Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporque - Pitanga

FrK_leal25/07/2007 19:07
Alporque - Pitanga
Boa noite pessoal...
Estou com uma dúvida pois hj no almoço na casa da minha mãe me deparei com uma das várias pitangas que existem no terreno e uma em especial me chamou a atenção por possuir um galho já de uma grossura consideravel e um excelente movimento...
Então eu esteva pensando em fazer um alporque nele e aproveitá-lo como bonsai....
Inclusive fiz umas podas em umas partes podres já dando uma refinada nele...
Eu queria saber é se a técnica de alporqui pode ser usada nessa espécie, qual a melhor técnica (anel de malpighi, torniquete, etc) e qual seria a melhor época para isso...
Procurei no forum antes de postar mas nao achei nenhum topico que me sanasse essas dúvidas..
Abraços!
rloriggio25/07/2007 23:25
OI amigo,
É muito bom quando encontramos galhos assim, não é?
Eu fiz um alporque em uma pitanga que eu tinha na minha antiga casa que demorou um ano e meio para finalizar. Usando um hormonio do tipo AIB é possível conseguir em um ano se tudo der certo.
O melhor método é o anel de malpighi com uma ponte bem fina (2 cm), comigo os que eu não fiz ponte morreram.
A melhor técnica de conseguir mudas que produzam de maneira mais rápida é fazendo uma enxertia em um cavalo de semente.

Um Abraço e continue tentando.

Ricardo Loriggio