Ficus macrophylla
Franciane01/08/2007 11:25
Ficus macrophylla
Olhem só o que encontrei aqui pertinho de casa!!
Belo não é ?
Espero que gostem !!
E aguardo sugestões de estilo !! Illex01/08/2007 18:39
Re: Ficus macrophylla
Olá Francianevs,
Adoro este tipo de Ficus, show de bola, porem o vaso dele ainda está inadequado, aconselharia você coloca-lo em um substrato mais aerado, pois este me parece meio compacto, nao sei ao certo, e tambem em um escorredor de macarrao, para o rapido desenvolvimento, nao so da base e etc, mas tambem dos galhos e estruturação da arvore. No mais a planta é muito bela, parabens pelo achado. T+.
Abraços:
Illex
darkaso01/08/2007 20:41
Francianevs,
faça como o Illex colocou que vai ter uma planta muito melhor, não tenha medo de tirar essa terra que em nada ajuda a planta a desenvolver. pode até lavar as raízes todas, o fícus é muito forte e recupera rápido.
T+
Franciane01/08/2007 22:58
Obrigada pessoal, ja tenho uma escorredor prontinho.
Só falta preparar o substrato, este que veio com ele realmente não esta adequado, muito compacto mesmo.
Abraços !!
Franciane04/09/2007 13:19
Fotos atuais do ficus no escorredor após a poda :
Aguardo sugestões !!
Alcides Junior04/09/2007 13:55
Franciane, a partir da 3ª foto antes de reenvasar você poderia ter inclinado um pouco mais para a direita e futuramente teria um moyogi.
edson060505/09/2007 15:13
Fícus
Franciane,
ficou muito bom o teu fícus; parece que você já está pegando o jeito...
também tenho alguns fícus desta espécie, duas mudas mais adultas e outras duas que consegui por estaquia por ocasião de uma poda que fiz...
Até mais...
Edson.
nickyfury05/09/2007 18:39
bonsai
Ficou bem melhor realmente, nesse escorredor. Parabens pelo achado e por seu trabalho até aqui. 😄
Para o futuro, aconselho o colega ir procurando uma boa pedra, com reentrancias e ranhuras, ou então lisa mesmo, mas diferente, de tamanho grande, para acondicionar as raízes desse seu ficus e aí sim, fazer um lindo bonsai estilo raiz sobre pedra, ou raiz sobre rocha, que essa espécie é bem favorável para compor. 😄
Se tiver dificuldade em achar uma pedra boa, descole uns seixos lisos, desses médios, muito usado em jardins, e com cola, junte-os até formar uma boa estrutura, onde enfim poderá formar a base ideal para compor o bonsai sugerido. 😄
Para favorecer o raizame, adubo organico, rega e sol pleno. Os ficus, incluso essa variedade, adoram. 😄
Franciane16/12/2007 12:33
Bem não sei se estou no caminho certo.
Mas queria reduzir a altura do meu ficus.
Agora pretendo definir um estilo a partir daí, o que acharam?

Franciane31/01/2008 11:10
Evolução ...

nickyfury31/01/2008 17:06
bonsai
Francianevs, seu ficus está indo bem. Sugiro, porém, replantá-lo, inclinando o caule um pouco mais para direita, (visualizando a frente da ultima foto). Isso permitirá uma estrutura mais interessante para o caule, permitindo a vc escolher galhos melhor posicionados, que darão mais enfase a sua planta, harmonizando o conjunto. 😄
A única outra possibilidade que visualizo é a inclinação total para a esquerda, visando formar uma estrutura estilo kengai (cascata). Mas nesse caso, deverá aramar o galho principal com um arame grosso e forte, de maneira a dar-lhe um movimento levemente sinuoso. Claro, que nesse caso, os galhos deverão ser estimulados visando formar estruturas de massificação compactas e equidistantes, para harmonizar com o estilo. 🙄
Particularmente, prefiro o moyogi, que sugeri em primeiro, por ser uma estrutura mais interessante e facil de ser conduzida, além de harmonizar melhor com sua planta. 😄
Franciane02/02/2008 08:54
Olá Nicky, eu até poderia ter optado pelo estilo kengai, é só dar uma olhadinha nas fotos mais antigas que ele já estava nesse caminho.
Mas não gostei muito, por estar alto. Aí resolvi mudar de estilo, e o moyogi, muito bem sugerido por você, realmente ficaria muito bem, obrigada. Vou incliná-lo para a direita e poderia escorá-lo com um pedra? Será que ficaria legal? Um abraço!!!
darkaso02/02/2008 18:43
Fancianevs,
não coloque pedra para escorar, não fica natural e nada condizente com o bonsai. O moyogi vai ficar bom. Mas tem que escolher os brotos para iniciar a estilização. Retire os brotos do lado de dentro da curva. Aos poucos vai ficando melhor.
T+
fabianoscosta02/02/2008 20:04
Concordo com o Dark, no máximo ponha a pedra sob a planta, construindo daí um sobre rocha, a espécie aceita muito bem, caso seja seu gosto...
Abraço
Fabiano
Franciane29/03/2008 20:44
Foto atual do meu Ficus.

hsp29/03/2008 21:10
Na minha opiniao, tiraria a raiz suspensa.
edson060530/03/2008 01:55
Franciane,
está indo bem o teu ficus, assim que os novos brotos engrossarem mais vai dar pra definir um novo ápice. Mas vejo que você o retirou do escorredor...
Até mais.
Edson.
Franciane30/03/2008 13:01
Olá hsp e Edson,
Gostei da dica da raiz, vou retirá-la.
E quanto ao escorredor, devo colocá-lo de novo para revigorar os brotos novos, é isso?
Quanto a poda do ápice do tronco. Tem como deixá-la mais natural? 😄
edson060501/04/2008 23:44
Franciane,
o escorredor vai propiciar não só o desenvolvimento dos novos brotos como também o engrossamento do tronco...
Em 3 ou 4 anos, você terá uma planta muito mais robusta.
Até mais.
Edson.
GustavoLP02/04/2008 00:13
Olá, muito legal ver a evolução da sua planta!!!
Eu só não tiraria aquela raiz, espera mais um pouco. Vai que fica assim 😂 :
ou assim
Esses dois são
Ficus microcarpa retusa.
Abração
joellagunasc02/04/2008 20:47
Show de planta , eu colocaria num vaso maior para crescer mais rapido
Parabens
Franciane03/04/2008 13:26
Oi pessoal,
Estive fazendo uma retrospectiva do meu Ficus.
É muito legal você poder acompanhar através de fotos todo o seu trabalho.
Agradeço a todos pelas dicas que recebi neste percurso.
Espero que ele venha a se tornar um lindo Bonsai !!
Abraços!
Edson,
Pensei muito na dica do escorredor e vi que fiz besteira ao retirar meu Ficus do escorredor (pressa de iniciante) e resolvi colocá-lo novamente, assim como os meus outros pré-bonsai. Obrigada!!
Gustavo,
Já retirei a raiz, mas outras virão.
Ela estava numa posição meio desfavorável, na minha opinião.
Joel,
Ao invés de um vaso maior, optei por um escorredor.
Não sei se o resultado é o mesmo ?
Breve postarei fotos novas no escorredor...
joellagunasc03/04/2008 18:56
Joel,
Ao invés de um vaso maior, optei por um escorredor.
Não sei se o resultado é o mesmo ?
francianevs
Tambem funciona , mas futuramente , voce precisará colocar o escorredor numa bacia , quando as raizes começarem a sair pelo fundo
Abraços
Franciane05/04/2008 20:06
Isso mesmo Joel, a técnica é escorredor e mamadeira, certo ?
Vejam como ele ficou !!
Abraços!!

joellagunasc05/04/2008 21:01
francianevs,
So uma duvida . Esta bacia embaixo do escorredor é a mamadeira?
Se for ela deveria ser maior.
Joel