Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Parafina de vela e óleo como pasta selante caseira?

attilaokada17/07/2007 14:17
Parafina de vela e óleo como pasta selante caseira?
Bom, eu li por ai que o pessoal usa vela como pasta selante, mas a vela é meio quebradiça, então eu derreti ela no banho maria e coloquei óleo de cozinha pra diluir, ficou com consistência de pomada, me parece um bom impermeabilizante, tem algum problema o óleo de cozinha pra diluir a parafina?
darkaso17/07/2007 14:32
Attila,

a princípio sendo óleo vegetal não terá problema. É uma boa posibilidade, simples e barata. Tem quanto tempo você fez a pasta? Ela continua com a mesma consistência?

T+
Alcides Junior17/07/2007 14:58
Muito interessante a sua pasta! posta uma foto dela para a gente ver. A pergunta do Darkaso faço minha também, a consistencia continha a mesma?
attilaokada17/07/2007 16:20
Fiz ela hoje, a consistência ficou muito boa, misturei um pouquinho de pasta de dente pra dar a ação fungicida. Vou esperar alguns dias pra ver se a consistência muda, depois eu posto aqui...
Alcides Junior18/07/2007 07:45
Ok, ficaremos aguardando a sua futura postagem. 😉
sdlucca20/07/2007 16:09
Opa!!

Eu achei interessante a tua idéia e resolvi dar uma incrementada na tua receita ao invés de utilizar pasta de dente com agente biológico coloquei na mesma proporção cera de abelha e o resultado ficou muito bom.
Chaddad16/08/2007 23:34
Pastas selantes
Meus caros,

A cera de abelha é melhor diluída, ou amolecida com vaselina líquida. Se usamos óleos vegetais a pasta se decompõem mais fácil por ação dos fungos. A vaselina por ser mineral prolonga a vida útil da cera de abelha.
Seu uso adequado é como selante e repelente de umidade em cortes.

A pasta de dente tem aplicação como inibidor de fungos em cortes, principalmente os que serão enterrados, como raízes podadas e estacas.

Se misturadas pastas de dente e vaselina sólida podem ser usadas em jins e sharis, para evitar a perda de água, a entrada de fungos e o braqueamento da madeira.

Um abraço
flavio bonsai17/08/2007 07:31
essa idéia e muito boa já usava muito bom mesmo.

flaviohenrique.
Djalma19/08/2007 09:47
Attila, depois q faz essa receita fica em consistência de pomada, mas passa aí, quais são as proporções de óleo, parafina e pasta......

E depois de aplicada, ela seca e endurece no bonsai? É isso ???

Fiko no aguardo........

Obrigado e abraços.....
nickyfury19/08/2007 10:00
bonsai
Chaddad, considero que sua solução para a mistura é melhor, vez que o oleo de cozinha pode, além do fungo, trazer formigas e pulgões para a planta. 🙁
attilaokada23/08/2007 01:31
É, a pasta fica mole e depois de uns dias endurece na planta. talvez seja melhor diluir parafina em vaselina liquida então. Achei que com o óleo ficou mesmo um pouco oleoso hehe.
Mesmo assim, não sei se por causa do óleo ou pela pouca quantidade de pasta de dentes, esperimentei cobrir um pedaço de madeira e colocar em hambiente bem húmido, pegou fungos...
Djalma23/08/2007 18:53
Hum....Attila, acho que então deve ser o óleo heim....vou ver se compro umas velas e testo só com vaselina, parafina e pasta de dente ....e ver se dá certo.......vou testar em um pedaço de madeira tb

Qqer coisa se funcionar, dou um toke aki no Tópico.......

Abraços.......