Argila em Substrato ???
Djalma06/07/2007 09:51
Argila em Substrato ???
Pessoal, eu to com umas mudas aki em casa de buxus e macieira, tenho uma de casa, e quero planta-las no escorredor, pra fazer o eskeminha da mamadeira, até aí td bem....
sei tb q ainda naum é a época apropiada pra isso, vou esperar, mas já pretendo tirar minha duvida.
Encontrei em um site falando q a mistura ideal pro Buxus é de : 40% de Argila, 50 % areia e 10% (Opcional) de terra adubada de boa procedência ( Vendida em saquinhos ).
E a mistura ideal de macieira é de : 40% de Argila, 40 % areia e 20% de terra adubada de boa procedência ( Vendida em saquinhos ).
Agora a minha dúvida, a argila depois de seca não fica mto dura ??? e isso não vai me dar problema?? ou será q qdo rego a planta e o solo, a argila naum vai ficar dura......
Resumindo, gostaria de saber se posso usar mesmo essa mistura pro escorredor, ou deveria usar outra..... ❓
Obrigado a todos por enquanto....
Alle06/07/2007 12:42
Ola Djalma.
Bem, eu acho que você confundiu umas coisinhas ai. Na verdade, é argila, mas não é a argila naquele estado mole e grudento que é matéria prima para fabricação de vasos (que é umida e flexivel e depois, posta ao sol, fica dura e finalizando a construção do vaso).
Acredito que esta argila que o site se referiu é caco de tijolo ou telha (de barro) picada.
Um bom substrato precisa de uma mistura que lhe dê boa umidade (cacos de tijolos 2mm a 5mm), boa drenagem (pedrisco de rio 2mm a 5mm) e matéria orgânica(terra preta sem adubo e peneirada).
Então é isso ai. Particularmente, eu nunca vi vendendo caco de tijolo ou telha picada. Daí você vai ter um trabalhosinho em triturar este tijolo/telha. Eu sugiro que você pegue um pano velho e envolva o tijolo/telha, daí você pegue um martelo e de boas marteladas até tudo ficar em pedaços bem pequenos, depois você joga tudo numa peneira e aproveita somente os pedaços de 2 a 5 mm.
Quanto ao escorredor, eu acho que é sempre aconselhável a jovens bonsais para acelerar seu crescimento. 😄
PS: Seria interessante você levar em consideração o clima da sua região, pois a depender deste você coloca mais ou menos argila picada ou mais ou menos areia ou pedrisco e por ai vai...
Tem uma tabela interessante feita por Fabiano Batista em sua apostila sobre Bonsais:
"Locais quentes como o Rio de Janeiro:
60% de areia grossa + 40% de terra granulada
70% de areia grossa + 30% de terra granulada
50% de areia grossa + 10% de argila granulada + 40% de terra granulada
60% de areia grossa + 10% de argila granulada + 30% de terra granulada
Para coniferas, como pinheiros, tuias, etc.
60% de areia grossa + 30% de argila granulada + 10% de terra granulada
Locais de clima mais ameno:
80% de areia grossa + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 10% de argila granulada + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 30% de argila granulada
Observações:
1 - As porcentagens acima, estão relacionadas ao peso da mistura:
2 - Para floríferas e frutíferas podemos acrescentar uns 10% de húmus de minhoca:
3 - Não há uma mistura definitiva, por isso você pode e deve experimentar outras proporções que sejam melhores para o seu clima. Lembre-se que quanto mais frio o seu clima, menos o composto deve reter água, ou seja, a drenagem deve ser melhor.
4 - Pode-se substituir um pouco da areia, por pedrisco."
Espero ter ajudado. E se eu estiver errado alguém ai em baixo ira corrigir, então, é só aguardar... 😉
Djalma06/07/2007 12:49
Ah tah..........
Agora entendi que argila é essa Alle..........
bom, vou quebrar um poukinho de tijolo então.......rss
Agora vc acha q as mudas de macieira e buxus ainda são jovens demais pra ir pro escorredor , ou já pode as duas tem mais ou menos uns 15 cm de altura......
Obrigado pelas dicas, me ajudou muito....
abraços..
Alle06/07/2007 13:08
Olá 😄
Então Djalma,
O escorredor/mamadeira (que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento da planta, como tamanho do tronco e do galhos, fazendo que o jovem bonsai adquira forma adulta mais rapidamente) é recomendando quando a planta já está bem crescidinha... Eu prefiro esperar uns dois anos (apenas para o escorredor, sem mamadeira, esta vem apenas em outra fase) a depender da espécie. Quantos anos tem a sua mesmo? Uns 15cm deve ter um pouco menos dessa faixa, não é? Que tal postar umas fotos ai para o pessoal mais experiente apreciar uma resposta mais adequeda?! 🙂
Bem, enfim, lembre-se que o replantio em si é uma operação delicada, que deve ser feita normalmente em determinadas situações... como:
“Periodicamente, na primavera, a cada 2 anos.
Para passar a planta para um vaso de treinamento, na primavera.
Quando adquirimos uma planta, e o substrato onde ela se encontra, será mais prejudicial que replantar fora da época.
Por: Fabiano Batista"
Ok?! Até mais! 😉
darkaso06/07/2007 18:24
Djalma,
A argila referida pode a argila expandida que se compra em viveiros e floriculturas. Ela é leve e não compacta. Mas é muito pouco absorvedora de água, o que seria muito melhor feito pelo caco cerâmico.
o objetivo do escorredor mamadeira é deixar a plantar crescer livre. Com isto você tem um melhor aproveitamento do tempo em que você está cultivando. Sendo assim pode colocar qualquer muda, de qualquer idade no escorredor, e assim que soltar raízes no fundo coloque na mamadeira.
T+
Djalma06/07/2007 18:39
ok.......
Alle, putz, vou ver se arrumo uma maquina pra tirar fotos pra mostrar pro pessoal como estão as mudas.....
Outra pergunta....qdo eu coloko ela no escorredor e dá a época de trocar o substrato, troco normalmente como eu faria em um vaso comum???
Obrigado...
Sambarilove07/07/2007 13:15
Alle,
Quando encontramos recomendações de "ARGILA" para substrato, trata-se de argila mesmo, aquela que molhada forma barro.
Caco de tijolo/telha é a mesma matéria prima mas que, submetida a aquecimento, alterou suas características originais prestando-se, desta forma, a outra finalidade.
Não consegui encontrar mas há um boa discussão aqui no forum tratando de argila, argila expandida e caco de tijolo/telha.
Sambarilove07/07/2007 13:17
Alle,
Quando encontramos recomendações de "ARGILA" para substrato, trata-se de argila mesmo, aquela que molhada forma barro.
Caco de tijolo/telha é a mesma matéria prima mas que, submetida a aquecimento, alterou suas características originais prestando-se, desta forma, a outra finalidade.
Não consegui encontrar mas há um boa discussão aqui no forum tratando de argila, argila expandida e caco de tijolo/telha.
fabianoscosta07/07/2007 18:27
Alle escreveu:
Tem uma tabela interessante feita por Fabiano Batista em sua apostila sobre Bonsais:
"Locais quentes como o Rio de Janeiro:
60% de areia grossa + 40% de terra granulada
50% de areia grossa + 10% de argila granulada + 40% de terra granulada
60% de areia grossa + 30% de argila granulada + 10% de terra granulada
Locais de clima mais ameno:
80% de areia grossa + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 10% de argila granulada + 20% de terra granulada
70% de areia grossa + 30% de argila granulada
Observações:
1 - As porcentagens acima, estão relacionadas ao peso da mistura:
2 - Para floríferas e frutíferas podemos acrescentar uns 10% de húmus de minhoca:
3 - Não há uma mistura definitiva, por isso você pode e deve experimentar outras proporções que sejam melhores para o seu clima. Lembre-se que quanto mais frio o seu clima, menos o composto deve reter água, ou seja, a drenagem deve ser melhor.
4 - Pode-se substituir um pouco da areia, por pedrisco."
Espero ter ajudado. E se eu estiver errado alguém ai em baixo ira corrigir, então, é só aguardar... 😉
Me perdoem mas n entendi esta tabela, Alle por favor me acuda e me explique pq 4 tipos desubstratos para clima ameno, sem explicação à q tipo de planta usar para cada um, estou confuso...
Alle10/07/2007 09:58
Ola! 😄
Bem Fabiano, pelo que eu entendi, são opções/sugestões para vocês escolher uma das quatro...
A unica diferença de substrato que esta tabela traz para tipo diferentes de planta é "Para coniferas, como pinheiros, tuias, etc." 😕
😂 Infelizmente minha ajuda se limita aqui amigo Fabiano, como eu citei em todos os meus comentários, esta tabela pertence a apostila de um xará seu, o Fabiano Batista, e eu sou um pequeno aprendiz disposto a ajudar pelo pouco que já sei e pelo muito que leio... Ah pessoal, e essa apostila está no e-mule, quem quiser pegar pra ler e analizar as opiniões dele vale a pena. 😉
No mais, até mais!
Djalma10/07/2007 10:33
Blz pessoal, agora to começando a entender que o substrato ideal a gente que vai encontrar uma proporção boa de mistura para cada região, mas sempre se baseando nas tabelas que pedem mistura de areia granulada + argila + terra.....
É isso neh pessoal ???
Abraços e obrigado a todos...
fabianoscosta10/07/2007 10:53
Pois é Alle, o interessante é q ele põe percentuais diferentes para o mesmo insumo em receitas iguais, deve ser para tipos de plantas diferentes, mas devia explicar qual sua idéia, porém discordo com algumas destas, mas...isto n vem ao caso, não se sabe o q ele quer fazer, q tipo de planta vai...
Abraço
Fabiano