Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duvida sobre reenvasamento...

Lago28/06/2007 15:27
Duvida sobre reenvasamento...
Ola amigos...
Como principiante que sou, estou com uma duvida... sobre reenvasamento.
Tenho algumas mudas que comprei de viveiros conceituados no mercado, e estou trabalhando elas, bem como 4 bonsais já formados
e devidamente envasados.
Sendo assim qual e a hora de reenvasar elas.. já que as tenho a menos de 1 anos, quando comprei pensei que vinha com algum tipo de relatório sobre elas tipo: data do ultimo reenvasamento, data da ultima adubação etc.. claro que isso não viria mesmo..., mas fui captando informações na net e aqui com os posts, lendo e relendo tudo...
as que comprei na mão da Regina Sussuki, estas estão drenando a água super bem, creio que da para reenvasar mas para frente, já outras: Azaléia Satsuki (Pré); Piracanta; Gardenia (Pré), noto que a água já demora bem mais para penetrar na terra... acho que esta compactada demais... o que devo fazer, reenvasar todas elas no final do inverno para ter o total controle.
como falei nau sei a quanto tempo elas estão envasadas.

abraços...
nickyfury28/06/2007 18:51
bonsai
Lago,

Independente do tempo que estejam envasadas, o correto é voce fazer esse trabalho tão logo chegue a primavera. Se estiverem saudáveis, poderá reduzir a massa de raízes, inclusive, cortando as mais grossas que sairem por sob a parte inferior do novelo de raízes, mantendo as mais finas, que são as "capilares" ou de alimentação, visando com isso, mais tarde, facilitar o adequamento da estrutura total em um vaso de bonsai, quando considerar que estejam finalizadas. 😄
darkaso29/06/2007 19:15
Lago,

eu verifico minhas mudas em crescimento todo ano. É sempre bom verificar como está o novelo, se ele está melhor para algum estilo específico ou se tem que fazer alguma correção. No fim do mês que vem é uma boa época para reenvase, a planta ainda está com metabolismo baixo mas acelera em pouco tempo.

T+