Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

caliandra

fabiano24/07/2007 17:15
caliandra
Pessoal, gostaria de saber de vcs como faço para minha Caliandra ter mais volume de folhas na copa. Os galhos ficam muito aparentes. Existe alguma técnica específica para isso ou somente a poda? Possuo a caliandra tweedi (flores vermelhas).

Obrigado
Alcides Junior24/07/2007 17:34
Aproveitando o tópico também estou interessado nesta informação.
darkaso24/07/2007 20:32
Amigos,

acredito que a desfolha e depois a adubação deve dar uma ajuda. Além disso a poda irá fazer o trabalho de maior brotação, mas demora um pouco mais como já sabem.

T+
fabiano24/07/2007 21:43
Darkaso,

Depois vou postar uma foto da minha caliandra pra vcs me ajudarem na poda ok? Vi no forum que a melhor época pra desfolha seria final de agosto certo?

Obrigado
darkaso24/07/2007 21:51
Fabiano,

seria uma boa época para conseguir a brotação mesmo. A adubação junto então com certeza daria uma grande ajuda.

Mande as fotos que ajudamos sim.

T+
Charles02/08/2007 13:56
Re: caliandra
Oi Fabiano, tudo bem?

A calliandra tweedy tem naturalmente um enfolhamento menos volumoso que a calliandra selloi (ou brevipes), de flores rosa ou branca.
A poda com redução (encurtamento) dos galhos ajuda bastante no aumento do volume da massa verde, basicamente por 2 motivos:
1. estimula o surgimento de novos galhos por toda a planta, inclusive no tronco,
2. com o encurtamento dos galhos forma-se uma massa verde mais compacta e próxima ao tronco.

Dessa forma, o enfolhamento fica tão compacto que, as vezes, eu elimino parte das folhas exatamente para mostrar um pouco a estrutura da árvore.

O início da primavera é uma boa ocasião para esta poda. Reforçco, porém, que a tweedy tem menos volume de folhas, além destas serem maiores que as da selloi.

Abraço,
Charles
Alcides Junior02/08/2007 14:06
Valeu pelas dicas Charles 😉 🙄
fabiano02/08/2007 17:17
Charles, orbigado.
Bom saber que a tweedy tem menos volume, fico mais tranquilo. hehe.
Esse final de semana vou tentar postar umas fotos dela pra vcs me ajudarem na poda.

Obrigado