Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adubação

luciofsr28/07/2007 16:35
Adubação
Olá.

Tenho três bonsais, uma Joboticaba (aprox. 7 anos), um Pau Brasil (aprox. 2,5 anos) e uma Romã (aprox. 3 anos) - infelizmente não estou conseguindo postar fotos. Até então eu não cuidava muito deles, apenas molhava diariamente e fazia algumas pequenas podas afim de dar uma forma legal.

Gostaria que alguém me orientasse a respeito de como devo adubá-los. Tenho em casa a Torta de Mamona, devo utilizá-la? De quanto em quanto tempo?

Ela também pode ser aplicada a uma pequena muda de Ipê Amarelo que ganhei e pretendo fazer um bonsai?

Muito obrigado!
darkaso29/07/2007 09:22
Lúcio,

a adubação em plantas na fase de crescimento pode ser contínua. Como o objetivo é chegar ao ponto ideal para formação do bonsai, adube sempre. A torta de mamona sozinha não é bom adubo. É comum o uso junto com a farinha de osso. Se não me engano a farinha de osso é maior quantidade. Mas prefiro a química, apesar de mais perigosa caso erra a dose, ela tem um efeito mais rápido. Basta usar a metade da dose recomendada pelo fabricante no caso de plantas em vaso. Pode ser feita todo mês e caso prefira uma dose menor, até a cada dusa semanas, mas a mensal é um trabalho só.

A orgânica se faz uma vez na quantidade de um compinho de café, desses pequenos, e coloca em um lado do vaso a mistura. Se for vaso grande, um de cada lado.

Praticamente toda espécie em crescimento pode ser feita assim, mas quando se forma o bonsai é bem diferente.

T+
Ferreira29/07/2007 12:04
Substrato
Lucio

Além das ótimas dicas do Darkaso, eu sugiro que você dê bastante atenção para a granulação do substrato, agora que você decidiu entrar de vez no mundo do bonsai. Um substrato bem granulado ajuda a manter a planta mais saudável e garante melhor crescimento.
luciofsr29/07/2007 14:37
Pessoal, obrigado pelas dicas!

Só queria abusar um pouco do conhecimento de vocês...

Para a adubação química, pode ser utilizado o NPK 10-10-10? Mesmo nas pequenas mudas?

Sei que vou ter que fazer uma poda das raízes e substituir o composto, pq o mesmo já está muito compacto. Qual a melhor época para este procedimento? Primavera?

A partir de quanto tempo uma planta pode ser considerada um bonsai?

Mais uma vez, obrigado!
Lucio
darkaso29/07/2007 16:00
Lúcio,

a adubação pode ser com 10-10-10 sim. o tamanho da muda vai alterar a quantidade utilizada, e não o tipo de adubo. Se tivesse um maior poderia ser, desde que observasse a quantidade.

faça o reenvase agora no inverno mesmo. É o período de menor metabolismo e daqui a pouco a primavera vai aturar na recuperação. É importante fazer a desfolha para não exigir da planta o que não pode dar.

O tempo não é o fator que indica se é bonsai ou não. A modelagem e a estilização final é que dará por finalizado. A estétia que a planta tem é que dará a formação do bonsai, em conjunto com o vaso, claro.

T+
luciofsr29/07/2007 21:31
Darkaso,

mais uma vez agradeço a atenção, farei como indicado. Acho que a insegurança e medo de perder alguma planta tem sido o meu maior problema..., deve ser medo de iniciante.

Obrigado!
Lucio
darkaso29/07/2007 21:36
lúcio,

perder plantas é que nos faz experts em bonsai. Eu perdi umas cem até perceber o que cada uma precisava.

T+