Lindeberg04/08/2007 03:53
Primavera
Lúcio Manoel Picanço04/08/2007 23:27
Lindeberg,
A Primavera é uma planta bem resistente.
Vive com uma pontinha.
Mas vai com calma!
Lúcio
Lindeberg05/08/2007 01:42
Primavera
Está sobrevivendo! Já está com 6 brotos,só estou em dúvida quanto a frente!
Abs,
Lindeberg
Ferreira05/08/2007 10:25
Frente
Lindeberg
Embora ser ver o nebari, eu sugeriria como frente a posição da terceira foto da primeira linha, mas plantando mais inclinada para a direita. Isso colocaria o ápice em posição sobre a base, evidenciando a curvatura do tronco.
Para que sejam melhor observadas, eu também sugiro postar fotos maiores.
Lindeberg05/08/2007 22:50
Primavera
Prezado Ferreira,
foi a frente q pensei tb.Tanto que fiz um leve shari.Agradeço a ideia da inclinação.Eo galho de trás, elimina?
Abs,Lindeberg.
Ferreira06/08/2007 08:47
Nova sugestão
Lindeberg
O galho muito baixo deve ser eliminado, pois não será utilizado em nenhum estilo e a planta não necessita de galho de sacrifício, pois já tem uma boa espessura de tronco.
Também deve ser feito um corte melhor, mais rente e limpo, do resto do tronco que foi eliminado. Isso vai permitir uma boa cicatrização e até o aparecimento de brotação no local. Se ocorrer esta brotação, ela seria ótima como galho de fundo. A frente passaria a ser exatamente a oposta à terceira foto. Desta maneira, a cicatrização não seria visível da frente, o ápice ficaria ligeiramente para a frente como é desejável, e teria os três primeiros ramos na disposição clássica.
Mas eu vejo ainda uma outra possibilidade para esta planta, que eu acho seria ainda melhor que a sugestão anterior. Seria fazer um bonsai mais baixo, eliminando toda a parte do tronco acima do 1o. galho da direita (foto 3), que passaria a ser o ápice. Ficaria um lindíssimo shohin, com ótima conicidade de tronco.
Planta boa é assim mesmo, tem muitas possibilidades. É bom ter este tipo de problema!
Lindeberg06/08/2007 11:01
Primavera
Obrigado pelas idéis,mantenho contato para mostrar a conclusão.
Abs