Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jasmin anão (muitas dúvidas)

sefo4006/07/2007 16:30
Jasmin anão (muitas dúvidas)
Saudações...
Ganhei mais um presente: dessa vez foi um jasmin anão. Tem aproximadamente 15 cm de altura (contados da borda do vaso)
Só que eu não sei cuidar direito. Preciso da ajuda básica, do tipo: qual o tipo de clima ele gosta? Moro em apartamento, posso deixá-lo no sol apenas na parte da manhã? Devo regar todo dia? Como a poda deve ser feita?

Qual seria a frente? A primeira ou a segunda imagem?

Desde já agradeço a ajuda.

Saudações fraternais,

Sérgio Fonseca

P.S.: O grande amigo que me presenteou disse que comprou por indicações de pessoas aqui do FORUM, logo, obrigado a todos: gostei muito do presente!
Ricardo Paiva07/07/2007 00:20
Olá Sefo40.

Olá Lago.
Com certeza a frente é a da primeira foto.

Também tenho uma Gardênia e gosto muito da espécie pela rugosidade do tronco, apresenta normalmente um lindo nebari e temos as flores com seu perfume encantador.
Já perdi um exemplar por mexer demais nas raízes em época inadequada. É preciso bastante atenção ao clima para mexer nela.
Eu utilizo um substrato com: 1 parte de terra granulada, 1 parte pedrisco (1 a 2 mm), a parte de argila expandida (1 a 2 mm), e um pouco de vermiculita.

Segue uma ficha resumida que tem nosite do Mário (http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html)

NOME COMUM: Jasmim
NOME CIENTÍFICO: "Gardenia jasminóide" - Sin.:Gardenia augusta, Gardenia florida, Gardenia grandiflora, Gardenia radicans, Gardenia schlechteri
FAMILIA: Rubiaceae
ORIGEM: China.
SOLO: Mistura de terra ácida.
CLIMA: Meia sombra no verão, sol no restante do ano.
REENVAZAR: De 2 em 2 anos na Primavera.
ADUBAÇÃO: De 15 em 15 dias.
ÁGUA: Abundante sem encharcar.
MULTIPLICAÇÃO: Estaca, alporque.
FLORESCE: Sim
FRUTIFICA: Não
PODA: Podar depois da floração.

Belíssimo presente.
Ferreira08/07/2007 11:31
Estilo
Sérgio

Siga as dicas do Ricardo para cuidar do seu belo shohin de mini-gardênia (Gardenia jasminoides radicans) em estilo hokidashi.

Eu gostei da 1a. foto como frente atual, pois mostra bem a estrutura do estilo hokidashi. Mas a 2a. foto ficaria ainda melhor como frente, mas apenas se fosse removido (por alporquia ou para estaquia) o galho grosso, para melhorar a aparência do tronco. Também acho que o conjunto ficaria ainda maia harmônico se, na época certa, fossem removidas as raízes muito altas.