Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duvidas rapidas de um JUNIPERO CHINES nordestino

Alle25/06/2007 22:18
Duvidas rapidas de um JUNIPERO CHINES nordestino
Olá pessoal! Como estão?
Então, eu estou abrindo este tópico para quem (assim como eu) está iniciando o cultivo de bonsais com um junipero chinês e além de tudo vive aqui no nordeste, isto é, num clima bastante quente e predominante.

Lembrando que se trata de um Junipero Chinês:

1) Neste clima quente daqui, como se procede a rega? Quantas vezes ao dia? Verdade que o junipero não gosta de tanta água e gosta de sol pleno o dia todo? Mesmo nessa temperatura elevada? Tem alguma modificação especial de acordo com as estações do ano (tendo em vista que aqui elas não são muito distintas)? E deve pulverizar agua todos os dias nas folhas?

2) Algo especial na adubação?

3) Quanto a poda? Ouvi falar que não se usa tesoura e sim os dedos... 😲 Como? Alguém pode ser mais especifico pois nem faço idéia como possa ser... dobrando as "folhas" e puxando? 🙄

4) Pode começar a passar o arame com quantos anos? E qual o tamanho desse arame? O fato dele ficar exposto ao sol quente (e esquentar) não prejudica a planta não?

Obrigado!
Glauco Bastos26/06/2007 19:13
Oi Alle,

Tenha calma que vou tentar passar algumas dicas. O Junípero Chinês (Shimpaku) é uma planta que se adapta ao nosso clima mas requer alguns cuidados:

1- Não deixe no sol forte o dia todo, dê preferência ao sol da manhã e do final da tarde.
2- Utilize substrato com boa aeração, 50% de areia grossa ou pedrisco, 25% de cacos de telha quebrados e 25% de terra vegetal de boa procedência.
3- Adubação eu uso biofertil plus (NPK 8-9-9) via foliar e no caso de setembro que é época de maior brotação eu utilizo a dobradinha farinha de osso + Torta de mamona umedecido com biofertil plus e em forma de bolinhas curtidas ao sol.
4- A rega depende do clima do dia, sendo que sempre que o substrato estiver seco vc deve molhar, eu costumo molhar duas vezes no verão intenso.
5- Quanto a aramação é exatamente nesta época, vc pode colocar agora e deixar por uns 04 mêses ou até vc perceber que está marcando o caule.
Espero ter ajudado.
Abraços fraternos.