Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida teórica sobre alpórquia.

attilaokada14/07/2007 22:01
Dúvida teórica sobre alpórquia.
Fazer o anelamento completo, sem deixar uma ponte para passagem de seiva não impede que toda a seiva chegue à planta? Sei que é esta a idéia, pois a planta então soltará raizes para compensar a falta de alimento.
Mas porque então não cortar e enterrar direto no vaso, qual a diferença?
duprat15/07/2007 01:45
tai boa pergunta.
nickyfury15/07/2007 03:09
bonsai
Apenas temos que nos lembrar que a passagem de seiva ocorre via casca, mas a distribuição das AIA se dá pelas celulas do tronco. Essa possibilidade de anelamento completo pode ser realizada em até 80% de todas as espécies vegetais. 😄
No caso particular das coníferas, o que se faz é enrolar no galho um arame de cobre com diâmetro de ± 3mm, fazendo-se um torniquete até que metade do diâmetro do arame penetre na casca. Esse método é usado em plantas que não toleram uma interrupção radical no fluxo da seiva. 😄
A razão para não se efetivar o corte logo, e plantar a parte selecionada, ao invés de aguardar o enraizamento via alporque, é em função de que nem todas as plantas enraizam bem via estaqueamento. 😄
Aliás, creio ser essa a principal razão, principalmente se considerarmos o diametro do caule alporqueado, vez que, salvo raras exceções, a maioria das espécies não emitiria raízes caso fossem estaqueadas, principalmente se o caule for de grande diametro. 😄
darkaso15/07/2007 06:30
Attila,

após uma boa explicação do Nicky fica difícil de colocar muita coisa, mas para tentar reforçar vai aí...

na transição entre o cerne (a parte dura ou tronco propriamente dito)
ainda não está completamente sem transporte de seiva. Aos poucos, à medida em que a casca vai transformando em cerne, essas vias vão deixando de fazer o tronsporte. Algums espécies bem rápido, outros mais lento, e por isso pode-se encontrar algumas parcas vias condutoras nessa superfície. São muito poucas, mas ajudam a manter o cerne "vivo".

Se cortar de vez essas vias são as primeiras a morrer, iniciando o processo de secagem do cerne. Com isso a planta acaba secando também os outros sistemas, xilema e floema. Creio que essa não pode ser considerada a causa final pelo qual se tem a morte do tronco, mas uma dentre outras, com certeza.

T+
Alcides Junior16/07/2007 08:19
Muito esclarecedora matéria. 😄
ARQPATRIK16/07/2007 15:01
NICKY E DARKASO

Beleza de explicação, esclarecedor.
Parabens!!
Alberto Alves16/07/2007 22:41
Ufa!Beleza de explicaçao. 😉
E aproveitando o tópico sobre alporqiua eu fiz
numa acerola aqui no meu quintal já faz um mês
fui injetar hormonio ontem e não resisti abri para dar uma espiadinha
para minha surpresa estava cheio de formigas,parece que criaram um ninho dentro do"substrato"do alporque que por sinal não enraizou nadinha mas 1 mês pra min e muito cedo também.
Será o que pode ter atraido as formigas?
Marcelo Giovanelli16/07/2007 22:58
Alberto, qdo fazemos os cortes do anelamento ocorre estravasamento de seiva bruta e elaborada. As seivas de maneira geral contém açucares e estes atraem as formigas. É o mesmo princípio de atração dos pulgões porém nesse caso a formiga o pega diretamente e não precisa esperar o pulgão picar a planta!

Abração!!
darkaso17/07/2007 11:59
Alberto,

acho que pode não pegar sua alporquia devido ao ataque das formigas. Se você não viu nem uns calinhos próximos do corte pode não pegar.

T+
Alberto Alves17/07/2007 20:18
Marcelo valeu como eu não tinha pensado sobre a seiva... 😮ops:
Darkaso sobre os"calinhos"eu vi só um...
Obrigado pelas respostas.
Marcelo Giovanelli17/07/2007 22:29
Grande Alberto... é assim que aprendemos amigo.. tentando, tentando e tentando de novo.....

Abração!!!
duprat18/07/2007 02:54
Sim mas como evitar as formigas?
Em plantas de jardim se costuma usar oleo queimado no tronco. Creio que é também um procedimento possível neste caso.
darkaso18/07/2007 21:46
Duprat,

já vi colocarem algodão nas pontas para que elas tenham dificuldade para chegar ao alporque. Com algodão sendo colocado por cima das amarras do alporque elas tem muita dificuldade de andar no algodão.

T+
Alberto Alves19/07/2007 13:48
Marcelo uma coisa que eu não deixo de fazer é tentar 😉
1 abraço
Duprat sobre o óleo queimado qual o local perto das amarras ?
E Dark valeu pela dica vou tentar com o algodão quando começar a primavera...
abraços
duprat19/07/2007 17:32
alberto, não necessariamente. Um anel em qualquer altura do tronco impede a passagem.
Alberto Alves19/07/2007 17:45
Ahhhh 😮ops:
Beleza valeu pela dica.
darkaso19/07/2007 19:22
Alberto,

tem que ver se as formigas já não estão na copa da planta, como acontece quando a planta tem cochonilhas, aí sempre tem formiga. Se tiver é melhor colocar nos dois lados do alporque.

T+
Alberto Alves20/07/2007 20:24
Beleza Dark vou passar a observar
essas "danadinhas" agora melhor.
Aproveitando...
Nos primeiros 30 dias não sai nenhuma raizinha mesmo não ou
o meu alporque que não deu "liga".
darkaso20/07/2007 21:16
Alberto,

pode ser a época ou mesmo as formigas. Não desista, na primaveera tente de novo.

T+
Alberto Alves20/07/2007 21:21
Valeu vou esperar a primavera...
1 abraço
nickyfury22/07/2007 11:16
bonsai
Alporque é uma técnica demorada, dependendo da espécie escolhida. Apenas para se ter uma idéia, se fizermos alporque em um Kuromatsu, ou pinheiro negro, pode levar até um ano para a emissão de raízes suficientes para o corte do galho. 😄

Algumas plantas têm resposta mais rápida que outras. A acerola, nas minhas tentativas, só lograram ser retiradas com sucesso após 4 meses. Jabuticabeira, geralmente com seis meses. 😄

O ideal, para garantir sucesso, é fazer o anelamento na primavera. Quanto ao oleo, para impedir ação de formigas, pode-se aplica-lo no caule da planta. desde o solo até mais ou menos um palmo acima. Lembrando que essa aplicação deve ser repetida enquanto perdurar o alporque, vez que a rega diária ou a chuva, contribuem para o desgaste da aplicação. 😄