Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Futura muda de Pinheiro Negro Japonês

Djalma23/07/2007 19:19
Futura muda de Pinheiro Negro Japonês
Olá pessoal, como alguns aki já sabem, a um tempo eu comprei semente de Pinheiro Negro......plantei no dia 28/06, e começou a brotar algumas dia 15/07, ou seja, 17 dias pra brotar......
As futuras mudas estão com mais ou menos uns 6 cm, por aí....ainda estão com sementes em cima, penduradas.....rssssss...... mas algumas já posso notar que estão para sair entre amanhã ou depois...e posso ver tb que tem vãozinhos ali onde a semente esta "segurando" que acho q são as futuras agulhas......

Pois bem......eu tava lendo em um site que depois de 30 dias após o inicio da brotação, tem que ser feito o corte para retirada das raízes ( estaquia ), e então banha-las em hormonio enraizador e planta-las novamente em outra sementeira preparada para recebe-las......... Pq isso irá fazer com que os primeiros galhos não fikem mto allto............eu queria saber qual é a experiência de vcs com essa técnica, em mudas jovens de Pinheiro Negro........pq to meio com medo de estragar as mudas..........relatem pra mim......

Obrigado e Abraços
stokmann23/07/2007 21:48
Amigo assim como você estou na minha primeira "safra" de mudas de pinheiro negro, já fiz a estaquia e plantei-as numa sementeira usando substrato 90% caco cerâmico e 10% terra granulada. No meio onde "finquei" a mudinha usei areia de rio tamanho médio. Já fazem 30 dias que cortei as raízes e plantei na sementeira e todas ainda estão verdinhas. Estou regando com água de torneira e borrifanco água com açucar uma vez por dia. Quando elas estiverem prontas pretendo postar aqui pra você ver.
Abraços
Ferreira23/07/2007 21:56
Sashiki
Djalma

Utilize a ferramenta de busca com a palavra sashiki, que você vai conseguir mais informações sobre o processo.

Estou transferindo seu tópico para SOU PRINCIPIANTE, onde mais adequadamente receberá ajuda.
Djalma24/07/2007 19:43
Legal Stokman....e pela as minhas contas devo fazer a estaquia nas mudas lá pelo dia 15 de agosto, será que é uma época boa ???
Sobre borrifar com aguá com açucar, não fica melada as mudas? E pra que serve isso ???

E sobre a rega?? Vc rega todo dia em abundância, ou só pra manter a mesma umidade, tipo, mesma umidade com que elas brotaram ??????

Gostaria que vc me mandasse uma foto de sua sementeira pra mim ver como vc colokou elas lá........se puder claro........

E Ferreira, td bem vou procurar mais sobre o assunto, e td bem por ter transferido o tópico, relaxa...........

Obrigado a vcs......abraços.........
stokmann24/07/2007 22:30
eu fiz a estaquia com média nuns 30 a 35 dias da brotação.
eu borrifo bem pouquinho justamente pra não ficar melada. Isso serve pra fornecer a planta energia já que ela nao possui raizes. Eu li um artigo nao me lembro a onde sobre isso, e estou usando como experiência.
Eu rego pela manhã justamente para manter a umidade.
Infelizmente no momento nao tenho nenhuma foto pra postar, mas assim que eu tiver eu posto.
Abração
Emerson25/07/2007 08:29
Re: Futura muda de Pinheiro Negro Japonês
Djalma escreveu:
Olá pessoal, como alguns aki já sabem, a um tempo eu comprei semente de Pinheiro Negro......plantei no dia 28/06, e começou a brotar algumas dia 15/07, ou seja, 17 dias pra brotar......
As futuras mudas estão com mais ou menos uns 6 cm, por aí....ainda estão com sementes em cima, penduradas.....rssssss...... mas algumas já posso notar que estão para sair entre amanhã ou depois...e posso ver tb que tem vãozinhos ali onde a semente esta "segurando" que acho q são as futuras agulhas......

Pois bem......eu tava lendo em um site que depois de 30 dias após o inicio da brotação, tem que ser feito o corte para retirada das raízes ( estaquia ), e então banha-las em hormonio enraizador e planta-las novamente em outra sementeira preparada para recebe-las......... Pq isso irá fazer com que os primeiros galhos não fikem mto allto............eu queria saber qual é a experiência de vcs com essa técnica, em mudas jovens de Pinheiro Negro........pq to meio com medo de estragar as mudas..........relatem pra mim......

Obrigado e Abraços

Bom dia. Você irá encontrar todas as informações com foto inclusive no site da nipon bonsai, não deixe de ver. A propósito onde você comprou as sementes de pinheiro?
Wilson Fracassi25/07/2007 08:50
Só para esclarecer um pouco esta questão do "açucar" que ficou meio confusa : na verdade agente costuma usar soro glicosado 2,5%, pois usando açucar fica mais difícil, pois tem que se fazer a diluição correta. O soro glicosado é possivel encontrar em farmácias e estabelecimento que trabalhem com material hospitalar, normalmente ele vem a 5.0%, é só utilizar a mesma quantidade de água e o teremos a 2,5%. Esta solução deve ser borrifada de 3 m 3 dias , fazendo-se de 7 a 8 aplicações após a estaquia. Isto serve justamente para darmos para a planta a glicose, principal produto da fotossíntese que nesta fase fica prejudicada. Com isso aumentamos em muito o sucesso deste procedimento. Esta solução pode ser usada também após o replante. Só um detalhe, é preciso fazer o borrifamento à noite, justamente quando a planta esta consumindo a glicose, pois durante o dia ela não terá condições de absorver. Em linhas gerais é isto.

obs. Um detalhe muito importante, o soro comprado não pode ser soro glicofisiológico, pois este contem cloreto de sódio, o que será extremamente prejudicial à planta, é preciso comprar o soro glicosado, glicose e água apenas.
stokmann25/07/2007 09:03
Emerson no Mercado Livre tem diversos produtos para bonsai, inclusive você encontra sementes de pinheiro negro, acer, zelkova...
Emerson25/07/2007 09:59
stokmann escreveu:
Emerson no Mercado Livre tem diversos produtos para bonsai, inclusive você encontra sementes de pinheiro negro, acer, zelkova...

Certo obrigado
Djalma25/07/2007 14:27
Bom pessoal, primeiramente, muito obrigado pela ajuda de vcs aki heim...........

Sobre o soro glicosado........se for de 5%........por exemplo 250 ml.........é só diluir ele em 250 ml.........neh ?????

E as sementes eu comprei no mercado livre mesmo......

Eu li a matéria do Site que vc me recomendou...mto bom heim......

Estou pensando em fazer a estaquia daqui uns 35 dias mesmo Anderson.........

Muito obrigado a vcs, e conforme os andamentos aki e seu conseguir fotos, eu tb posto..........

Obrigado e abraços............
Wilson Fracassi25/07/2007 15:00
Djalma

É isso mesmo, comprando o soro a 5%¨é só acrescentar o mesmo volume em água e o terá a 2,5%.

boa sorte
Djalma25/07/2007 16:10
Blz Wilson, aí com o soro glicosado, eu borrifo a noite em abundância, ou faço como o Stokmann fez com a aguá com açucar, só um pouquinho ??

Obrigado e abraços.....
Wilson Fracassi26/07/2007 08:24
Eu prefiro o soro glicosado, borrifo até que molhe bem todas as folha.
edubessa26/07/2007 10:02
Essa de borrifar soro glicosado nas plantas eu não sabia, vou começar a testar, aproveitar q estou com varias estacas la, vai ser uma otima esperiencia.
Abraços
Wilson Fracassi26/07/2007 10:40
Se as estacas não tiverem folha não terá valia nehuma, Ok, a absorção é foliar.
Djalma26/07/2007 18:20
Hum, entendi melhor agora sobre o soro glicosado......bom vou esperar dar a data dos 35 dias que vai ser dia 18 de agosto e fazer a estaquia........
Aí depois eu conto pra vcs os andamentos aki das mudas......

Obrigado e abraços......
Djalma27/07/2007 19:42
Estou observando que as sementes que estavam penduradas vão começar a cair agora, pq só caiu uma e as outras ainda estão pra cairem....
será que devo esperar um pouco mais de 35 dias para fazer a alporquia ???????

Obrigado pessoal !!