de volta ao fórum...
Fiquei afastado do fórum por um longo tempo, mas agora voltei.
Acabei descuidando das minhas plantas, perdi quase todas, mas salvei esta. Ela é a primeira que eu peguei pra aprender bonsai.
Nestes 5 anos minha pitangueira não teve o devido cuidado... Pra piorar eu ainda tive alguns contratempos. Ano passado fiz uma poda leve de copa e uma poda de raiz pra arrumar o
nebari . Até ai tudo certo, mas no dia seguinte meu cachorro pegou o vaso arrancou a planta e espalhou a terra toda pelo quintal.. fez uma bagunça e eu quase perdi a planta.. Ela ficou no sol e com todas as raízes descobertas, tava bem murcha. Replantei na pressa sem mexer nas raízes que podem ter ficado meio bagunçadas.
Bom a planta se recuperou muito bem. Essa semana começou a soltar vários novos brotos e inclusive algumas flores.
Hoje fiz uma desfolha pra densificar mais a copa e engrossar mais os galhos e então resolvi voltar a estilizar a planta para ver se um dia ainda consigo transformar ela num bonsai. Fiz fotos que seguem ao final para que vocês possam me ajudar.
Há 5 anos atrás eu era meio sonhador e não sabia muito bem o que ia acontecer, hoje vejo que minha pitangueira não seguiu muito bem o caminho que eu tinha imaginado, mas até que está ficando uma planta bonita.
Gostaria muito da ajuda de vocês, para decidir se devo podar, de que forma e qual a melhor época para fazer.
Na minha opinião os galhos ainda não engrossaram o suficiente, então o que eu estou fazendo é só uma desfolha no inverno e outra no início do verão.
Minha planta também não foi aramada nenhuma vez... Agora não sei se eu aramo ela do jeito que está ou se eu deixo ela crescer sem fazer nada até que os galhos se engrossem.
Pensei em fazer uma poda semidrástica daqui uns dois anos e aramar os novos brotos do início pra criar as curvas e estilizar melhor.
Segue algumas fotos:
Este é um antes e depois da desfolha, com o lado que eu escolhi pra ser frente:
Agradeço novas idéias, criticas ou sugestões.
Todas as opiniões serão muito bem vindas!!!