Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Iniciante - Como fazer um bonsai???

Gleison28/07/2007 12:13
Iniciante - Como fazer um bonsai???
A anciedade toma conta de todos principiantes... não é pra menos, Primavera está chegando...
Algumas dúvidas q tenho e outros provavelmente terão... pra transformar "mudas" de sementes, alporque e estacamento em Bonsai.

-O que me indicam pra fazer desses novos brotos um belo Bonsai???
-Alguém tem experiencia com arvores do tipo Pinheiro do Paraná (Araucária) trazidas pro Bonsai??? Qual técnica é melhor: Alporquia ou Estacas????

*Uma dúvida particular... alguém me explica sobre a tecnica estaca???
Ou por favor, me passem o link que não encontrei aqui no fórum...

Agradeço desde já....
Obrigado....
darkaso29/07/2007 09:11
Gleison,

-O que me indicam pra fazer desses novos brotos um belo Bonsai???

Essa pergunta é muito abrangente e demanda grande resposta. Mas de início, paciência e dedicação a elas.

-Alguém tem experiencia com arvores do tipo Pinheiro do Paraná (Araucária) trazidas pro Bonsai??? Qual técnica é melhor: Alporquia ou Estacas????

araucária como bonsai já foi mostrado aqui no fórum, mas não tem muito o que ser feito nela, além do crescimento apical forte ela tende a ser aquele estilo que tem na natureza. Recomendo tentar outras espécies.

-Uma dúvida particular... alguém me explica sobre a tecnica estaca???
Ou por favor, me passem o link que não encontrei aqui no fórum...

Se chama técnica de estaquia. É umas ds usadas para propagação de material vegetal. Com isto se consegue adiantar um pouco o processo de aquisição do bonsai formado, já que se consgue um ponto de partida já mais velho.

Consiste em escolher o tronco, galho ou broto que se precisa. Algumas espécies acitam a técnica em troncos e galhos grossos, como a primavera. Outras nem com os brotos novos ainda verdes, como os pinheiros. Após a coleta das hastes faça uma corte em diagonal, conhecido em bisel, e mergulhe em água com enraizador por duas horasa mais ou menos. Muito se deixa até um dia a outro, mas não sei te informar se tem diferença no resultado final. Decorrido o tempo, plante em areia lavada ou grossa pura, é o melhor para enraizar. Aí é só esperar.

Nem sempre os brotos novos que aparecem são sinal de sucesso. Muitas platnas ficam com brotação muito vistosa e quando se retira não tem raíz. Muito comum no taxódio.

T+
Ferreira29/07/2007 11:54
Estresse
darkaso escreveu:
... Após a coleta das hastes faça uma corte em diagonal, conhecido em bisel, e mergulhe em água com enraizador por duas horasa mais ou menos. Muito se deixa até um dia a outro, mas não sei te informar se tem diferença no resultado final. Decorrido o tempo, plante em areia lavada ou grossa pura, é o melhor para enraizar. Aí é só esperar. ...

Darkaso

O período de atuação do hormônio auxina, normalmente presente nas fórmulas de enraizadores, possui ação máxima dentro de meia hora após o início da absorção. Desta maneira, para ser efetivo mesmo em madeiras mais duras é recomendado tempo de 2 horas. Embora não haja nenhum problema em deixar mais tempo, dificilmente fará alguma diferença na eficiência.

Não é o caso em discussão, mas o problema maior é que alguns colegas tentam aumentar a eficiência do enraizador colocando-o em excesso. Isso é bastante prejudicial, pois o hormônio só tem o efeito desejado em baixa concentração. Uma concentração maior pode inclusive atuar como desfolhante ou mesmo matar a planta (ou estaca) por estresse.
darkaso29/07/2007 15:52
Ferreira,

boa explicação. Sempre que leio que alguns deixam o dia todo ou de um dia para o outro me pergunto se isto é realmente efetivo.

Realmente o excesso de hormônio é comum de ser utilizado por iniciantes. Reforço que a quantidade maior não adianta nada e realmente prejudica, podendo matar. O usual é mesmo a metade da dose recomendada pelo fabricante.

T+
euorobert29/07/2007 18:26
Saudações nobres Colegas,

Quando vcs falam da quantidade de hormônio, estão falando da quantidade da mistura pronta ("afogar" a planta com enraizador) ou da concentração da mistura??

No meu caso eu tenho um enraizador biofert, que indica colocar 30 a 40 gotas por litro de água, eu coloco 70 gotas em 2 litros de água (garrafa de refigerante comum), essa uma boa concentração????
darkaso29/07/2007 18:41
Eurobert,

falamos da concentração mesmo. Força do hábito não especificar isto por ser de domínio público. A biofert tem feito produtos muito bons, adequados ao bonsai. Mas para iniciantes é bom ter cuidado para não exagerar. Essa concentração é boa sim.

T+
Gleison30/07/2007 12:22
Meu medo é essas mudas crescerem demais pra virar um Bonsai...

Algum perigo disso acontecer??
Ferreira30/07/2007 19:00
Taxas
Gleison

Esta preocupação parece relativamente comum entre iniciantes. Não se preocupe com a taxa de crescimento da planta. O crescimento exagerado seria um problema somente para o bonsai já formado. Durante as fases de muda e pré-bonsai, quanto maior o crescimento, mais rapidamente a planta pode ser estilizada, através de podas e transplantes. Depois do bonsai já formado, uma vez que a planta já estará mais madura e com as condições de (pouco) espaço no vaso e adubação controlada, o crescimento também será mais moderado.