Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer com folhas curvadas para baixo?

lpzin25/06/2007 22:27
Acer com folhas curvadas para baixo?
Olá estou com esse acer a mais ou menos 1 ano, foi adquirido no viveiro do Luciano. Estava em um vazo pequeno resolvi por no escorredor e dpois na mamadeira para ganhar massa(folhas), pois achei q estava um pouco "vazio".

Como já matei alguns na transaçao Tere/RJ dexei ele queto 1 ano e tem mais ou menos 3 semanas q eu coloquei no escorredor, mexi um pouco no torrao, mas quase nada e o coloquei no escorredor, com substrato bem arejado, uma mistura de pedrisco(40%), argila expandida moida(40%) e platax(substrato mto bom usado em canteiro)(20%). E fiz a desfolha.

Na segunda semana apos o transplante usei osmocote(primeiro suspeito), e assim q começou a brotaçao as folhas alem de escassas apareceram se curvando para baixo(como segue nas fotos).

Gostaria de saber que problema eh esse e uma possivel soluçao e agradeço antecipadamente.

Vamos as fotos(só clicar para aumentar):

Wilson Fracassi26/06/2007 08:09
Ipzin

Este fenômeno das folhas curvarem ou enrolarem acontece em duas ocasiões, quando da presença de ácaros, o que não me parece o caso, pelo aspecto saudável das folhas; e em casos de exesso de adubação.
lpzin26/06/2007 10:54
Certo Wilson,

Acredito eu q seja dificil ter exesso de adubação com osmocote, até pq não tem mto, mas pode ter acontecido das bolinhas do osmocote terem estourado.

Vou tirar o osmocote e deixar o escorredor de baixo de uma mangueira. Espero que funcione.

Aguardo mais comentarios.
EBREO26/06/2007 14:55
el matador
Ipzin, E o efeito que ele , Osmocote, provoca nos Aceres! Marçal,quase matou um com esta adubaçao! Att. Luciano.
andre26/06/2007 15:41
Trouxe um tridente de curitiba agora em maio e está com o mesmo problema, so que eu não adubei ainda, ele estava plantado em pedrisco puro e eu plantei ele em substrato comum (terra preta) e um vasão
Glauco Bastos26/06/2007 18:12
Ipzin,

Acredito que vc além de usar um adubo muito forte(qual o NPK deste osmocote ?) não deu o descanso necessário do pós-transplante, lembrando que estamos no inverno e não seria necessário uma adubação para agora. Se estivesse no seu lugar eu também colocaria embaixo da água para lavar o excesso de adubo(espero que sue substrato esteja bem drenante) e depois aplicaria um hormônio enraizador e aguardaria a recuperação e desenvolvimento do sistema radicular, depois entraria com uma adubação foliar leve e posteriormente adubação orgânica.
Bom, isto seria o que eu faria, rsrsrs.
Abraços.