Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BUXUS

sdlucca05/08/2007 14:32
BUXUS
Opa!!

Este buxus tem mais de 20 anos tem uns 10 cm de base e 80 cm de altura.

Saem 03 galos no mesmo ponto do tronco principal ainda não resolvi o que vou fazer, tem muitas possibilidades.

Eu não vou ter pressa vou deixar ele de lado e vou estudalo bastante para não correr riscos.

Eu gostaria de saber de vocês se é possível fazer uma poda drástica para reduzir a altura, se o buxus responde bem com brotações na madeira velha do tronco?

Obrigado!

Silvio.

Ferreira05/08/2007 17:48
Ótima escolha
Lucca

O buxinho (Buxus sempervirens) não responde bem à poda drástica, pois os galhos sem folhas tendem a secar e morrer. Mas após podas normais de redução ele responde bem, emitindo brotos onde antes não havia folhagem. Mas a poda de redução deve sermpre deixar boa quantidade de folhas em cada ramo, para não correr o risco de secar.

Alternativamente, você pode ir podando aos poucos, até reduzir à altura desejada. Com a mesma paciência com que pretende estudar a estilização dele.

Comece limpando os troncos com uma escovinha, para evitar apodrecimento e mostrar a bela casca de cor clara.

Ótima escolha, bom trabalho!
Alcides Junior06/08/2007 07:46
Lucca, vai ter bastante trabalho com este buxinho, mas com certeza será recompensado pelo esforço... depois de fazer uma limpeza geral nele e algumas podas, posta novamente para se ter uma melhor idéia. Aproveitando, quando for fotografar novamente aproveite a luz solar, não deixe ela ao fundo. 😉
Edmilson06/08/2007 13:25
Simplesmente linda
Que ótimo material este buxinho....

Com paciencia, um pouco de técnica e uma certa dose de trabalho terá muitas alternativas para fazer.

Não deixe de ir mostrando a evolução desta planta

Vc ja tem ideia de estilização???

Abraços

Edmilson
gil_fuka21/09/2012 21:37
JOICIMAR MAGGIONI21/09/2012 22:11
Legal!!!! Acompanhando!!!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi21/09/2012 23:10
Amigos, não sei se notaram, mas esta postagem é de 2007 e está inativa. Além disso a planta postada não é um buxinho, mas sim uma serissa...E uma caliandra...
Paulo R B de Medeiros21/09/2012 23:24
pois é Elio ! eu nao tava entendendo nada aqui rsrs