Alecsandro02/07/2007 18:00
Ficus.....SUGESTÕES
Caros colegas
Gostaria da opinião dos colegas e sugestões para este ficus.
Um grande abraço
darkaso02/07/2007 21:10
Alecsandro,
está bem legal este fícus. É benjamina certo? As raízes adventícias estão muito interessantes e o nebari também. A copa poderia ser mais fechada, trabalhando a densidade e proximidade ao tronco. Deixe mais galhos na profundidade para dar uma melhor visão para a copa. Acho que daí é só procurar um vaso redondo marrom escuro ou preto para colocar nele.
Qualquer desses estaria muito bom para ele.
T+
lbmaker02/07/2007 21:17
E ai blz?
Bem axo que ele está um pouco alto dimais, eu faria uma alporquia logo acima de onde esta saindo as raizes aereas mais altas para obter 2 plantas.
A parte de baixo esta com uma curvatura boa, apesar de parecer um pouco "forçada" com o engrossamento do tronco e as raizes aereas fundidas dará um resultado mais natural.
A parte de cima está muito reta não condizendo com a parte de baixo.
Caso decida permanecer com a arvore inteira deve dar mais sinuosidade a esta parte acompanhando os movimentos do tronco na parte de baixo e posteriormente envista mais nas raizes aereas e em possiveis enxertos para obter um tronco com aparencia de mais velho e galhos mais baixos.
É minha humilde opnião, espero que ajude em algo.
Até mais...
Glauco Bastos02/07/2007 21:47
Alecsandro,
Eu se estivesse no seu lugar faria uma poda logo acima do 4º galho para baixar um pouco a estrutura, este mesmo 4º galho eu levantaria para se tornar o novo ápice e também diminuiria seu tamanho, conduziria o 3º para trás na intenção de dar profundidade e baixaria os outros para dar um pouco mais de triangulação, podaria as pontas dos galhos para forçar uma nova ramificação e também faria uma desfolha parcial, creio que esta variedade de ficus não gosta de desfolha total, e quanto a conicidade do tronco eu plantaria ele em uma caixa maior que cobrisse totalmente esta primeira parte do tronco para forçar um novo enraizamento para poder engrossar o tronco, o que pode também ser conseguido se vc enrolar a parte de baixo com musgo umedecido com um pouco de enraizador, isso irá provocar surgimento de raízes que vc posteriormente prenderá próximo ao tronco para que ao unificarem melhorem a conicidade da planta.
Espero ter ajudado um pouco
Abraços.
Glauco Bastos02/07/2007 23:28
Ah, já ia esquecendo, que belos vasos vc apresentou para nós Darkaso, é para matar de inveja é ? Principalmente a nós bonsaístas de Salvador que não temos quase opção nenhuma em relação a vasos, fiquei realmente babando, rsrsrs.
Abraços.
Alecsandro03/07/2007 01:07
Obrigado pelas dicas de todos.
Darkaso belo vasos, não sei se vou encontras vasos parecidos com estes que vc mostrou.
Um grande abraço