attilaokada18/07/2007 13:55
Quais espécies podem ser cultivadas à sombra?
Gostaria de saber quais espécies toleram mais a falta de sol. Tenho um espaço em uma mesa em baixo de uma janela que está coma face voltada mais para o sul, sendo um espaço bem iluminado, mas não batendo sol. Existem espécies que podedm ser cultivadas à sombra?
Ferreira18/07/2007 19:04
Pouca luz
Átila
Eu recomendaria para local com menor luminosidade as seguintes plantas: Carmona, Ficus, Serissa, Gardenia, Jasmim, Scheflera e primavera, entre outras. O sucesso dependerá da real situação de luminosidade, pois mesmo as espécies citadas poderão sofrer desde redução da velocidade de crescimento até apodrecimento de raízes, amarelamento e queda de folhas e incidência de fungos. Portanto, maiores cuidados de manutenção e acompanhamento serão necessários. Isso poderá incluir a exposição a "banhos" moderados de sol com certa freqüência.
Alcides Junior19/07/2007 07:35
Complementando o que o Ferreira explicou, vc também poderá criar alguns tipos de acontecimentos da natureza, assim como o orvalho que é muito importante para a planta borrifando água sobre as folhas. Falando em água, muito cuidado na rega, como não tem sol direto nem vento direto (provávelmente) ela ficará mais tempo úmida.
sefo4019/07/2007 11:17
Olá,
Há algum tempo estava com a mesma dúvida que você.
Então, aqui no forum me indicaram o site www.bonsaikai.com.br. No link "comprar" tem o tempo de sol q cada espécie de planta precisa.
Também indico o site
http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html
Espero ter ajudado.
Abraços