Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Esterco de pássaros para mamadeira

fabioso27/06/2007 13:02
Esterco de pássaros para mamadeira
Olá,

Tenho alguns protótipos de bonsai na cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia. Uma primavera e um Shimpaku estão no escorredor, em um substrato drenante, durante uns dois meses.

Tenho aplicado duas vezes por semana, durante a rega, uma solução de hormônio enraizante. Nos outros dias, só água durante a rega.

A primavera já está com algumas poucas raizes saindo pela parte de baixo do escorredor, e já estava me preparando pra procurar os ensumos para a mamadeira e encontrei a seguinte dificuldade:
-Não encontrei por enquanto esterco bovino curtido, só o fresco;
-Não tenho espaço, tempo, nem olfato pra manter o esterco natural e curtir ele;
-Encontrei esterco de pássaros curtido à venda.

Posso usar esterco de pássaros, ou mesmo de galinha, no substrato da mamadeira (como parte da composição, claro) ?

Ajudas...
Fabiana Ribeiro Costa27/06/2007 14:38
Se vc nao tem, espaço, tempo e nem nem olfato pra manter o esterco natural e curtir ele, será que nao seria mais facil comprar terra de boa qualidade ja adubada em alguma floricultura?
Aqui onde moro é vendido terra adubada de muito boa qualidade. Acredito que nao tem problema nenhum substituir esterco + terra por uma terra adubada. (se eu estiver errada por favor me corrijam).

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi27/06/2007 17:14
Fabioso,
Talvez a solução da Fabiana seja a mais prática mesmo.
Mas o esterco de pássaros pode ser usado sim. O difícil é saber a proporção, acho que pouca gente tem experiência em quanto usar. Então a solução é ir colocando aos poucos para não ocorrer de "queimar" a planta. Mas num percentual não muito alto e bem misturado com a terra, nao vejo problema.

Abraços

Elio Luis Secchi
mziede28/06/2007 13:20
Acho q vc nao vai ter problemas com esterco de passaro ou galinha ...so nao vejo a necesidade de ficar colocando hormonio enraizador nas sua plantas ....
elas je estao enraizadas...colocamos sim quando cortamos as suas raizes ou em enxertos etc....
abraço
darkaso29/06/2007 19:07
Fabioso,

pode ser usado o esterco de pássaros ou galinha se tiver alguma certeza de que tenha as bactérias apropriadas para transformar a uréia, que está em grande quantidade nesse esterco, em nitrogênio, se não nada acontecerá. Você pode encontrar esses microrganismos à venda em sites de bonsai. Esse tem um muito bom e barato. http://www.bonsaimorrovelho.com.br/
Entre em produtos e depois em acessórios.

Essa uréia se não for consumida pode ser prejudicial com o acúmulo.

T+