Bonsai de Sequóia
famizes02/07/2007 23:41
Bonsai de Sequóia
Pessoal,
Comprei um pré-bonsai de Sequóia (Sequoia sempervirens).....
Alguém tem ou teve esta planta? Se sim, favor compartilhe quais os cuidados específicos...
Estas são algumas fotos que achei na net:

famizes02/07/2007 23:42
EBREO03/07/2007 07:29
sequoia
Famizes , Ja possui, porem prefiro o Taxodium! E parecido , porem mais forte e versatil! Att. Luciano.
Claudio Rodrigues03/07/2007 08:13
Gostei muito! JA vi fotos e reportagem sobre esta arvore na natureza. E dificil conseguir arvores grandes como a sua?
famizes03/07/2007 13:57
Esta árvore não é minha não!!! É uma foto que achei na net....
Assim que der eu posto a foto da minha....
FLW
Antonio Castro03/07/2007 19:28
Olá Famizes
Eu todos os anos plantava umas quantas, mas este ano porque já tinha outros projectos em curso não o fiz.
Sem querer dei de caras com uma muda pequena, e pelo preço, não havia como não a trazer comigo 😄 😄
Ainda é muito recente, penso que nem estará ainda adaptada ao local, de maneira que estou como o amigo...a testar e ver no que dá.
É dificil de obter informação, porque não é uma espécie que abunde muito por ai, nem mesmo é muito procurada pelos colegas... eu pessoalmente gosto bastante...talvez pela pujança que o tronco transmite quando mais velho...sendo (para mim) mais que suficiente, o facto de tratar de uma frágil muda...que é o representante do maior ser vivo do Planeta 😉.
http://www.ultralightbackpacker.com/images/HST2005/HST02%20Sequoia.jpg
Será uma turma que foi inspeccionar o Nebari ou estarão indecisos para saber que sobe para podá-la 😄 😄 😄
Sem stress ...boa sorte.
Cptos.
Castro
famizes03/07/2007 21:54
Antonio,
Nossa!!! É gigante mesmo!!!!!
Sei que não é a melhor espécie para se fazer bonsai.... mas manter uma SEQUÓIA dentro de casa, já vale !!!!
Antonio Castro04/07/2007 19:05
famizes escreveu:
Antonio,
Nossa!!! É gigante mesmo!!!!!
Sei que não é a melhor espécie para se fazer bonsai.... mas manter uma SEQUÓIA dentro de casa, já vale !!!!
Olá Famizes
Não sei de onde tirou essa ideia de que não são uma boa espécie para Bonsai, na verdade são tão boas como qualquer outra, aliás se ler o
"The Bonsai School" de Craig Coussins, vai encontrar bons exemplares a partir da pag 195, tão bons como qualquer outra conifera.
Não são é de todo muito comuns, isso não são...talvez por causa de possiveis restrições...as sementes da Sequoias
sempervirens costumam vir com aviso de precaução no manuseamento, por causa de lhe aplicarem tratamentos fitossanitários.
Tal como o Taxodium que refere o amigo Luciano, pertence à familia Cupressaceae...e dão trabalhos lindos, tanto em florestas como em individuais...
Boa sorte, o que importa para já é aprender a mantê-la 😉 .
Cptos
Castro
fabianoscosta04/07/2007 20:11
Amigos, o bonsaísta Carlos Tramujas, que hoje trabalha no viveiro da Belvedere, faz vários trabalhos com sequoia, caso se interessem, tentem contacta-lo pelo banner que tem aí em cima da loja.
Ele é uma pessoa fantástica e n deixará ninguém sem informações...
Fez inclusive um trabalho com ela no encontro q teve em RS, e foi postado o passo-a-passo...aqui no fórum!
Abraço
Fabiano
famizes04/07/2007 22:20
Antonio,
Acho que me precipitei na afirmação...
É que aqui no Brasil é meio incomum bonsai desta espécie.
Sou iniciante, e mesmo antes de conhecer o bonsai já tinha grande admiração pelas Sequóias e Baobás.....
Achei interessante o livro que vc citou..... Acho que vou comprá-lo. Na livraria cultura tem....
Valeu
famizes25/07/2007 22:09
Pessoal,
Este é meu pré de sequoia....
Por favor, sugiram formas de trabalha-la....

fabianoscosta26/07/2007 11:27
Fernando, vc o adquiriu na Belvedere?
famizes26/07/2007 13:05
Sim e Não!!!!!
Sim, porque a planta é de lá.
Não, porque eu a comprei através da Bonsai Brasil.
A Belveredere não tem como entregar, então eles fizeram um esquema com a Bonsai Brasil.....
Alcides Junior26/07/2007 13:58
Me pareceu uma criptoméria pipo.
Rafael Grecca26/07/2007 14:58
re:
Tem certeza que esta foto é de uma sequóia, pq ja tive uma e, é totalmente diferente do que esta na foto que vc postou.
fabianoscosta26/07/2007 17:31
Fernando, lhe perguntei isto pq este tipo de pré é bem comum da Belvedere, acho que ele dará um bom Chokan, tem uma reportagem com o Tramujas na revista "como cultivar bonsai N.10", que ele fala da Criptomeria japonica, e tem uma foto de um Chokan acho q a 1a foto da reportagem, que vc poderá tomar com base.
Abraço
Fabiano
famizes26/07/2007 19:24
Rafael,
Certeza absoluta eu não posso dar....
Mas é sequoia sim.... Este planta foi adquirida de estabelecimentos de extrema confiabilidade....
Sei que existem algumas espécies de sequóia, talvez a sua tenha sido uma diferente.....
EBREO26/07/2007 21:21
sequoia
Famizes, Meus parabens pela planta! Tenho algumas de sementes, cedidas por meu grande amigo Dr. Lauro Sued. Talvez eu tenha sido muito drastico com as outras que tive! Tu me deste o incentivo para tentar de novo, com a especie , Obrigado!!! Att. Luciano.
famizes26/07/2007 21:52
Ebreo,
Já tentei plantar sementes de 3 espécies diferentes de sequoia.
Consigo fazê-las germinar, mas não duram mais que dois meses....
Como sou fascinado pela grandeza desta planta, resolvi comprar uma maiorzinha.....kkkkkk
famizes26/07/2007 21:53
Fabiano,
Muito obrigado pela dica....
Acho que vou começar a trabalhar a planta neste sábado... postarei fotos...
EBREO26/07/2007 22:05
sementes
Famizes , Eu dei sorte , ja recebi as mudas germinadas e de aproximadamente 7 cmts.! Por isto vou voltar a fazer !!! Ela tambem pega por estacas, o Dr. Lauro, faz durante o Inverno! Das tres da mesma familia; Taxodium , Taxus,Sequoia e outras dificeis de conseguir! Boa sorte , a planta e muito linda!!! Att. Luciano.
Antonio Castro27/07/2007 05:18
Olá Famizes
Eu também costumo semea-las, mas o dificil é estabiliza-las
Agora de momento só tenho esta (fininha) que pode ser vista ao lado da romãzeira
Ainda está em fase de adaptação, ao espaço e ao vaso, porque vinha num vaso que parecia de um "Mame"
Cptos.
Castro
famizes29/07/2007 14:14
Pessoal!!!
Comecei os trabalhos com a planta....
Tive a ajuda do Alessandro, lá no viveiro dos Mizuno, onde faço aulas.
Coloquei no escorredor para ajudar no desenvolvimento.
Abraços
famizes02/08/2007 13:28
para o futuro, qual seria o melhor tipo de vaso para ela?
fabianoscosta02/08/2007 18:06
O estilo que vc irá trablahar nela, pelo início de trabalho, deverá ser moyogi ou shokan, depende de muitas coisas para se definir um vaso, mas a principio, um retangular com tons escuros, na minha opinião tons terra?
Questão de tamanho somente saberá qdo for envasar, na verdade o vaso todo deverá ser escolhido momentos antes de envasar a planta já considerada bonsai, mas como vc perguntou...
Abraço e espero ter ajudado... 😕
Fabiano