Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer

cbono29/07/2007 16:42
Acer
Amigos, alguém poderia informar qual e a melhor situação para passar
o arame no acer para que seus galhos se tornem menos quebradiços.
Solo bem molhado ou seco?

Abraços, Clelvis.
Ferreira30/07/2007 19:08
Acer
Cbono

Não tenho (ainda) nenhum Acer, de maneira que nunca aramei nenhum. Mas nas revistas que leio a recomendação é aramar durante o período de dormência, quando está sem folhas e com menor fluxo de seiva.
cbono30/07/2007 19:20
Oi Ferreira,

Sei que as azaleas se tornam mais facil de aramar se você deixar de aguar um dia ou mais antes de passar o arame, os galhos ficam mais macios.Minha dúvida, o acer qual melhor momento, pois amigo o
dificil é esperar a tal da dormência.

Abraço, Clelvis.
Ferreira30/07/2007 22:20
Paciência
Cbono

Se aceitar um conselho, eu diria para tentar exercitar a paciência enquanto espera a dormência, que é muito provável ocorrer em sua região, mais cedo ou mais tarde. Talvez mais tarde, mas ela virá.
Charles31/07/2007 19:03
Re: Acer
Oi Clelvis, tudo bem?

Os áceres são um pouco quebradiços nas aramações, porém o palmatum é ainda mais quebradiço que o tridente.
Por outro lado, o tridente se desenvolve mais rapidamente, exigindo controle mais rigoroso da aramaçao para evitar marcas nos galhos...

Prefiro fazer minhas aramações exatamente nos períodos de crescimento, quando o fluxo de seiva mais intenso tende a deixar o galhos um pouco mais maleáveis... 🙄
Antes das aramações eu faço desfolha total e, por ser feita em periodo de crescimento, as novas brotaçoes ocorrem muito rapidamente.

Boa sorte,
Charles
Ferreira03/08/2007 17:28
Razão
Cbono

Obviamente você deve fazer como descreveu o Charles, que tem ótima experiência com esta e outras espécies.