Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sementes de Pinheiro Branco

Fernando Magalhães01/08/2007 22:16
Sementes de Pinheiro Branco
Olá Amigos,

Alguém poderia me informar onde conseguir sementes de pinheiro branco japonês?

Estou querendo fazer uns testes para ver qual é, realmente ele não vai bem aqui ao nosso clima ou se da para cultivar.

Sabe falar se as sementes germinam bem como a do pinheiro negro.

Abraços.
stokmann02/08/2007 00:17
Amigo o único site que eu tive acesso que possui as referidas sementes é um canadense.

http://www.mishobonsai.com/

Eu comprei sementes de oliveira e zelkova e cheram em 15 dias.

Abraços
stokmann02/08/2007 00:21
stokmann escreveu:
Amigo o único site que eu tive acesso que possui as referidas sementes é um canadense.

http://www.mishobonsai.com/

Eu comprei sementes de oliveira e zelkova e chegaram em 15 dias.

Abraços
Fernando Magalhães03/08/2007 19:06
Muito Obrigado Amigo, estou querendo muito tentar uns enxerto de pinheiro branco em negro.

Abraço,
Fernando
Dilomar08/08/2007 09:59
Oi Fernando!
Fiz alguns testes com sementes de pinheiro branco durante anos. Nunca germinavam. Só na primavera do ano passado consegui que germinassem. Creio que isso ocorreu graças a 02 detalhes: as sementes foram escarificadas (lixadas) em ambas as pontas até aparecer o tegumento interno; postas de molho em água por 02 dias e mantidas 03 meses em geladeira. Normalmente eu não escarificava as sementes mas as de PB são bem maiores e mais duras que as outras. A maioria germinou mas na época (outubro) fez um forte calor inesperado e algumas desidrataram já de inicio. Posso afirmar hoje que algumas teriam sidos salvas se naquele momento tivesse as recolocado em geleadeira. São muito mais sensíveis que o pinheiro negro e demoram mais para germinar. Outro problema: com o calor os fungos atacam o sistema radicular, o famoso "damping off". É imprescindível que use um solo bem drenado e esterilizado. Não adicione materia orgânica nesta fase devido ao risco de contaminação. Se faz calor em sua região sugiro que estratifique no outono e plante no meio do inverno. São plantas de clima muito frio e crescem em temperaturas baixas. Este ano aqui no sul o frio foi demais, abaixo de zero e penso que neste caso já seria arriscado. De todas as 10 sementes que plantei nesta última temporada apenas uma sobreviveu ao verão intenso, a maioria teve as folhas todas retorcidas e depois secas mesmo estando a sombra, mas acredito que o mais difícil seja exatamente os primeiros meses. Contudo, sei que essa espécie cresce muito mal por aqui. Tenho um pinheiro branco importado, enxertado no PN como a grande maioria, que já está no Brasil há mais de 06 anos; me decepciono com seu pouco crescimento. Este verão passado cresceu muito mal acredito que devido a um vaso que embora mais fundo tinha má drenagem. Recoloquei no vaso anterior mas a planta está bem debilitada e é possivel que seu ápice inteiro tenha secado. Vamos rezar. Também já tentei enxertos do PB no pinus elliottii e a princípio todos pegaram tendo morrido meses depois. Não sei ao certo se por incompatibilidade genética (que pode se manifestar tardiamente) ou por falta de cuidados no manejo, excesso de chuvas ou outros motivos. Mas não basta fazer apenas 01 ou 02 enxertos para se decretar que a experiência não dá certo. Infelizmente para um bom enxerto é fundamental que o tanto o enxerto quanto o porta-enxerto sejam vigorosos e nunca tive um PB vigoroso para enxertar. No pinheiro negro este enxerto já é bem consagrado mas ocorre que o PN também não cresce tão bem por aqui, principalmente se comparado ao vigoroso elliottii. Ao contrário, tive sucesso ao enxertar o PN no elliiottii e esta planta que possuo já está com 03 anos e razoavelmente bem desenvolvida. Mas não esqueça de fazer o enxerto (do tipo lateral e nunca em garfo) o mais baixo possível, de preferência direto sobre as raízes do porta-enxerto; pois se feito mais alto por mais perfeito que tenha sida a junção dos tecidos haverá a formação de um calo devido às diferenças de velocidade de crescimento das duas plantas. Mantenha a parte aérea do porta-enxerto por pelo menos 01 ano antes de fazer a poda radical e deixar apenas a parte enxertada; este é um erro freqüente, faça apenas a poda de brotos do porta-enxerto e deixe apenas a parte enxertada crescer livremente. A melhor época para a enxertia aqui no sul é no final do inverno. Não deve ocorrer calor nesta época pois pode desidratar o enxerto; um simples saco plástico transparente envolvendo as duas partes ajuda bastante a proteger do vento e da desidratação. Mantenha o conjunto na sombra até que a parte enxertada esteja se desenvolvendo bem, retire o plástico e depois exponha gradualmente ao sol. De qualquer forma espero que não desistas e faça suas experiências. É muito importante que cada um desenvolva seus próprios conhecimentos em sua própria região. Me coloco a sua disposição para o que puder ajudar.
Dilomar
Ivo14/08/2007 12:48
Amigo Dilomar,
Também sou bonsaista pesquisador e experimentador. Sua experiência com os Pinus merece ser colocada em "Matérias"; faça isso!
Um abraço
Ivo