Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Novo formato de vaso gesso cimento.

12
ADAC16/10/2007 11:44
Olá amigos! Fiz um vaso de gesso e cimento bem grandinho, cerca de 50cmX30cm e uns 12cm de altura, espessura das laterais de + ou - 2cm, e do fundo a espessura de tampinhas de pet que serviram para fazer os furos. Untei a forma com vaselina líquida, que comprei em casa de material para velas artesanais.

Só que eu não quis arriscar: no meio das paredes, quando ainda estava fresco, coloquei telas dessas mosquiteiro para servir de reforço, o que, claro, ficou bem mais fácil usando a massa bem mole para me dar tempo de enterrar a tela no meio de cada lateral e do fundo.

Deixei secar por três dias quentes sem mexer nem desenformar, para não correr nenhum risco de trinco. E vualá: o vaso está super resistente! As tampinhas pet brigaram para sair, tirei elas na marretada, e o vaso nem lascou.

Fica a sugestão de reforço para vasos maiores. Posto uma foto assim que plantar a eugênia que será a dona do vaso!

Abraços!
Mirian Valadão17/10/2007 18:04
Adac

Um modo para facilitar a retirada das tampinhas, é passar algumas voltas de filmes usados para congelamento em torno delas, antes de passar a vaselina. Eu uso óleo de cozinha.

Abraços
Mirian
Alberto Alves19/10/2007 09:30
Andreia posta uma foto pra gente ve ai mesmo... 😉

Mirian está de passar papel filme nas tampinhas eu não tinha pensado...
Boa dica 😉
ADAC22/10/2007 13:35
Boa essa do filme. As tampinhas de pet são cheia de ranhuras das laterais, na hora de tirar às vezes complica, valeu!

Vou providenciar a foto! Estou meio atarefada com uma prole de calopsitas que ficaram órfãs aqui, mas os bonsais ainda são minha segunda paixão!
Astolpho Coelho Bicalho22/10/2007 17:24
Olá Adac, que bom, vc consegui fazer o vaso grande, um dica , passe um impermeabilizador dentro do vaso para com o tempo ele nao lascar, ou uma tinta para proteção no interio e exterior do vaso, outro dica, use uma mangueira para fazer os furos, eu estou usando e está bem mais fácio de tirar devido ela ser flexível. quero ver as fotos do vaso.... grande abraço....
josecarlosbarros22/10/2007 20:51
Eu consegui fazer um vaso de gesso... mas vou te contar foi dificil pra burro! Este lance de derramar o gesso com funil é o que mais pega, acho que esta técnica deveria ser evoluída para modelagem. É mais fácil, muito mais fácil. Para tanto que tal misturar com argila? Gesso+cimento+argila. Acho que dá rock.
Flw
Alberto Alves22/10/2007 20:56
josecarlosbarros escreveu:
Eu consegui fazer um vaso de gesso... mas vou te contar foi dificil pra burro! Este lance de derramar o gesso com funil é o que mais pega, acho que esta técnica deveria ser evoluída para modelagem. É mais fácil, muito mais fácil. Para tanto que tal misturar com argila? Gesso+cimento+argila. Acho que dá rock.
Flw

Estranho acho fácil com o tempo vc pega o jeito... 😎
Quanto a argila será que dá rock mesmo acho que naum.
Wander Rodrigues Oliveira28/10/2007 21:30
Caro Astolpho,

Trabalho com artesanato e moldagem e não conseguí entender como você fêz!
Não estaria faltando alguma informação?!
Pela foto não dá pra ver o espaço vasio entre a superfície e o fundo da bandeja por onde entraria a massa.

Esse espaço existe ou você usou 2 bandejas ?

Gostei da idéia, gostaria de endender melhor pra fazer. Se eu continuar não entendendo vou tentar de outra maneira.
Obrigado pela dica!
Wander
ADAC29/10/2007 14:09
Astolpho Coelho Bicalho escreveu:
Olá Adac, que bom, vc consegui fazer o vaso grande, um dica , passe um impermeabilizador dentro do vaso para com o tempo ele nao lascar, ou uma tinta para proteção no interio e exterior do vaso, outro dica, use uma mangueira para fazer os furos, eu estou usando e está bem mais fácio de tirar devido ela ser flexível. quero ver as fotos do vaso.... grande abraço....

Olá Astolpho, a idéia da mangueira também parece ótima! Mais liso que isso ... mas uma dúvida: impermeabilizar por dentro? Com que? Não é melhor sem, prá manter a umidade, ou coisa parecida?
Astolpho Coelho Bicalho30/10/2007 15:32
Olá meu amigo, manguei lisa, outra coisa é o impermeabilizante, não me recordo o nome agora, mas isso é bom, para não dereter, estive vendo uns vasos que fiz a principio, pude notar que ele está sedendo, mas acredito se usar mais cimento pode resolver. não sei se isso aconteceu por que usei pouco cimento não respeitando a minha receita. mas com o tempo vamos vendo as fragilidades e corrigindo... abraços
Astolpho Coelho Bicalho30/10/2007 15:35
olá vander vc baixou a materia? lá explica passo a passo com fazer a forma e o ingrediente. acredito que não tem erro.
neste link vc baixa a materia, abraços

http://www.mgconline.com.br/vaso/
flavianoreis28/11/2007 10:02
Ola Astolpho! Qual o impermeabilizante você recomenda? Fiz um vaso usando seu método e funcionou! Substitui o cimento por argamassa e diminui a quantidade de gesso, assim espero obter mais resistência no vaso. Depois colocarei as fotos!
Astolpho Coelho Bicalho03/12/2007 16:03
Olá Wander, bom não sei se vc baixou a materia, usei dois objetos uma bácia e uma panela sem alça, e coloquai as tanpinhas ou mangueira dentro da bácia, vai ficar um espaço de um centrimetro entre a bácia e a panela. uso o funil para facilitar o derramar a massa, mas cada um usa o que achar melhor. Wander não tem erro os passos que está na matéria, pode confiar e mandar brasa. abraços

Jose, usar argila não sei se seria bom, porque a argila não tem que ir ao forno ? o cimento não aguenta calor acima de 100ºC, ele estora, mas vc pode tentar. abraços

Flavia, o impermeabilizante vc acha nas casas de construção, creio que não seja muito caro. eu não uso impermeabilizante. abraços

ADAC, vc ainda não postou a foto do seu vaso grande. abraços
12