Paulo Henrique de S. Garc05/07/2007 22:01
Shimpaku mame - opiniões
EStou no comneço do trabalho com esse shimpaku, eu tenho uma grande atração pelo estilo kengai, mas não tenho muitas plantas no estilo, pois acho meio complicado deixa-lo com uma aparencia natural...gostaria que os amicos opinassem nesse shimpaku...

essa era a planta bruta, no dia em que comprei (não acreditem na data da foto, pois tinha acabado e recarregar as pilhas e não tinha arrumado a data)

essa é a frente...

lateral direita...

lateral esquerda...
Bom gente espero que gostem e opinem a vontade...
Um grande abraço a todos e
Té mais...
Alcides Junior06/07/2007 08:16
Ficou interessante seu shimpaku, daqui alguns anos continuando a educação dos galhos terá uma cascata. Também gosto do estilo, mas uso mais os juniperus horizontalis, conhecido como jacaré.
Frangors06/07/2007 11:10
opa!
Também já li que a tuia jacaré é mais fácil de modelar em cascata, deivido a seu crescimento mais rasteiro.
Tenho uma muda bem parecida com a sua. Ainda não mexi nela, to pensando em como dar forma a ela!
Seu exemplar está bem legal. Não entendo muito mas acredito q ficará bom!!
Valeu
Paulo Henrique de S. Garc11/07/2007 12:00
Junior, Frangors
Também tenho 2 junipeus horizontalis que educo no mesmo estilo, um deles com quase 1m e ainda uma primavera mame...mas ainda não tinha feito com o shimpaku, essa foi minha primeira tentativa...
Um grande abraço e
Té mais...
nickyfury14/07/2007 16:27
bonsai
Ao contrário dos demais, eu prefiro usar o junipero horizontalis (jacaré), para formar no estilo moyogi ou literati. O estilo kengai ou han kengai, prefiro usar o shimpaku. Permite uma estruturação mais bonita, com a formação adequada, além de aceitar bem a educação via aramagem, sem comprometer partes como ocorre com o outro. 😄
É claro que há outras boas possibilidades, para qualquer das variedades, mas acho muito comum usar o "jacaré" apenas para kengai. Não gosto dessa limitação, preferindo enfrentar a dificuldade e insistir em trabalhos mais dificeis, que resultam geralmente em algo diferente e elegante. 😄
O seu trabalho com esse shimpaku ficou muito bom. Apenas uma ressalva: a aramagem ficou muito solta. Se fizer uso de ráfia, poderia comprimir melhor o arame, favorecendo a educação e a correta condução dos galhos nesse estilo. 😄