Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaca de Acer

abehne07/08/2007 17:00
Estaca de Acer
Amigos

A pouco tempo comprei uma muda de acer, e ele é bastante comprido e fino, então quero fazer uma poda para diminuir a altura dele.
COm isso acredito que posso ter várias estacas. Minha dúvida é se posso fazer as estacas com essa muda jovem ou tenho que esperar a muda lignificar para fazer as estacas, uma vez que o tronco da planta ainda é bem verdinho

muito obrigado

Andre
Charles14/08/2007 15:29
Re: Estaca de Acer
Oi abehne... tudo bem?

Dificil responder sua duvida, sem ver a foto do seu acer!... 🙄
Se for um acer palmatum, ele poder ter o tronco verdinho mesmo com bons anos de idade...
Já o tridente, o tronco e galhos ficam marron claros ainda bem jovens...
Voce sabe qual a espécie do seu acer?
O tridente tem uma taxa de sucesso nas estaquias bem maior que o palmatum... 🙄 😉

Seja qual for, a melhor fase para se fazee estacas é com galhos que tenha cerca de 1 ano de crescimento, portanto, bem jovens mas já lignificados...
Caso vode esteja falando de galhos verdinhos de brotações muiot recentes, estes ainda nao servem para estaquia...
O melhor seria, se possivel, colocar fotos do seu acer para termos uma melhor opinião...

Abraço,
Charles
abehne14/08/2007 15:32
Charles

Muito obrigado pela resposta. Vou tirar uma foto do meu Acer
Mas para ir adiantando, é um acer palmatum. E a parte em questão é o prorio tronquinho da planta que tem cerca de um dedo de espessura e 1,5m de comprimento. A noite faço a foto e posto aqui

Um abraço

Andre
Charles14/08/2007 15:38
Oi abehne....

Neste caso, pelo diâmetro do tronco, eu recomendaria fazer uma alporquia e nao estaquia...
Acho bem pouco provável o sucesso numa estaquia de palmatum deste tamanho!.. ou seja, é fininho como tronco, mas grosso prá estaquia!...
🙄 😉 😂
E seria um bom momento fazer no início da primavera, quando o metablismo se acelera e a seiva flui com mais intensidade!

Abraço,
Charles
abehne14/08/2007 15:46
Muito obrigado pela resposta Charles
Vou aguardar a primavera e fazer a alporquia

Um abraço

Andre