Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Socorro!!!!! Dificuldades com ficus

sefo4027/06/2007 15:03
Socorro!!!!! Dificuldades com ficus
Saudações, meus mestres,
Como sempre, trago problemas (risos).

Acabei de ganhar esse ficus de um vizinho (era da filha que se mudou para outra cidade). Ele me disse que tem essa planta há 4 anos.

Pude perceber que as folhas estão sem vida e ressecadas.
Gostaria de ajuda: ele está em um desses vasos de plástico ridículo, quero trocá-lo para um de cerâmica. Posso fazer isso agora? Qual é o melhor substrato? E quanto ao estilo, qual adotar? Será que já posso fazer uma poda? Ou é melhor trocar de vaso e esperar um pouco?

Aqui vão outras fotos:

Desde já, agradeço (mais uma vez), qualquer ajuda.

MUUUuuuuiiiittttto obrigado aos pacientes mestres (risos).
Elio27/06/2007 20:58
Olá amigo!
Sinto muito mas não é um mestre que vai te responder. Sou eu, aprendiz.
Por partes (como dizia Jack, o estripador)

-Transplante só no final de Agosto
-Substrato: eu uso , nesse caso, 50% pedrisco e 50% turfa
-Pode colocar em vaso para bonsai.
-Ao transplantar terá que ver como estão as raízes para ver se corta essas duas que estão aparentes e numa disposição muito ruim, ou então, se não houverem outras embaixo, terá que enterrá-las no substrato. Muito cuidado ao retirar desse vaso pois as raízes dessa espécie são muito quebradiças.
-A planta está muito alta. Para podar bem mais baixo, seria interessante fazer uma desfolha parcial na parte de baixo para podermos ver toda a ramificação. Então fotografe novamente e poste.

Abraço
Alcides Junior28/06/2007 07:25
Seguindo o procedimento passado pelo Elio terá um belo bonsai.
sefo4029/06/2007 00:02
Obrigado
Muito obrigado pelas dicas!
Prezado Elio, mais uma dúvida: posso colocar na mamadeira de uma vez? Ou tenho que esperar até o final de agosto?

Mais uma vez, obrigado.
Elio29/06/2007 12:02
Amigo ! (não sei o teu nome)

O expediente de se usar a mamadeira requer que, antes você coloque em um escorredor de macarrão e somente quando as raízes começarem a sair pelos furinhos é que vc coloca em uma mamadeira.
Ao transplantar no final do inverno coloque no escorredor.

Disponha se precisar mais informações.

Abraço
darkaso29/06/2007 20:04
Sef,

como o Élio colocou está tudo certo amigo, manda ver. A desfolha irá ajudar a vermos melhor os galhos da planta que devem ser trabalhados. Sou de BH também, tem meu e-mail na mensagem, se quiser podemos conversar depois, msn ou via e-mail mesmo.

T+
Rodrigo_Dias_RJ29/06/2007 20:31
Acho que esse FICUS mereceria uma pedra nas raizes!!!!!
darkaso29/06/2007 21:46
Rdseg,

infelismente ele não aceita. Se tentar rearranjar as raízes do boni em pedra elas se quebram todas. Aí a única opão é uma poda. Ele aceita ficar com uns 30% numa boa.

T+