Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

caliandra: como duplicar os galhos?

jackson14/04/2005 21:20
caliandra: como duplicar os galhos?
Amigos,

Tenho uma caliandra de uns 8 anos, fiz uma poda drástica no tronco principal há uns três anos, sua brotação foi bastante intensa, porém à partir dos terceiros cortes dos galhos os brotos não bifurcam mais, nasce somente um broto. Já tentei cortes próximos aos nós, nos entre-nós e nada de bifurcar.
Alguém pode me dar a dica de como fazer para aumentar a quantidade de brotos nos locais da poda?

[]s
Charles15/04/2005 09:08
Re: caliandra: como duplicar os galhos?
Oi Jackson,

A Calliandra não tem como característica a bifurcação dos galhos, a partir do local da poda (por ex. como um acer)
Entretanto, após as podas, a calliandra costuma brotar com intensidade não apenas no local podado, mas também mais próximo ao tronco e inclusive no próprio tronco. A partir dessas novas brotações é possivel aperfeiçoar a definição da planta, aumentar a massa verde e corrigir eventuais ausencias de galhos em locais onde eles seriam importantes.

Assim, desconheço alguma dica para aumentar a brotação no local específico da poda, porém, na minha opinião, isso não impede o desenvolvimento global da estrutura da calliandra.

Talvez seja o caso de repensar como anda o substrato e a adubação pois, uma das características interessantes da calliandra é a brotação intensa por toda sua estrutura, após as podas.

Abraço,
Charles
jackson15/04/2005 19:27
Charles,

Obrigado pelas informações, realmente as brotações estão muito fartas e por toda a extensão dos galhos, Quanto ao substrato utilizo pedrisco, areia grossa de rio e carvão, tudo em 1/3. ela está no escorredor e bacia há três anos. Adubo mensalmente, água e sol à vontade. Parece estar tudo em ordem., é que realmente gostaria de torná-la mais "cheia", mas pela sua explicação vou me contentar com ela mais magrinha, defini como estilo o hokidashi, muito previsível mas é o que consegui. Qualquer dia postarei.

[]ão

jackson
Charles17/04/2005 20:40
Oi Jackson....

Voce não precisa se conformar com ela "magrinha"... 😄
Logo ela vai estar com uma bela massa verde. Mesmo não duplicando nos locais podados (ou duplicando muito raramente), novas brotações surgem em toda a planta e, com o passar do tempo, ela fica bem cheia.
Seu substrato e adubações me parecem super adequados, portanto, é mesmo questão de tempo.... aquele tempero necessário a todo bonsai!... 😄
Hokidashi pode parecer meio óbvio, mas acho que é um estilo que a calliandra "pede". Fica muito bom nela!
Aguardo as fotos dela!

Abraço,
Charles
jackson17/04/2005 21:03
Charles,

obrigado, Sempre com palavras amigas e entusiasmadoras.

[]s