Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus retusa para mame. De estaca.

Mário A G Leal01/07/2007 18:47
Fícus retusa para mame. De estaca.
Retirei do escorredor e coloquei em um vaso simples. O ideal seria um vaso mais raso e mais largo devido o seu longo tronco horizontal. Ela tem uns 10 cm de altura.

Alberto Alves01/07/2007 22:25
Volto a repetir que eu boto fé nas minhas estaquinhas..risos...
Ficou um Mame lindo...
PS:Adorei essa "mesinha".
Alcides Junior02/07/2007 07:41
Belissimo mame, interessante a sua raiz.
Mário A G Leal02/07/2007 07:59
Esta pequena planta ainda está sendo trabalhada. A mesa é trabalho meu.
Ricardo Paiva02/07/2007 08:44
Parabéns, muito bom o tronco serpenteando a superfície do vaso. A planta parece que cresceu a procura de luz e nutrientes.
Detalhe: o entalhe na mesa deu um toque todo especial.

Abraços
Ferreira02/07/2007 19:50
Belo
Mário

Muito belo seu mame. Enquanto não transplanta para o vaso que você considera ideal, seria interessante proteger um pouco mais o tronco rasteiro com substrato. Não é necessário cobrir.
nickyfury03/07/2007 06:05
bonsai
Mario, eu aproveitaria melhor o caule dessa planta, e a replantaria na epoca adequada em um vaso kengai, trabalhando a copa nesse estilo. 😄

Se preferir manter o estilo atual, opte então por um vaso mais raso, organico, visando realçar o tronco, não cobrindo como sugeriu o amigo Ferreira, mas expondo-o ainda mais. E lembre-se de manter uma desfolha constante, para reduzir cada vez mais o tamanho das folhas e deixar sua plantinha ainda mais bonita. Parabens por seu trabalho, tanto do mame quanto da mesa. 😄
Mário A G Leal03/07/2007 08:45
O bom aqui é a quantidade de opiniões e a infinita possibilidade que cada planta nos proporciona através das abordagens de cada amigo. Aos poucos vou colocando algumas para conseguir a ajuda de vocês.
Alexandre S. Coelho03/07/2007 11:56
Oi Mário,

taí uma pequenina bastante interessante ❗

Meu amigo, como sugestão eu tentaria trazer mais o tronco para direita, tirando essa impressão da árvore "fugir do vaso"... mesmo depois de ser colocada no futuro vaso.

abraços