joellagunasc07/07/2007 13:17
Duvida de Principiante
Estou começando agora na arte bonsai ( pois realmente é uma arte ) e gostaria de tirar algumas duvidas:
Quando coletamos uma planta na natureza (yamadori) arrancamos ela do solo e levamos para casa , dai para frente quais saõ os procedimentos para com esta planta . Colocamos ela ja num vaso pequeno? podamos as raises? podemos aramar , colocamos ela no vaso original , e podemos mexe-la nela imediatamente ou quanto tempo depois?
A principio esta e a minha unica duvida ( que modestia!!! ) assim que foram surgindo outras eu vou postando e sempre contando com a ajuda dos amigos mais experiente
fabianoscosta07/07/2007 17:39
Oi meu amigo Joel, td bem?
Meu caro, tudo depende da época, da planta, do seu estado de desenvolvimento, de sua saúde, e por aí vai...
Não se pode generalizar em quase nada em bonsai tão qto em plantas em geral.
Se for mais específico, a resposta será mais acertada, e se possível tiver uma foto da "vítima", melhor! 😄
Abração
Fabiano
Ferreira07/07/2007 20:20
Tempo, tempo, tempo...
Joel
Tenho visto que na maioria dos casos após o yamadori a planta deve ser acondicionada em um recipiente grande o suficiente (bacia, balde, etc), bem furada e com substrato drenante, onde ficará até a recuperação total. Dependendo da espécie e da estrutura de raízes presentes inicialmente, isso pode demorar apenas um ano, para que comece a ser trabalhada. No entanto, para as coníferas pode ser necessário até 5 anos para a recuperação das raízes, antes que qualquer trabalho de modelagem possa ser feito. Portanto, o tempo é muito variável, sendo necessário sempre observar a resposta da planta.
joellagunasc07/07/2007 20:30
Valeu amigos , realmente bonsai e a arte da paciencia .
Outra duvida:
Quando colocamos musgos em nossos trabalhos eles necessitam de uma irrigação mais abundandte diferente da planta , este fato não poderá gerar um excesso de agua para a planta. O melhor então nao seria , não colocar musgos ou so colocar quando fosse fotografado ou para alguma exposição ou concurso?
Ped08/07/2007 01:17
No caso dos musgos, são utilizados somente em bonsais formados ja e mesmo assim é evitado ao máximo que se coloque em toda a extensão do substrato, pois retem muita agua.
Em exposição, o musgo é colocado um dia antes e retirado um dia depois, ou seja, somente para a exposição, pois não há vantagem nenhuma para a planta ter musgos sobre o substrato...somente, é claro, a "buniteza".