Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola

Romulo Silva da Costa15/07/2007 23:14
Acerola
Ola pessoal, estou participando pela primeira vez do fórum e posto uma foto de um "pré-bonsai" de acerola que venho acompanhando seu desenvolvimento desde a semente.
Na verdade achei a mudinha ainda nova no meu quintal, as primeiras ramificações estavam meio altas daí resolvi fazer essa "coisa" com o tronco pra ver no que ia dar.
Queria allguma dica sobre a copa. O que fazer com ela?
Sera que ela vai dar um bonsai rasoável?
E se deveria tentar engrossar mai o tronco.
Não consegui anexar a foto, tem uma dela no meu orkut: http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAACi60eW2yWOSF5KXAzfUGtO_9xcmNw9Kf5ugF25IQDHkmlRVv7LHJ76w2ZhqG8whSiKs1nthzVSuhxnuXzA-8LBAJtU9VAHtrsUbkPnDVVdxkpSyNx7SoXS9A.jpg

Obrigado desde já.
darkaso15/07/2007 23:30
Romulo,

seja bem vindo ao fórum. O Atelier do Bonsai é um site com muitas matérias que podem ajudá-lo muito a progredir na arte bonsai. Além disto pode contar com os colegas do fórum para as dúvidas que tenha.

Infelizmente sua foto não apareceu. Você colocou a página do orkut que exige senha. Quando estiver logado no orkut clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades. Copie o link da foto e cole na mensagem.

T+
Romulo Silva da Costa15/07/2007 23:46
Valeu pelas dicas.
Vamos ver se agora vai funcionar.
Se não ser certo, queria saber como fazer para afoto aparecer no próprio tópico editado.

Valeu!
Alcides Junior16/07/2007 09:38
foto
ai esta a foto...
Alcides Junior16/07/2007 09:39
Sua planta esta se encaminhando para um bonsai, mas se quer engrossar o tronco eu a colocaria em um escorredor e depois na mamadeira até conseguir a grossura desejada, neste tempo pode ainda ir dando uma triangulação na copa.
darkaso16/07/2007 17:32
Romulo,

ela está indo bem mesmo. Este movimento que você fez de torção está levando ela para o caminho do bankan. Um estilo que se caracteriza por esta volta que fez o tronco. Para completar o estilo e valorizar é interessante dar mais meia volta com o tronco. A cada curva um galho saindo para o lado formando a copa. Para acerola não é muito fácil de fazer uma copa muito compacta, mas como é uma florífera não é tanto problema. É interesante que faça o reenvase para o escorredor/mamadeira para dar uma engrossada no tronco, claro que depois de fazer a aramação para dar a modelada.

T+
Romulo Silva da Costa17/07/2007 02:53
Muito obrigado pelas dicas, vou tentar seguir os conselhos e esperar o seu desenvolvimento.
Obrigado.
Romulo Silva da Costa17/04/2009 22:49
Depois de muitos anos na mamadeira. Estou atualizando a evolução dessa acerola. To tentando seguir mais ou menos o modelo que o Darkaso sugeriu:
Nova Frente:

Esquerda:

Posterior:

Direita:

Na foto da direita esse galho, à direita do aramado vo deixar pra ve se dá um engrossada no tronco!
Alguma dica pra melhorar a estruturação e distribuição dos galhos???
Abraço a todos os amigos foristas!
Romulo Silva da Costa26/04/2009 12:02
Alguma sugestão com o andamento dessa acerola???
Abraço
Sergio Batalini26/04/2009 17:33
Ola.. vc poderia tentar dar movimento a estes dois galhos , talvez até eliminando um , pois nascem juntos e paralelos ... { bem visivel na ultima foto ... }
Romulo Silva da Costa26/04/2009 20:22
Intão Sergio, justamente vou eliminar um deles mas não por agora, pretendo fazer como o amigo Filipe faz pra engrossar os galhos e troncos - usando um galho de sacrifício, mas vou tentar dar mais movimento a um deles.

Valeu desde já!
Filipe Henrique02/05/2009 21:48
éééé...
sou eu .. sim, ouvi(li rsrsrsr) meu noem por aqui...
SERGIO BONSAI mandou bem... tb acho q é baum dar movimento nos galhos logo, e concordo com vc no que diz respeito a ir adiando as podas pra dar uma engordada na planta... só uma resalva, se os galhos de sacrificil estiverem roubando muita enrgia dos outros... de uma poda leve neles....
abraços fih
Alexandre S. Coelho02/05/2009 22:27
Oi Romulo

Acho que tua pequena planta já está muito bem encaminhada depois de todas sugestões... Êta fórum bom arretado ❗ 😂 😂 😂