Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola Literati!

darkaso27/07/2007 21:01
Acerola Literati!
Amigos,

esta acerola eu peguei na casa de minha sogra, lá tem um pé e dá mudas por semente como nunca vi em outras. Os frutos não são tão ácidos com o normal, mas é bom também. Um tempo ficou num canto enquanto não crescia, mas um dia me deu um estalo e fiz isto aí.

Antes

Depois

Tirei a foto mais ou menos com a inclinação que acredito ser melhor, mas só mesmo no vaso para ter a noção real.

T+
darkaso28/07/2007 23:15
Amigos,

me inspirei nessa planta maravilhosa para fazer esta de acerola. Claro que não tem muito a ver, mas a planta esguia como a original e talvez uma lage como esta.

Que acham?

T
Alexandre S. Coelho29/07/2007 18:37
Meu amigo,

acho que não vai ficar legal... me parece meio forçado o estilo proposto.
Acredito que planta ainda é jovem e pode ser conduzida de outras formas, não é mesmo!!!???

abraços
Edmilson29/07/2007 18:50
O duvida cruel
Como quase tudo na arte bonsai, só tem uma maneira de saber....... Fazendo.
Concordo que a planta esta muito reta e pelo que sei um literati tem de possuir algumas curvas no seu tronco, mas dou a maior força no seu projeto.

Abraço fraterno a todos
darkaso29/07/2007 19:13
Alexandre,

ainda preciso trabalhar a copa. Daquela brotação preciso fazer a decisão de continuar a modelagem do tronco ou iniciar a copa. A intenção é fazer uma lage pequena, para dar a estética próxima, mas realmente você tem razão, é um pouco forçado estilizar sim.

Valeu a opinião sincera, esperava mais opiniões assim.

T+
SEKI - Elio Luis Secchi30/07/2007 09:41
Amigo Darkaso,
de fato acho que ficou meio forçado estas duas curvas em forma de arco.
Na foto não se tem a noção de profundidade para ver se há curvas também nesta direção. Se não houver, creio que teria que usar uma aramação mais forte e fazer curvas também neste sentido. Certa vez coloquei uma questão se o Lterati seria uma fuga para os principiantes e nas diversas respostas alguém, (não lembro quem e não consegui localizar), colocou que o estilo literati deveria apresentar o tronco com no mínimo 5 mudanças de direção. Há poucos dias o que li num livro, falava de que o tronco até poderia ser ereto, mas aquela observação anterior ficou gravada prá mim.
Como disse, com uma aramação mais reforçada, poderás fazer um "requebrado" neste tronco e com certeza terá um futuro promissor.
Abraços

Elio Luis Secchi
nickyfury30/07/2007 11:04
bonsai
Dark, meu chapa, creio que para a formação desse estilo, leva-se em consideração a vontade do cultivador, em proporcionar via aramagem, movimento ao tronco ou não.

Eis alguns exemplos visuais:

Observe que, para uma estilização sinuosa, com diversas curvas, as vezes até bem radicais, a espécie utilizada deverá ser considerada, vez que sua ocorrencia na natureza é quem poderá melhor indicar essa acentuação. 😄

Em se tratando de uma muda nova, como a sua, que permite agregar via aramagem movimentação mais sinuosa ao caule, creio que talvez o possa fazer a partir do ponto onde colocou aquele arame, mantendo todo o restante do caule em movimento retilineo ou apenas insinuando um movimento mais harmonioso, que o arco observado. 😄
Alberto Alves30/07/2007 20:34

Como assim uma fuga?
Uma sugestão de estilo para os principiantes?
Por que pelo que eu já li neste estilo o bonsaista já tem que ter
dominado os outros estilos,já que neste ele expressa o que ele está sentindo...
certo?
eehh curiosidade... 😮ops:
darkaso30/07/2007 22:43
Elio,

o eestilo é muito variado, não dá pra ter este parâmero de cinco mudanças de direções, acredito que isto vai da espécie ser mais apropriada para sinuosidade ou quebras.

Nicky,

Valeu pelos exemplos e dicas, vou estudar para ter uma idéia melhor. o que estou colocando ainda é um pnto de partida. Ainda acho que poderia deixar engrossar um pouco mais, trabalhar um pouco a copa e alguma coisa que lembrar depois no meio do percurso. Mas acho que o início é esse.

Alberto,

algumas bonsaístas fazem literati de forma errada, fazendo o estilo em plantas que não dá nenhum outro estilo. Ou seja, como não dá mais nada, dá literati. mas é justamente o contrário. O literati deve ser estudado e bem planejado. Deve mesmo ser uma colocação do sentimento do artista. Esse é como me sinto no memento, tudo está indo devagar, mudando, mas devagar e com calma. Por isso as curvas tranquilas, sinuosas, sem grandes quebras. mas ainda falta dar uma melhrada no proporção para a lage que pretendo.

T+