marcos menino23/07/2007 13:27
Tempo chuvoso prolongado
Boa tarde a todos...estamos tendo alguns períodos de chuva muito longos aqui em São Paulo, na semana passada tivenos três dias seguidos sem sol e com muita chuva durante, praticamente, o dia inteiro. Minhas plantas ficam no quintal de casa, no tempo, sem nenhuma cobertura, tem algum problema esse tempo todo com o substrato totalmente encharcado? Abçs
darkaso23/07/2007 17:20
Marcos,
não tem problema se o substrato estiver bem drenante. Se estiver acumulando água retire para um local coberto. Depois que a chuva passar não regue as plantas até que veja o substrato seco, podendo deixar até ficar mais seco que o normal.
T+
marcos menino23/07/2007 20:46
Valeu darkaso, obrigado pelas informações. Abç
Gleison25/07/2007 10:50
Aproveitando o tema...
Minha Jabuticabeira tem derrubado bastante folhas ainda verdes. Caem bastante principalmente nesses dias seguidos q não tem sol, e quando o sol aparece procuro deixar o dia todo, e curiosamente não cae folha alguma!
Será falta de alguma coisa??? Ou é normal???
*Uma outra dúvida...
Alguns dias atrás, eu peguei uma ficha técnia da Jabuticabeira, e lá na agenda anual de adubagem diz assim:
-Janeiro: adubo quimico de liberaçã gradual+farinha de osso;
-Fevereiro: não adubar;
-Março: não adubar;
-Abril: torta de mamona;
-Maio: galinaça;
-Junho: não adubar;
-Julho: não adubar;
-Agosto: não adubar;
-Setembro adubo quimico de liberação gradual;
-Outubro: farinha de osso;
-Novembro:galinaça;
-Dezembro: não adubar.
Que acham desse esquema de adubagem???
O que seria esse galinaça? E esse adubo de liberação gradual???
Poderia substituir algum deles por Fertilizantes para Bonsai (Vitaplan)?
Muitooo Obrigadooo mesmoooo
darkaso25/07/2007 12:19
Gleison,
a certos esquemas que levam em consideração a planta como bonsai, ou seja, pronto na bandeja. Aí sim seir aum bom esquama, mas mesmo assim pode ser modificado. Se você tem uma planta que está em desenvolvimento e seu clima é mais para quente o ano todo, a adubação pode ser feita o ano todo também, ganhando tempo no desenvolvimento até a finalização do projeto para colocar em vaso.
T+