Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sistema Hidrobonsai

fabioso04/07/2007 11:24
Sistema Hidrobonsai
Alguém conhece o sistema Hidrobonsai de regas ?

É uma especie de mesa para bonsai com uma abertura onde se coloca água e usa uma espécie de tecido que liga a água da mesa aos furos de drenagem do bonsai.

Por capilaridade o tecido leva continuamente água ao bonsai, fornecendo água sempre que o mesmo "precisar".

Gostaria de saber se alguém tem experiência com esse sistema e quais os resultados...

Alcides Junior04/07/2007 11:41
Muito interessante, vamos ver os comentários sobre isso, uma vez vi alguma matéria mas não me lembro se foi por aqui.
Wilson Fracassi04/07/2007 15:10
Fabioso,

Conheço este sistema só de vista, mas creio que isto seja interessante para quem tenha pouquíssimas plantas e vá usá-lo por um período curto de tempo, tipo uma viagem , etc.. No dia a dia tenho minhas dúvidas, além do mais não há nada melhor que a observação na hora da rega. eu particularmente não utilizaria.
fabioso04/07/2007 15:25
Eui também penso que pro dia a dia não é tão interessante.

Mas pra viagens acredito ser muito interessante. Outras propostas pra viagens curtas como deixar o bonsai num recipiente com água abaixo da borda do vaso, com o tempo pode causar enxarcamento do substrato e consequente apodrecimento das raizes.

Eu também vi uma matéria em espanhol sobre como fazem um hidrobonsai caseiro... Depois eu posto...
darkaso04/07/2007 21:32
Fabioso,

não lembro quem postou algo parecido, só que a bacia ficava acima do nível dos vasos das plantas ligadas por essas fitas de feltro. É uma boa possibilidade para as viagens.

T+