Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vaso de pedra pome

Sambarilove04/07/2007 19:20
Vaso de pedra pome

Adquiri há pouco essa camélia num vaso de pedra pome!

Como de se esperar, a água passa pelo substrato e sai por toda a extensão do fundo do vaso.

Alguma opinião a respeito?
fabianoscosta04/07/2007 20:06
Sambarilove, como vai?

Eu acho muito interessante, ele n tem furos de drenagem?
Se vc tivesse um vaso comum com furos tbm deveria regar até sair a água pelos furos, então dá na mesma, mas tem q notar se ele n fica úmido demais, daí é só cuidar na rega.

Acho legal o fato de n perder substrato pelos furos, sendo q furos de fixação podem facilmente ser feitos pq ela é uma pedra macia, e fica muito bacana caso se faça um vaso orgânico, n precisa de pintura e dá um tom muito rústico, natural, gostei mesmo!

E ainda se der enchente, ele sai boiando! 😂 brincadeira...

Abraço
Fabiano
Sambarilove04/07/2007 20:21
Fabiano,

Brincando ou não vc acertou! A pedra pome realmente bóia!!!

Não há qualquer furo de drenagem. A água escapa uniformemente por toda a base do vaso!

Minha preocupação é exatamente oposta à que vc mencionou. Como não há qualquer retenção de água, o substrato seca extremamente rápido e, pelo que andei lendo, a camélia carece de bastante umidade.
fabianoscosta05/07/2007 10:48
Amigo, a sugestão q humildemente lhe dou é q nesta primavera, mude o substrato q ela se encontra neste momento de pouca retenção de água, por uma mistura mais orgânica ou com adição de vermiculita (10%), acho que embora compacte com mais rapidez, vc terá mesmo q fazer este transplante anual, por ser uma florífera e ainda jovem.

Minha sugestão de substrato é a seguinte:
60% pedriscos de 2~4mm
30% terra vegetal
10% vermiculita

Caso tenha dúvidas qto à composição e se alguém mais quiser opinar, todos temos a ganhar,

Grande abraço,
Fabiano
nickyfury06/07/2007 15:30
bonsai
Eu diminuiria essa porcentagem de pedriscos, substituindo por fragmentos de casca de pinus, caco de telha. 😄
fabianoscosta07/07/2007 10:20
Oi Nick, a camélia n tem problema com a casca de pinus? qual substrato vc recomenda?