Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SUPER JABOTICABEIRA

mori27/07/2007 21:46
SUPER JABOTICABEIRA
Pessoal, vou contar uma história, a 18 anos atrás plantei essa jaboticabeira na casa onde eu morava, fui p/ o Japão logo após e só retornei 14 anos depois, a bichinha cresceu muito e dava muita jaboticaba, a 1 mes minha mãe resolveu se mudar de lá onde morou 30 anos, não quis deixar ela lá, pois plantei c/ mó carinho e resolvi arriscar mesmo no inverno e arranquei-a de lá trazendo p/ minha casa, precisei cortar tdas raizes de sustentação dela p/ caber no vazão, antes de arrancar dei uma poda radical nela, sei k não deveria ter feito tdo isso nessa época, mas não teive escolha por não querer deixar a planta esses dias tem feito frio aqui, passei pasta de dente nos corte e mandei hormanio enraizante nela, agoro pergunto preocupado, será k vinga ou matei a planta???Vlw.
darkaso27/07/2007 22:08
Mori,

a retirada de raízes foi muito grande, deveria ter tentado preservar mais as raízes laterais. Difícil dizer se vai pegar, mas quem sabe. o substrato deveria ser areia grossa para ajudar no enraizamento.
Agora é esperar para dar alguma opinião mais tarde. Se pegar tire fotos de outros ângulos.

T+
Alcides Junior28/07/2007 07:43
Mori, desejo toda sorte do mundo para que ela pegue, como vc disse, plantou com muito carinho e quer te-la com vc... espero que rebrote e vc poste as fotos....só achei que o vaso poderia ter sido maior...
flavio bonsai28/07/2007 07:50
e meu velho vai ter que contar com a sorte mesmo pelo tamanho da planta acho que tinha que preservar o pinhão dela .
mas vamos pedir a deus que dÊ tudo certo.
um abraço .

flavio henrique.
Djalma28/07/2007 10:02
Uma jabuticabeira desse porte demora qto tempo pra se recuperar depois dessa ??????

Obrigado e abraços......
mori28/07/2007 11:27
Pois é pessoal, eu gostaria de ter preservado mais as raizes mas não achei um vazo maior k esse, o substrato é 60 % areia e 40 % terra c/ hulmus de minhoca, o pessoal em casa diz k fiz loucura mas rezo p/ que de certo....Vlw as opiniões.
sergioturbo1028/07/2007 18:46
Mori, ainda há tempo! mude o substrato rapidamente, use areia grossa pura, entre 3 e 6mm. Para evitar apodrecer as raizes pelos grandes cortes sofridos e para acelerar o desenvolvimento das raizes finas.

Ela vai sobreviver sim, fica tranquilo. Continua usando enraizante uma vez por semana, deixando ela na sombra.

abraços.

Você conseguiu chegar a tempo de resolver a outra coisa que tinha que fazer, que não dava tempo nem comprar uma bacia maior? he he he
edson060529/07/2007 03:16
Jabuticabeira
Mori,
eu também sou iniciante e já matei algumas mudas por imperícia e ansiosidade de principiante...
Gosto especialmente das frutíferas como pitanga e jabuticaba, até tenho algumas mudas...
Concordo com o darkaso que você deveria ter preservado mais raízes. Mas acho que se você trocar o substrato e transplantá-la para um vaso maior, ela deve sobreviver...
Um abraço...