Kaizuka Finalizada
Fernando Magalhães01/08/2007 21:26
Kaizuka Finalizada
Olá Amigos,
Gostaria de mostrar para vcs como se encontra a Kaizuka hj, essa foto foi feita na casa de um grande amigo, criando uma composição quase como uma Tokonoma.
Abraços.
darkaso01/08/2007 21:50
Grande Fernando,
Essa kaizuka está na nova edição do Arte Bonsai não é?
Excelente triangulação, e um vaso muito bonito. Mas esse shari está fantástico. Você que estilizou?
T+
Fernando Magalhães01/08/2007 22:00
Oi Darkaso, sim e trabalho aqui do viveiro, essa é aquela que há algum tempo coloquei passo a passo dela, mas acho que se perdeu com o problema do fórum, vou ver as fotos antigas e recolocar.
Infelizmente agora ela já não e mais minha, mas esta com um grande amigo aqui de Belo Horizonte, e o bom e que posso continuar a trabalhando nela.
Abraços
Ferreira01/08/2007 22:07
Composição
Fernando
Parabéns a você e ao novo feliz proprietário. A composição está fantástica.
ARQPATRIK02/08/2007 10:04
Planta magnifica, parabens!!
Illex02/08/2007 11:42
Olá Fernando,
O que dizer? Belo Kaizuca amigo, belo conjunto, vaso muito bonito, belo trabalho, ta de parabens. Gostei do conjunto, adorei o Suiseki. O tronco e a formação dos patamares sujerem uma planta muito forte, e isso é o que me parece. Abraço.
Illex
Elio02/08/2007 12:47
Olá Fernando!
Assim como os demais, não posso deixar de elogiar esse belíssimo trabalho. Sem falar na composição!! Parabéns!
Sempre achei o Kaizuka uma espécie difícil de trabalhar. Vc me fez mudar de idéia.
Fernando, como vc colocou o post no fórum " Minha árvore e sua opinião"
me atrevo a fazer uma pequenina ressalva. Na realidade é um pequeno ajuste para definir melhor a triangulação e minimizar o aspecto de "pompom" da copa. Seria fazer uma pinçagem na copa. Estou certo ou me corrija.
Abraço e mais uma vez, parabéns!
flavio bonsai02/08/2007 12:50
fernando tá show de bola , bela planta pode ser capa de qualquer revista
parábens pra vc e pro novo propretário.
flavio henrique
Alcides Junior02/08/2007 13:58
😲 Linda kaizuka, parabéns pelo conjunto todo, você fez um excelente trabalho nela 😄 , Parabéns ao novo proprietário também, e que ele conduza ela maravilhosamente como vc o fez.
joellagunasc02/08/2007 18:45
Amigos , Desculpe a ignorancia , mas o que significa composição quase como uma Tokonoma?
Illex , esta frase: Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas tambem existe o sentimento de cada pessoa , diz tudo.Bonsai é sentimento.
Abroços
Joel
darkaso02/08/2007 20:57
Joel,
composição é o conjunto de pedra suiseki + kusamono + bonsai. o tokonoma não tenho como te mostrar, não tenho nenhum exemplo, mas espere que com certeza o Fernando tem.
T+
Alexandre S. Coelho02/08/2007 22:36
Oi Fernando,
Está simplesmente lindo este trabalho ❗ PARABÉNS ❗ ❗
O amigo errou numa coisa... o local da postagem deveria ser no fórum "CENTRO DE EXPOSIÇÃO" 😉 😂 😂 😂 ❗
abraços
Ricardo Paiva03/08/2007 00:30
Fernando, sensacional sua kaizuka. Já tive o prazer de ver fotos da evolução deste bonsai, o que me fez buscar um exemplar para trabalhar.
Parabéns. Quando minha kaizuka se recuperar da poda severa e transplante, postarei fotos.
Outra coisa, deves postar ela no centro de Exposição do forista.
Também poderias informar suas medidas?
Fernando Magalhães03/08/2007 09:47
Olá Pessoal, gostaria de agradecer a todos pelos elogios, realmente acredito que a Kaizuka e uma ótima opção de trabalho para o Brasil, infelizmente ainda não tão explorada, lembre se que é possível encontrar excelentes matérias primas em jardins antigos, é uma planta muito utilizada no paisagismo.
Sobre postar no outro fórum, hehehee, estou providenciando mais fotos dela, OK.
A copa ainda se encontra em treinamento, estou deixando ela crescer livre até o final da primavera, para fortalecer e engrossar os galhos, quando vou podar ela e fazer a aramagem fina, melhorando a triangulação, forma e estruturação dos galhos.
Abraço a todos.
Fernando Magalhães03/08/2007 10:20
Olá Joel,
Desculpe a demora, mas Tokonoma seria a meu ver um local apropriando onde se expõe o bonsai, geralmente feito dentro de casa em uma sala para apreciação, é um espaço onde se tem alguns elementos da cultura japonês retratando a terra, a arvore e o céu, geralmente com uma parede no funda de cor neutra, suave, onde se encontra uma moldura com uma caligrafia ou pintura "sumie", uma bela mesa de exposição para colocar o bonsai, que poder vir acompanhado de um suiseke ou kusamono, atualmente tem até se usado muito um shorin de acompanhamento para um bonsai grande.
Corrijam-me caso tenha colocado algum termo incorreto ou mesmo fugido um pouco do assunto, uma das coisas que mais sinto falta nos anos que venho estudando sobre o bonsai, é a falta de pessoas com conhecimento aprofundado sobre a cultura japonesa que queira passar esses conhecimentos para nós, assim podendo entender mais e até mesmo melhorar significativamente o nível do nosso Bonsai.
Seria um bom tópico para o fórum central, falar sobre Tokonoma mais profundamente, estamos precisando começar a explorar mais sobre o nível de exibição e exposição do bonsai, não é somente o bonsai, mas é muito importante saber como melhorar a apresentação realçando o trabalho artístico. Os grandes Mestres no Japão, ficam anos estudando para poder buscar a melhor composição de exposições nos principais concursos de bonsai, como a Kokufu Ten.
Eu mesmo tenho planos para realizar uma grande exposição e concurso de bonsai aqui em Minas, onde seria obrigatória para se escrever não somente colocar a planta, mas criar em um espaço determinado uma composição adequada.
Paulo Henrique de S. Garc07/08/2007 20:54
Fernando, me lembro dessa árvore, quando vc. mostro a avolução, aliás foi por causa dela que não desisti da minha kaizuka...depois desse tempo sem notícias dessa sua árvore, ve-la assim é de tirar o fôlego!!!!
PARABÉNS!!! Que trabalho MARAVILHOSO!!!
Um grande abraço e
Té mais...
MarcOntonho14/08/2007 02:04
Lindo junipero...
Tens fotos da evolução dela???
Seria bastante proveitoso.
joellagunasc14/08/2007 22:17
Fernando obrigado pela explicação.
Vc teria algumas fotos da evolução desta kaizuca
Joel
Glauco Bastos24/09/2008 17:50
Opa, estou subindo este tópico para ver se já conseguiram recuperar as fotos do passo-a-passo, e também para ver como está atualmente esta maravilha de trabalho 😄 , estou com uma Kaizuka e gostaria de me inspirar em algu trabalho realizados pelo pessoal do grupo.
Abraços fraternos.
Alcides Junior25/09/2008 08:00
Também fiquei curioso para saber como se encontra esta belezura.
Ricardo Paiva25/09/2008 08:14
Junior e Glauco, eu tenho este registro pois o trbalho feito é muito bom estéticamente e tecnicamente.