéia do que posso fazer, o enxerto talvez seja uma boa ideia, mas nao resolve muito porque o tronco esta realmente muito fino em proporção ao restante da arvore. 😉
Franz, se ela colaborar, quem sabe? Tomara que o tronco engrosse 😈 😈 😈
Abraço
Willian, desculpe por nao ter colocado algo de referencia nas fotos para que fosse possivel ter a idéia do tamanho dela, mas nem com 10 garrafas pet imendadas eu conseguiria colocar esse ficus dentro. Mas agora colocarei abaixo uma foto com um sabonete de referencia e vc vai ver o tamanhao da bichinha. 😲 😄
Jr, boa idéia, valeu!!! 😄
Xará, obrigado pelas palavras.
Tentei aramar, mas como nao sei fazer isso muito bem, nao ficou uma brastemp, desconsiderem a copa porque lasquei um galho e precisei parar a aramaçao para amarra-lo para ver se "cola" e nao o perco. Mas fiquei pensando que nao sei porque estou fazendo isso 🙄 ele esta tao alto que aquele galho provavelmente nao ficará na planta por muito tempo 🙄 e os galhos finos nao foram aramados porque preciso sair pra comprar arame mais fino.
Quando comecei a colocar os arames vi que a planta tem mais problemas: todas os galhos tem uma distancia muito grande do tronco até a primeira folha, acho que faltou podar 🙄
Mas obrigado pela ajuda de todos vcs, 🙄 vendo tantos problemas, penso que talvez devesse deixar essa planta de lado e comprar uma mais nova ou mais ou menos formada. 🙄
* em vermelho a distancia muito grande do tronco até a primeira folha.
* em branco o pescoção
* em rosa, o galho que eu lasquei aramando de forma errada 😈 (o pior é que eu sabia que estava errado, mas nao notei na hora)
fabianoscosta23/06/2007 17:32
Fabiana, me perdoe mas farei uma colocação do que eu faria caso fosse minha.
-reduziria o 1o galho, o da esq., desdea 1a bifurc. ficando apenas a mais fina e menor.
-podaria drasticamente depois do 2o galho, onde este seria meu novo ápice e daí aramaria as outras filiais tentando estruturar melhor os galhos, mas mesmo assim faltaria alguns galhos que com muita reza viriam a brotar pois depois de uma poda dessas, ele com certeza soltará brotações por todos os lados.Com isso vc ganha um pouco mais de conicidade, que é um dos fatores primordiais que sua planta n tem.
-tentaria fazer um movimento naquele pescoção, para daí continuar por todo o tronco, fazendo os galhos sempre sairem do lado externo da curva.
-mais tarde uma desfolha parcial, deixando uma ou duas folhas na ponta do galho, para começar a redução de tamanho de folha.
Isso é o que eu faria por enquanto, se o pescoção for muito duro para curvar com arame, faça algum tipo de tração q é mais fácil, mas muito cuidado com estes processos em ficus, são muito rápidos e marcam facilmente!
Não se zangue comigo, mas com isso, vc dará uma chance maior de ter um shohin.
Grande abraço
Fabiano
Fabiana Ribeiro Costa23/06/2007 18:06
Xará querido, nao ficaria chateada de modo algum!!!
Vc foi imensamente atencioso comigo.
Mas tenho uma dúvida, será que se fizesse uma poda abaixo do primeiro galho eu perderia a planta? Antes de aramar e me preocupar com os galhos, minha preocupaçao é com o tronco pescoçudo. Se eu fizer a poda que me indicaste o tronco melhoraria? 😕 A tração resolveria? vi nas materias aqui do forum que se forem feitos cortes no tronco verticalmente, ele cria um calo que engrossa o tronco, será que seria uma alternativa?
desculpe-me este monte de pergunta..
Abraço e obrigada.
Glauco Bastos23/06/2007 18:36
Oi Fabiana,
Vou aproveitar para dar opiniões(atrapalhar, rsrsr) também, acredito que o Charles já deu quase todas dicas possíveis para uma boa melhora na estrutura, o que posso te sugerir é que vc deve fazer uma aramação mais forte no tronco senão não adiantará quase nada, faça uma aramação dupla(arames paralelos) e tente não fazer muito na horizontal e sim com uma certa angulação um pouquinho mais na diagonal, assim o efeito da aramação é mais eficiente, e com esta aramação mais potente eu daria mais movimentos ao tronco tornando-o mais baixo e compacto principalmente na parte de baixo que está pescoçuda, por sinal tenho um ficus quase identico ao seu e resolvi o problema desta forma. Também faria uma redução de todos os galhos cortando próximo as forquilhas para esperar uma nova ramificação, me preocupando é claro em deixar algumas folhas pois o Benjamina é um pouco mais frágil que os outros e vc se arrisca a perder o galho inteiro e para completar eu diminuiria o tronco principal podando no local que vc circundou de rosa dizendo ter partido o galho, puxaria o galho menor e o conduziriz como novo ápice e também faria uma redução no tamanho dele.
Espero não ter atrapalhado muito.
Abraços fraternos.
Segue abaixo um exemplo da aramação que citei, lembrando que o ficus engrossa rápido e portanto o risco do arame penetrar no tronco é maior, obrigando a ter uma atenção maior.

fabianoscosta23/06/2007 18:43
Minha amiga,
Vc faria a poda acima do 2o galho pois levantaria este para ser seu novo tronco principal, estes 2 galhos que saem do mesmo ponto, tiram a harmonia da planta.
Tem q ter cuidado com a estrutura de fundo, faça da seguinte forma, 1o galho à esq. (principal), segundo galho vc escolherá o q sai 1o para a dir, depois um galho de fundo, e assim por diante fazendo como em espiral, não deixando nenhum galho virado totalmente para frente (observador).
Algum galho, tipo o 1o, q estiver ainda deixando a planta pescoçuda, vc pode aramar fazendo um certo movimento abaixando-a, diminuindo assim o espaço ideal do 1o galho que seria em 1/3 da árvore.
Veja bem, vc n fará transplante, q agora é desaconselhável, fará apenas poda e aramagem, que é a época correta pelo fato da seiva estar circulando com menor fluxo, diminuindo quase q totalmente a perda da mesma. Não creio que a planta sentirá no caso fatal, e sim emitirá muitas novas brotações.
Para engrossar o tronco e aumentar sua conicidade existem várias técnicas e tem até um tópico recente no qual foi bastante falado algumas destas, caso n ache, me dê um toque.
Qdo fizer o transplante, plante o tronco um pouco inclinado para a esq. da foto, isso já dará um certo movim. a planta, mas oproblema maior é o tachiagari, aquela porção antes do 1o galho, sem movimento, creio q uma traçãodaquele ponto em direção ao vaso poderia resolver, mas vc verá na prática.
A questão de cortes verticais é uma técnica e ajuda, ainda mais no ficus, vale a pena tentar.
Se tiver mais alguma dúvida não se acanhe, estou aqui dando atenção à vc e continuarei dando com o maior prazer, assim como o fizeram tbm comigo e continuam fazendo.
Grande abraço e obrigado por suas doces palavras,
Fabiano
Fabiana Ribeiro Costa23/06/2007 23:04
Glauco, obrigado pelas dicas, principalmente no que toca aramação, porque realmente tronco duro é um parto!! 😈 😄
Xará, te agradeço por toda a ajuda e agora é mãos a obra!!! 😄 que diga-se de passagem é a melhor parte...hehehe Muito obrigado pela tua atençao e presteza, sei muito pouco, mas no que puder ajudar estou tbem sempre a disposição.
fabianoscosta25/06/2007 14:49
Minha querida xará,
bonsaístas como Charles, Dark, Glauco e outros não menos importantes em seus trabalhos lhe deram dicas super legais, sintetize tudo, mais o q vc lê e estuda na net, livros, etc., faça um ensopadão, que tenho certeza q dará caldo! 😂
Grande abraço e estamos de olho, mostre como ficará depois de suas decisões!
Fabiano