Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus boni - quebra de galhos - enxerto

Fabiana Ribeiro Costa27/06/2007 13:32
ficus boni - quebra de galhos - enxerto
Amigos, o ficus boni aceita bem enxertos de galhos? Já que como havia comentando em outro tópico quebrei 2 galhos do meu.
Achei ele meio sensível em relação ao restante e fiquei com medo de fazer sem perguntar. 😄

Seguem as fotos.

Abraços
macjames27/06/2007 18:56
Fabiana, vc esta falando do ficus benjamina? Bem na minha vasta experiência de apenas 1 exemplar, em que tb tentei aramar e tb quebrei 2 galhos... tentei enxertar uma destes galhos e não pegou. Mas tenho certeza que fiz tudo certinho e já tinha conseguido enxertos laterais em outras espécies com sucesso. Talvez a experiência de outros seja diferente. 😕
Fabiana Ribeiro Costa27/06/2007 19:51
Macjames, esse ai da foto é um ficus boni. A impressao que dá é que ele tem o tronco e os galhos mais "suculentos" que o benjamina. Por isso fiquei com duvida se é possivel fazer enxerto de galhos. 😄
macjames28/06/2007 10:12
Bah. Não conhecia esta outra espécie de ficus. Tem a mesma cara do benjamina que tenho em casa. Sinceramente depois desta minha frustrada tentativa de aramação, estou tentando conduzi-lo com tração com fios amarrados na base do vaso. Daqui alguns meses vou remover e ver no que deu. Mas não estou muito fã dele não. Gostei mesmo é de mexer com junípero, especialmente depois que tivemos o curso com o Tramujas aqui em Bento 😄 😄 😄
mziede28/06/2007 13:14
Fabiana ...
O ficus é uma especie muito boa para se trabalhar so tendo o cuidado com seus galhos para nao quebrar ...depois q vc pega o a manha é muito bom ...
Ele aceita sim o enxerto...
Mai te dou um conselho o crecimento dele é bem rapido é so esperar um pouquinho q loga aparecera outro galho ...
E na minha opiniao vc deveria retirar ele desse vaso colocando no escoredor vc vai ver como ele protara rapido ...
😂
fabianoscosta28/06/2007 20:20
Oi amiguinha, que belo boni vc tem!

Foi uma pena logo o galho de fora da curva partir! 😢

A aramagem com tração é interessante para ele, visto q com aramagem tradicional n se pode movimentar mesmo o galhos em demasia, ele tem uma conicidade bacana, mas acho q está meio alto! 😕

Sabe aquele galho no pé do ápice (observador)?? seria meu ápice...como sempre querendo cortar suas plantas... 😮ops: 😈 😂

É só uma idéia, pense a respeito e o veja de vários ângulos, quem sabe estou errado, mas como o movimento de tronco e conicidade pára logo abaixo, pensei nesta possibilidade, e indo para o escorredor viria muitas brotações tbm!

Abraço,
Xará
Fabiana Ribeiro Costa29/06/2007 00:31
Oi Xará, realmente foi uma pena mesmo, mas da proxima vez tomarei mais cuidado. Aliás, agora aramagem é só com traçao.
Gostei da idéia da poda, mas vou dar uma olhada se realmente fica bom, porque nas duas fotos que eu postei o ficus ficou de costas 😲 😄 , coloquei assim porque é mais facil enxergar os galhos quebrados, agora vou dar uma olhada se a poda vai deixar a "frente" dele bonita. 😄 , mas obrigado pela idéia.
Abraço, obrigado.

Mzide, obrigado pela resposta a respeito do enxerto, vou passar para o escorredor e torcer para que nasça galho onde quebrei. Se nao nascer, vai enxerto mesmo. 😉
Abraço. 😄

Macjames, nunca tive um junipero, mas tbem nao estou achando tão bom conduzir ficus, achei bem melhor as frutiferas que alem de ser facil de conduzir ainda dão frutos. 😉
Abraço.
fabianoscosta29/06/2007 11:07
Ah, então tá.

mais tarde querendo estilizá-la, ponha em tópico separado, com fotos da suposta frente.

Sobre vc gostar mais de frutíferas, pode ser causa natural, são plantas femininas...

Abração
Fabiano
darkaso29/06/2007 19:25
Fabiana,

não tenho certeza disso, mas eu acredito que não pegue enxerto. Ele não aceita uro, mata todo o galho acima. Não acita jin, o galho seca e quebra fácil. Fiz um shari no meu, ainda está indo bem, mas a madeira fica bem macia com o tempo. Estou tratando todo mês dele. Com essas características creio ser arrisscado um enxerto. Ele tem boa brotação em galhos baixos e até no tronco, por isso espere um pouco que pode ser que ainda dê para aproveitar o galho quebrado.

T+