Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Nerifolia

andre05/07/2007 21:03
Ficus Nerifolia
Esse ficus foi feito apartir de estaca de raiz há um ano, ele tem 6,5 cm e ganhou um vaso novo este ano.

nickyfury06/07/2007 23:46
bonsai
Andre, show de bola seu ficus. Para o proximo reenvase, sugiro um vaso mais raso, visando mostrar melhor o nebari, e de preferencia na mesma cor do vasinho azul da foto, para realçar ainda mais esse lindo mame. 😄

Parabens por seu trabalho. 😄
fabianoscosta07/07/2007 15:40
André, muito bom, e ainda com planta de assento pra foto! 😲

Evoluindo bem amigo, parabéns!

Abração,
Fabiano
Alexandre S. Coelho09/07/2007 13:54
André,

6,5cm é brincadeira meu amigo... PARABÉNS ❗

Imagino com a copa mais cheia né isso?

abraços
Angela Fernandes09/07/2007 14:11
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

André, lindo o ficus !!!!!!!!!!!!!!! Adoro o nerifolia...possuo alguns porém, nenhum tem a grossura de tronco deste seu.

Acho que Nicky já lhe deu todas as dicas.....

AH !!!!!!!! Parabéns também pela linda planta de acento.....

e
andre09/07/2007 19:35
nickyfury,

Meu pensamento é esse, eu tenho um vaso verde ideal para o tamanho dele, mais não pude colocar agora pq preciso fazer mais uma poda de raiz pra que ele caiba nele, fica para o proximo reenvase, quanto a cor, essa que vc falou seria a ideal pois o verde é da cor das folhas dele e não vao ficar legal, estou a busca de um belo vaso pra ele.

fabianoscosta,

A planta de acento eu montei apenas pra tirar a foto, requer um cuidado muito grande pra manter uma planta nesse vaso, teria que regalo de conta-gotas e olhe que sem substrato nele não caberia mais de 5 gotas.

Alexandre S. Coelho,

Obrigado pelo elogio, a ideia é essa mesmo alexandre, apenas densificar a copa e fechar a cicatriz que tem da poda.

Angela Fernandes,

Obrigado pelo elogio, se vc acreditar a planta de onde tirei essa estaca de raiz é umas 4 vezes mais fina que ela, no reenvase vc deve notar que ele tem tendencia a criar raizes bem grossas apenas escolhi uma dela pra fazer a estaca e desenvolver esse mame.
Alcides Junior10/07/2007 07:10
Belo trabalho André, adimiro os ficus, porém na minha região só com estufa.
Leo23/07/2007 23:54
Caro André,
Além de elogiar esse seu mami,gostaria de aproveitar esse tópico para explorar um pouco os seus conhecimentos:
Como vc faz estaca de raízes?Pegando apenas um pedaço mais grosso de raiz e simplismente enfiando-as no substrato ou apenas cortando a raiz na sua parte proximal e virando para cima mantendo as ra'zes mais distais(de nutriçao)?Faz imerçao em enraizador? Qual o substrato?Usa algum tipo de estufa?
Antecipadamente grato,
Leo
andre24/07/2007 19:02
Leo,

desculpe não ter respondido antes mais eu não tinha visto sua pergunta e agora por conhecidencia eu vim postar uma foto de um vaso e ai vi e estou respondendo agora.
Quanto a questão de estaca eu faço de varios modos, desde como vc disse apenas cortando um pedaço mais grosso e simplesmente enfiando (claro que é necessario deixar algumas raizes de nutrição) as vezes chego a dividir uma raiz em varios pedaços desde que cada um deles tenha o suficiente de raizes de alimentação para que a estaca não morra, as vezes quando tem uma raiz descoberta que vou podar eu apenas corto e levanto o corte pra cima e ali nascem os brotos, ate agora não usei imerção em nenhum enraizador, até pela falta do mesmo. Quanto a usar estufa eu so uso para estacar de raiz em Acer(seguindo uma dica que vi em um topico do Luciano), e ainda estou em fase de testes, mais eu uso a estufa sempre para estaca de ponteira principalmente nos acer que secam as folhas com muita facilidade.

agora vai o vaso:

O vaso atual é o vermelho no centro, no proximo transplante colocarei o oval verde ao lado