Olá Luciano "Acupunturista"
Luciano Acupunturista escreveu:
Olá pessoal, meu junípero que comprei está também "secando". Bem, na verdade são focos e não sei o que pode ser.
Ele de facto está a passar um mau bocado, vamos lá a tentar escalpelizar as questões um pouco mais...para ver se alguém consegue/conseguimos opiniar.
Qual a sua localização?
Minha planta fica na janela e pega sol de 8hs da manhã até 13hs e depois das 13:30 até 14:30.
Como refere mais à frente que o coloca em casa à noite, suponho que aqui se refira estar na rua? onde???
nesse local está exposto a correntes de ar?
Como o rega? e com que frequência?
A rega estava fazendo todos os dias, mas agora estou fazendo dia sim dia não e no dia "não" eu borrifo água.
O bonsai não deve ser regado todos os dias, nem de 2 em 2 dias, mas sempre que se verifique ser necessário, o meio ambiente onde está inserido, mais alguns factores (como o solo/espécie) é que determina de quanto em quanto tempo é que deve regado...se for dificil recorra à técnica do pau de espetada, até apanhar o jeito 😉 .
Ou a praga que vejo no seu é similar à minha (trevo), ou esse matinho indica muito tempo exposto à humidade.
Por vezes quando dizemos "água a mais", pode dar-se uma ideia errada, a quem lê e ao dono da respectiva, de que se trata de um "Erro" estando este a regá-la em demasia, o que pode não ser o caso...
Água a mais, pode ser provocado por ausência/falta de condições para que esta seja assimilada e permita também a oxigenação... sendo esse um dos grandes problema de quem tem por ex: bonsai no interior.
Quem o tem nestas condições, muita das vezes rega-o apenas uma única vez por semana, e devido à falta de condições ( Sol/Substrato etc.), este vai estar demasiado tempo com o sistema radicular encharcado...mais do que outro que esteja no exterior e seja regado uma ou duas vezes por dia 😉 .
Como o aduba e com quê, mais precisamente?
Coloco 6-6-6 líquido respeitando o rótulo voltado para o bonsai, mas coloco também farinha de osso, torta de mamona.
Ok...e como procede na administração?
Complementa-os de alguma forma (uns com os outros)?
Quando o transplantou pela ultima vez?
Ainda não foi transplantado.
À quanto tempo o tem?
Essa deve ser a primeira coisa que devemos fazer quando compramos uma árvore e ela já se establizou no nosso local...só a partir dai passamos a ter algum controle nela 😉
O Substrato de origem pode trazer inumeros problemas, por cá, não raras vezes vêem em argila Chinesa, cujo único propósito é a sua fixação durante o percurso de transporte Internacional...funciona, mas para muitas é fatal....sobretudo quando se compram e não se transplantam, por esquecimento, ou por estar fora de época.
Que tipo de solo o escolheu para ele?
O solo origonal que está é uma mistura que observo bastante carvão.
O Carvão deve ser para lhes fornecer um possivel suplemento de Potássio, também funciona com Fungicida...
Seguinte, a planta estava indo bem mesmo, mas de uns dias para cá, aqui em Goiânia está ventando demais e diminui a sensação térmica mais e mais. Sendo assim, estou deixando ela passar a noite dentro de casa protegida dos ventos fortes. Moro em apartamento. Parece que está melhorando, mas queria uma sugestão, pois posso estar errado. Abração.
Agora o importante é a sua estabilização, evite andar com ele de um lado para o outro, tente arranajr-lhe um local abrigado na zona onde costuma estar...ele assim estará constantemente a tentar reajustar-se...e isso na minha opinião também não é bom...coloque-o numa zona abrigada, regue-o quando necessitar e deixe-o descansar 😉 , Adubos NADA, 😉 Hein...se pretender pode borrifá-lo com soro glicosado, pode não fazer grande coisa, mas como diz o ditado "Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém", faça-o é de preferência ao anoitecer.
As árvores quando estão em aflição, como reflexo de sobrevivência, para evitar percas de liquidos, fecham os estômatos durante o dia, e abrem-nos à noite...logo penso que será a melhor altura.
Se fosse meu era assim que faria...talvez também não descartasse a possibilidade de um "transplante de emergência"...talvez.
Agora as cores do seu Junipero não me parecem nada bem...não pretendo ser fatalista, mas quando se vêem assim...muito pouco se pode fazer com eles, pelo menos dos meus assim foi...
De qualquer forma, Boa Sorte 😉
Cptos,
Castro