Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BONSAI OU BONZAI ?

MARCIO ROLDÃO17/04/2005 21:33
BONSAI OU BONZAI ?
AMIGOS GOSTARIA DE SUAS OPINIÕES SOBRE A PRONUNCIA CERTA DA PALAVRA BONSAI. A MAIORIA DAS PESSOAS ( LEIGAS ) FALAM BONZAI COM SOM DE Z. E EU JA VI FITAS EM QUE PESSOAS EXPERIENTES FALAM BONSAI . QUAL O CORRETO ? EU FALO BONSAI.
Mário A G Leal17/04/2005 22:46
Márcio, escreve-se BONSAI, pronunciado como se escrito BONÇAI.
gago20/04/2005 20:17
e vale lembrar que bonsai tambem nao tem plural certo??
é incorreto falar "bonsais"
Mário A G Leal20/04/2005 20:46
Gago, estou revendo este conceito por uma razão muito simples, não usamos o ideograma, usamos o português. Em português faz-se o plural com "S" tirando-se alguns casos como os coletivos e, não me recordo se mais algum caso.
Na nova edição da minha apostila, NOÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A CRIAÇÃO DE BONSAI, estou usando o plural. Acredito que esteja certo. Rever um conceito, acreditar e corrigí-lo, é importante.
Raijin20/04/2005 21:32
conceitos
Mario eu sei que estou mudano o assunto de pato pra ganso mas a lingua portuguesa nos prega peças por exemplo: a palavra Brasileiro é totalmente ilógica pois a terminologia "eiro" esta relacionada a um determinado profissional ex: padeiro- pedreiro- marceneiro o certo seria sermos chamados de Brasilianos como nossos amigos Italianos- Americanos-Mexicanos.....a palavra Brasileiro foi uma adaptação feita aos madeireiros que trabalhavam somente com Pau Brasil,a primeira madeira de lei imagina se ao inves de bonsaistas fossemos chamados de bonsaizeiros hehehehehehe.
* Obs.(Chama-se madeira de lei toda a arvore que só poderia ser derrubada com ordem da coroa portuguesa hj em dia foram incluidas madeiras mais simples mas que apresentam alta densidade e alburno parcial ou totalmente incorruptivel como o caso do Pau Brasil).
*Obs. coloquei a explicação sobre madeira de lei pois mesmo alguns amigos portugueses não sabia a origem dessa classificação.
Mário A G Leal20/04/2005 21:40
Mago, gostei da "derivação". Explicativa! Não sabia o detalhe da madeira-de-lei.