Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O QUE SERÁ?

IPAVIE22/07/2007 13:55
O QUE SERÁ?
Prezados colegas, infelizmente passei um tempo sem poder frequentar o fórum, devido ao trabalho, mas aqui estou e com uma dúvida.
Em 15 anos nunca vi isso acontecer em nenhum bonsai meu. Estou com uma cereja anã, que estava bem e repentinamente começou a perder as folhas, mas estranhamente rebrota, pensei que fosse formiga, no entanto ao rebrotar os novos ramos vão ficando pretos tipo queimados e secam. E agora todos os ramos estão ficando assim. O que me intriga é que a planta tem força para rebrotar.
Alguém sabe do que se trata?
Desde já muito obrigado!
Ferreira22/07/2007 14:08
Fungos
Ipavie

Eu acredito que seja uma infestação por fungos (ou bactérias). Estes ataques fulminantes são bastante comuns nesta época de alta umidade e calor na nossa região. Use um antibiótico como o Kasumin ou a calda bordalesa.
IPAVIE22/07/2007 14:15
Grande Ferreira! Realmente amigo, vc foi em cima, no entanto havia esquecido de mencionar, já utilizei a calda feita com fumo de corda, pensando em fungos ou algo parecido e não surtiu efeito.
Obrigado pela dica!
Ferreira23/07/2007 16:26
Tratamento
IPAVIE

Achei seu tópico!

Complementando a resposta anterior:

A queda de folhas e o ressecamento de brotos também podem resultar de excesso de adubação. Portanto, é recomendável que durante o tratamento você suspenda a adubação, mesmo porque a planta fica debilitada e aumenta o risco.

A calda de fumo pode ser eficiente como preventivo, principalmente para insetos que transmitem os fungos, mas não é eficiente como tratamento depois que o fungo se instalou. Neste caso, o melhor mesmo é um fungicida sistêmico, como o Kasumin.