Astolpho Coelho Bicalho06/08/2007 15:48
Cereja ganhei de um amigo
Oi galera, quero compartilhar uma cereja que ganhei de um amigo, mas ainda não sei a especie, esqueci de perguntar pra ele.. hehehe, mas veja as fotos...
antes
nebari
Depois
Pedriscos

Ferreira06/08/2007 17:51
Marteladas
Astolfo
Muito legais, a cerejeira e o seu amigo!
Outros colegas podem confirmar ou corrigir, mas eu acho que esta cerejeira é da espécie Eugenia matosi.
O nebari do seu exemplar é fantástico. Reduza os galhos muito longos, para induzir brotação e aumentar as possibilidades de estilização. Plantada assim ela pede o estilo hokidashi, mas plantando inclinada para a direita (2a. foto) pode dar um bom moyogi.
O martelo também foi presente ou foi mostrado porque seu amigo também ajudou a martelar o chamote?
Alberto Alves06/08/2007 20:30
e ai amigo show de planta
show de nebari..
Já tem algum estilo em mente 🙄
Sobre os pedriscos isso algum tipo de minerio?
Não querendo copiar mas onde voçe consegue?
Dá pra substituir o caco cerâmico por ele?
Astolpho Coelho Bicalho07/08/2007 08:19
olá galera, então, ainda não sei o estilo, vou esperar brotação e um bom desenvolvimento das raizes,
Ferreira, boa sugestão,
não o martelo é meu mesmo, o amigo Henrique não estava neste momento, heheheh
Alberto, o pedrisco é de meu quintal mesmo, o terreno em que moro, possui um lage dessa pedra em todo o quintal, então, eu vou quebrando, dizem que está rocha é muito boa para videira, no quintal tem um pé de jaboticaba plantada nela, rocha pura.
abraços...
vhobus07/08/2007 08:57
Astolpho...
Esta rocha é bem comum aqui também...
Eu uso ela também... inclusive, na maioria das plantas uso 100% dessa rocha.
Apenas em vasos pequenos ou plantas sensíveis é que misturo terra...
Astolpho Coelho Bicalho07/08/2007 09:46
Então meu amigo, vemos que temos terreno em comum, heheheheh.
mas usando ´somente esse dedriscos não queima a raiz da planta?
se bem que a jaboticabeira pegou um veio na rocha e produz deliciosas jaboticabas... abraço
nickyfury07/08/2007 10:13
bonsai
Esse tipo de formação rochosa é conhecida aqui no planalto central pelo nome pouco cientifico de tapiocanga. Detalhe: essa pedra é largamente emprega, desde há muito tempo, na construção de prédios, igrejas e muros:
"é toda construída em tapiocanga de cor avermelhada, deixadas aparentes, naturais da região de Uberaba, resultando em textura de grande originalidade". (sic)
E para dirimir dúvidas acerca da possibilidade do uso desse tipo de solo para plantas, sugiro a visita ao link abaixo, que mostra entre outras maravilhas do cerrado, algumas espécies exóticas, de rara beleza, vicejando com suas raizes imersas nesse substrato:
http://www.cactos.com.br/br/index.php?option=content&task=view&id=239Astolpho Coelho Bicalho07/08/2007 10:50
olá Nicky, sim é essa rocha mesmo, tapiocanga, estava na duvida do nome, belas edificações. Obrigado... abraços
Alberto Alves07/08/2007 12:21
Astolpho vhobus nickyfury obrigado por esta aula de mineraçao 😉
Perguntei sobre esta rocha por que fica muito mais simples
quebra-la do que dar maretadas em tijolo... 😂
Pensando bem eu acho que já vi ela aqui no meu quintal vou dar uma procurada...
flavio bonsai07/08/2007 15:00
e ai astopho essa sua especie e cerejeira do rio grande .comprei uma muda dessa a pouco tempo .
um abraço.
flavio henrique
Ferreira07/08/2007 18:11
Cerejeira
Astolfo
Sendo Cerejeira-do-rio-grande, então a espécie é Eugenia involucrata.
Roberto Teixeira08/08/2007 09:44
Amigo
É Astolpho, belo movimento do tronco da sua cerejeira na foto 01, e nebari muito interessante. Parece mesmo cerejeira do rio grande. E que amigo, hem... Presentão.