Olá Fabiano
fabianoscosta escreveu:
Estou sentindo falta da participação de várias figuras importantes neste tópico, poderia se esclarecer vários pontos que podem ficar em dúvidas, pois qto mais se fala, mais questionamentos aparecem e mais dúvidas seriam esclarecidas, esta sala está enfraquecendo, a meus olhos...pelo menos já foi muito mais ativa...
Lamento e abração
Pois é verdade... 🙁
O Problema é que em tempos, este fórum tinha uma frequência mais cordial, discutiam-se opiniões que eram apenas isso, “opiniões”, por vezes também aquecia um pouco, mas depressa retomava a normalidade...
O problema agravou-se, quando surgiram algumas/novas personagens que aproveitando o espirito (de então) democrático do Fórum, lançaram alguma confusão, quando expuseram o seu trabalho à apreciação da comunidade, e chegaram ao ponto de achar todas as restantes opiniões que não a sua, como um ataque pessoal à sua integridade.
Tal redução de perspectiva, ainda hoje os faz (que só a eles diz respeito, mas não os abona em nada) ter uma atitude Anti-Democrática e castradora, pretendendo ver/ouvir uma só “voz”, um só pensamento, precisamente aquilo que não querem ver por cá e abominam.
“Divergência”, não é criar atritos, nem falta de respeito...divergência é evoluir, falta de respeito é a castração...Arte e Honestidade, são virtudes do “Ser” e nada terão a ver, com a perspectiva diferente de outrém, perceber isso também é respeito.
Quem acredita que Bonsai deve ser feito numa determinada vertente e com regras, e quem acredita que deve ser seguido noutra e sem regras nelas, são pessoas idênticas, ambas são “crentes” que acreditam em algo...divergem apenas no ponto de vista, e esse ponto de vista quando levado ao extremo, pode vir a ser demasiado redutor...e afastar de igual forma ambos do "caminho" do Bonsai
As regras existirão de igual forma seja em que vertente for, embora num dos lados estejam perfeitamente definidas, não outra, só o próprio nome “sem regras” já é uma regra, faltará percepcionar todas as outras de natureza subtil, que fogem à nossa percepção ou estarão distorcidas por ela, o que não quer dizer propriamente que não existam.
Nada é feito ao livre acaso, como à primeira vista nos poderá parecer.
É preferível assimilar o máximo de todas as fontes, retirar delas tudo o que acharmos bom, purgando tudo o que nos parecer mau...no fundo tentar captar aquilo que nos for possível...para posteriormente tentar seguir o nosso caminho sem “palas nos olhos”, já que se trata do “nosso caminho pessoal” e de mais ninguém...
Agora, se eu seguir um caminho que é só meu e o pretender mostrar numa determinada comunidade o fruto do meu trabalho, tenho que ter algum cuidado, porque se esse for divergente dos restantes, e não for convenientemente explicado, corro o risco de ser mal entendido ao ser comparado a algo que não terá sido o meu objectivo, se for intransigente na minha maneira de estar, mesmo sendo compreendido, posso não ser bem recebido... que também não deixa de ser um acto de Democracia...
Se o faço tenho sobretudo de ser receptivo, porque afinal terá sido para isso que coloquei algo para apreciação, não para alimentar um Ego, que é um apego ao "Eu" e esse Eu, de forma isolada nada tem a ver com Bonsai, mas para ver se o fruto mostrado, dá indicios de ir no caminho certo..seja ele qual for a vertente.
Não conta o numero de “msg”, nem o numero de fotos que colocamos, conta o sumo que se pode extrair delas depois de exprimido e o interesse que isso poderá representar para a restante comunidade.
Conta estar receptivo
Conta o respeito pelo próximo.
Conta a opinião do outro mesmo que não a pretendamos seguir
Conta a amizade que poderá surgir na divergência, a maior vitória de ambos
Conta partilharmos o que sabemos uns com os outros, mesmo por pouco que seja
Por algumas vezes não respeitarmos ou esquecermos alguns destes itens, é que o papel amachucou e depois de amachucado, jamais voltará a ficar direito, resta-nos estar atentos para que não se volte a repetir e pode ser que então alguns dos amigos de então voltem ao nosso meio.
[ ]s
Castro