Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Escorrdor+Mamadeira

joellagunasc26/07/2007 21:30
Escorrdor+Mamadeira
Amigos , entendi como colocar uma planta na mamadeira .
Gostaria que os mais experientes nesta tecnica me explicassem o porque de se colocar o escorredor?Não poderia colocar apenas num vaso grande ou so na bacia ?Gostaria de uma explicação mais detalhada dos fundamentos e porques desta tecnica. Pois acho ela de grande valia e sei que funciona bem.

Abraços

Joel
Ferreira26/07/2007 21:46
Leituras
Joel

Uma boa descrição da mamadeira, com as devidas explicações, é o texto do Charles White, disponível no Site do Atelier, no seguinte endereço:

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Aliás, uma boa quantidade de boas matérias estão disponíveis no Site.

Boa leitura,
darkaso26/07/2007 21:53
Joel,

a grande vantagem do escorredor em relação ao chão é na hora da retirada da planta da bacia. Nos casos de plantio no chão e bacia grande a retirada da planta provoca um estresse muito grande, pois, na hora da retirada as raízes são muito danificadas. Por vezes a recuperação atrasa o trabalho por se tratar de espécies mais sensíveis como juníperos, pinheiros e outras. Com isto a planta vai primeiro para um vaso de treinamento gande para recuperação das raízes, rega com hormônio e adubação controlada. Depois vai para o vaso de treinamento onde se poda novamente para preparar um reenvase em um ou dois anos para o vaso esteticamente adequado. Com o escorredor a etapa da recuperação é eliminada, indo direto para o treinamento.

A vantagem é a retenção das raízes finas, que fazem a alimentação das plantas, dentro do escorredor. Isto é o principal motivo que faz dele uma vantagem. Essa economia de às vezes, dois anos. Já vi um replantio saindo do escorredor ir direto para o vaso pouco maior que o ideal, e na mesma hora iniciar a modelagem. Para tanto a importância do substrato diferenciado é ideal.

T+
edubessa27/07/2007 14:08
Essa reportagem do atelierdobonsai é realmente magnifica,é pra imprimir e guardar bem guardada.
Abraços a todos.