Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TORTA DA CASCA DA BANANA NANICA

12
Astolpho Coelho Bicalho06/08/2007 15:56
TORTA DA CASCA DA BANANA NANICA
OLÁ galera, tosto aqui como fazer a torta da casca da banana nanica, creio ser eu ser mt bom para as plantas. veja abaixo

1- secagem da casca, direto no sol, até ficar assim:

2- triturar a casca

3- Resultado

ai está a torta da casca da banana nanica

Valor nutricional da casca de banana (100g)

Amido 35g
Açúcares totais 31,65 g
Umidade 13 g
Cinzas 10 g
Lipídios 8,80 g
Proteínas 8,30 g
Potássio 0,05 mg
Sódio 0,06 mg
Ferro 0,07 mg

Segundo dados obtidos, a casca de banana apresenta vitaminas A, C e
Complexo B, além de ser muito rica em fibras.
Wilson Fracassi06/08/2007 16:57
Não é por nada não, mas que isso tem a ver com bonsai? A menos que seja adubo, por favor explique melhor.
Astolpho Coelho Bicalho06/08/2007 17:16
oi, sim, e usado como adubo, se deu para entender,,,, acho que é a unica forma de se usar... abraço
Wilson Fracassi07/08/2007 07:31
Na verdade o que confundiu um pouco sua postagem foi esta tabela de valores "nutricionais" que você colocou. Mas tudo bem já tá esclarecido.
Astolpho Coelho Bicalho07/08/2007 08:50
então Wilsson, nutrição, não sei se pode usar esta expressão para plantas, mas era pra mostrar o que a casca da banana nanica possui. Acho que agora deu bem para entender. abraços
Alberto Alves07/08/2007 20:57
E ai amigo...
Eu estou usando torta de casca de banana(gostei do nome)
a mais ou menos um mês,ainda é muito cedo pra tirar conclusões mas pelo menos minhas acerolas adoram,estão brotando que é uma beleza 😉
Ps:Fui inventar de por muita e triturar tudo de uma vez e quase
queimei meu liquidificador 😈 😈 Minha mãe quase me matou
Ps2:Astolpho eu estou colocando do jeito que voçe me indicou sobre o substrato,daí conclui que não é bom adicionar muito pelo fato de quando molhada a farinha se comprime um pouco,se junta(não sei deu pra entender)
com isso impermeabilizando o substrto.MAS se colocar pouco ela com o passar do tempo penetra no substrato.Bom experencias... 🙄
Abraços amigos...
Astolpho Coelho Bicalho08/08/2007 07:46
Bom, eu particular mente, coloco uma colher desse dosador ai da foto, vc pode usar se for no vaso que a planta ja tenha um certo tempo plantada, fazendo um buraco e colocando dendro e fechando com terra, se for replantar num vaso novo, mistura-se na terra e pronto. Estou usado em minhas plantas do jeito que expliquei, e como vc disse tá ficando bom, as plantas estão respondedo bem, com nova brotação e folhas mais verdes. com mostra a tabela, os nutrientes estão fazendo sua parte, e faz com que a planta fique mais bonita. abraços
Alberto Alves08/08/2007 13:47
Amigo eu também uso esse dosador veio junto com
adubo num foi?
1 abraço
Astolpho Coelho Bicalho08/08/2007 16:53
sim, esse veio com a torta de mamona...
darkaso09/08/2007 19:21
Astolpho,

parece uma boa opção sim. Imagino que se mistrurada com a torta de monona e farinha de osso deve ficar interessante também.

T+
Astolpho Coelho Bicalho10/08/2007 08:03
Olá Darkoso, ontem estive teclando com o Valdir, ele falou a mesma coisa, 60% torta de mamona, 30% farinha de osso, 10% cinza de madeira, agua e farinha de trigo, pra dar liga (poe 5% de farinha), faz uma pasta, depois faz as pastilhas usando a colher medida que em nas caixas de mamona...deixa secar no sol por 2 dias, e pronto. e disse que posso usar a torta de nanica, que seria um opção. bom acho que todos tem sempre um boa receita para as plantas... abraços
TITA11/08/2007 06:19
Olá Astolpho

Há muito tempo não passa no nosso Milenar 🙄

Quanto´à banana você já experimentou esta mistura?

Borra de café ( café moido e depois de usado )
Casca de Ovo
Casca de banana

Tudo moído diz que tem um nivel de PK elevado
Você conhece?
darkaso11/08/2007 18:16
Astolpho,

boa dica a do valdir. Poderia tentar colocar em formas de gelo para secar e depois usar como cubinhos. Seria apenas por segurança colocar pela metade da forma.

T+
darkaso11/08/2007 18:17
Tita,

acho interessate esta mistura também, mas só deve ter cuidado para não usar nas plantas como azaléia que preferem solos ácidos, o cálcio do ovo tende a basificar a mistura.

T+
TITA12/08/2007 05:41
Olá darkaso

Sim eu já sabia que a casca de ovo não pode ser usada nas plantas calcifugas, mas há quem junte a casca de limão para acidificar a mistura, mas mesmo assim obrigado pela lembrança
darkaso12/08/2007 07:28
Tita,

interessante a idéia do limão, mas será que ele mantém a acidez por mais tempo? Acho que o suco ou vinagre nas regas ajuda mais, já que a decomposição da matéria deve fazer perder a propriedade do limão. Mas também essa mesma decomposição orgânica já acidifica o solo. Então, no fim deve dar certo, uma coisa ajuda a outra e equilibra tudo.

T+
Astolpho Coelho Bicalho13/08/2007 13:25
Olá tita, sim estou usando a torta da nanica, e ja está dando resultado, as plantas estão mais verdes, as plantas estão respondendo muito bem ate agora, um ficus estava palido sem brilho, agora deu uma reagida...

Darkoso, realmente, fazer cubinhos é uma boa na forma de gelo, anida não tinha pensado nisso, obrigado pela dica.. abraços
EBREO13/08/2007 16:49
quimica
Astolfo, Vivendo e aprendendo. Se ela possue aquela quantidade de minerais e quimicamente igual aos: Bokashi e Bio-Gold. Com o fator de ser muito barato e viavel. E se decompor mais lentamente do que varios adubos organicos! Show de dica!!! Att. Luciano.
Smoke13/08/2007 21:05
Boa dica vou começar a usar!
Eu uso esterco dos meus pássaros crio pássaros e retiro as fezes deles e deixo fermentar e depois faço stick e uso nas plantas elas reagem bem!

Abraços
Alberto Alves13/08/2007 22:44
Luciano num tem uma casquinha de banana aqui em casa
que vai pro lixo hoje,elas vão pro sol direto 😉
depois da dica do meu amigo Astolpho que alias está me devendo um encontro com a galera de Gyn. 😂
EBREO14/08/2007 11:32
aprender
Alberto, Quimicamente ele esta correto! A Torta de Mamona e derivada da casca da semente de Mamona, a Torta de Cacau, tambem! O Bokashi, e composto de Farelo de casca de Arroz, Farinha de Sangue, Torta de Mamona, Farinha de Osso, Melado e etc... E so procurar com o pessoal da Igreja Messianica! Tudo natural!!! Att. Luciano.
Astolpho Coelho Bicalho17/08/2007 10:01
Olá galera, sim os nutrientes são estes mesmo, foi uma pesquisa da Engenheira de alimentos, Heloísa de Araújo Silva, fez durante suas pesquisas, e vendo os nutrientes que a casca tem, achei interessante, se seria um ótimo adubo, vendo as cascas sendo jocaga fora, ai, pronto, como a banana nanica é rica, e sua casca tbm, então, vamos aproveitar o que temos em nosso alcance, se quiserem ler a trabalho da Heloísa de Araújo Silva, clique no link http://rs212.rapidshare.com/files/49148776/TCC-Heloisa_banana_nanica.pdf

Hebre, então não estou errado em usar O TCBN (torta da casca da banana nanica)?

abraços
flavio bonsai17/08/2007 12:48
essa mistura que o valdir disse para o astolpho deve ser muito boa mesmo.

vou fazer uma experiencia
Anselmo Dutra28/01/2008 21:38
Caro Astolfo, esta torta de banana só serve para a nanica? Outra qualidade de banana pode ser utilizada?
Astolpho Coelho Bicalho11/02/2008 16:41
Dutra, essa torta é exclusivamente da banana nanica, mas vc pode estar pesquisando outras variedades... isso foi um pesquisa feita por uma estudante, aqui de goiania. abraços
12